logotipo
35 anos de rock'n'roll

Conheça nossas redes sociais!

Música do Dia


AC/DC - Soul Stripper

  • Charlotte brilha e Delain faz estreia enérgica no Rio

    Quarta, 22 de novembro de 2017
  • HammerFall lança edição de 20 anos de “Glory To The Brave”

    Quarta, 22 de novembro de 2017
  • Foo Fighters e Queens of The Stone Age: segundo show em SP

    Quarta, 22 de novembro de 2017

Iron Maiden: novo álbum "The Book Of Souls" mostra sua força no RJ

IRON MAIDEN

HSBC Arena, RJ/RJ (17/03/2016)

 

Texto por Gustavo Maiato e fotos por Daniel Croce

 

Quando a famosa canção disse que o Rio é o purgatório da beleza e do caos, nunca imaginou retratar tão bem o que foi mais esse intenso capítulo da relação entre a Donzela de Ferro e a Cidade Maravilhosa. A parte da beleza ficou por conta do grandioso cenário xamânico que atracou na cidade, a impressionante voz de um Bruce Dickinson recém curado do câncer, um set que apostou nas canções do ótimo último disco The Book Of Souls – foram seis no total – e uma banda afinadíssima que dispensa credenciais. A parte do caos ficou por conta dos shows do Simply Red e Wesley Safadão marcados para o mesmo horário em locais diferentes que deram um nó no entorno da HSBC Arena fazendo com que centenas de fãs incluindo nossa equipe só conseguissem chegar no último show da noite, perdendo a abertura The Raven Age e o Anthrax (obs: vale o registro, foram 3h15min de viagem).

 

Contratempos de lado, os londrinos mostraram que ainda dão as cartas no cenário do heavy metal mesmo com a maioria dos integrantes beirando os 60 anos. If Eternity Should Fail do novo álbum foi a escolhida para abrir a noite e surpreendeu empolgando o público que pulava ao som do riff inicial e no refrão. A música foi uma das duas feitas exclusivamente por Bruce para o álbum (a outra foi a épica Empire Of The Clouds, que não está no set da turnê). Depois veio Speed Of Light, também do último registro, que manteve o público aquecido. A música não é longa e agradou indo direto ao ponto. Na plateia como de praxe eram avistadas dezenas de bandeiras agitadas pelos fãs. A certa altura, o vocalista pegou uma bandeira do Brasil que fora arremessada e fez um discurso politizado: “Eu tenho visto muito essa bandeira na CNN e espero que os caras maus se f*odam, quem quer que sejam".

 

Não é muito comum uma balada entrar logo no começo do show, porém a próxima música diminuiu bem o ritmo das coisas. Children Of The Damned foi o primeiro clássico da noite, uma ótima escolha. O guitarrista Adrian Smith pegou o violão para a introdução e Bruce alcançou notas bem altas no refrão. Labaredas de fogo saíam de duas pequenas torres instaladas ao lado da bateria de Nicko McBrain, que aliás é novinha feita especialmente para a nova turnê e contava com um simpático bichinho de pelúcia instalado no bumbo.

 

Voltando ao último disco, veio Tears Of A Clown e depois The Red And The Black. A primeira fala sobre o ator e comediante Robbie Williams que se enforcou em 2014 e foi precedida por uma fala de Bruce: “É uma história triste sobre um homem muito engraçado”. Já a segunda começa com as luzes vermelhas focadas apenas em Steve Harris e seu baixo. A introdução arrancou aplausos e gritos, porém a música vai esfriando e no final dos seus longos 13 minutos já não empolgava tanto. Serviu para mostrar o entrosamento entre as cordas.

 

A Arena estava lotada, incluindo a pista VIP que normalmente é responsável por criar um buraco no meio das pessoas. Prova de que a banda pode pleitear tocar em lugares maiores da cidade como a Praça da Apoteose. Outro clássico onipresente da banda viria a seguir: The Trooper. O trio de guitarristas Adrian Smith, Dave Murray e Janick Gers fazia a famosa introdução lado a lado no palco e Bruce apareceu vestindo a tradicional farda vermelha com a bandeira do Reino Unido empunhada. As primeiras rodinhas de mosh foram vistas enquanto o vocalista brincava com Janick colocando a bandeira em cima dele. Janick aliás é sempre um show à parte com seus passinhos de dança e arremessando e girando a guitarra freneticamente. Depois veio Powerslave que a banda não tocava no Rio desde 2009. A intro fez todo mundo pular enquanto Bruce pedia gritos e palmas. As labaredas cresceram no palco e o sistema de troca de cenário mostrou-se bem interessante, sempre mudando a figura estampada do mascote-zumbi Eddie de acordo com o tema da música em questão.

 

De volta ao "Livro das Almas", Death Or Glory não empolgou tanto. Destaque para o refrão em que Steve Harris e Adrian Smith faziam coro com Bruce num raríssimo momento em que a banda usa backing vocals. Era hora da homilia de Bruce Dickinson com um discurso sobre impérios que se levantam e caem e profecias de que até os maiores um dia hão de cair. Era a deixa para a última visita ao novo disco com a faixa homônima que tem uma introdução interessante com a bateria de Nicko tocando o prato china no tempo fraco do compasso. No meio da música entrou o tão esperado Eddie gigante que foi brincar com os integrantes. Bruce subiu na estrutura do palco e botou a mão dentro do zumbi, arrancando seu coração e mostrando para a plateia. Depois o vocalista levou o órgão até um caldeirão e fez uma espécie de ritual. Como se não bastasse, ele levou o coração cheio de um líquido que parecia ser água e espremeu na cabeça de Janick. Depois jogou o coração murcho para a plateia.

 

Hallowed Be Thy Name e sua aura sombria caiu bem, ainda mais com o bonito jogo de luz da equipe da banda. Bruce pegou uma forca e durante a música colocou ela no pescoço em consonância com a letra: “Pois às cinco horas em ponto eles me levarão para a forca. As areias do tempo estão se esgotando para mim”. A forca ainda foi usada para bater nos pratos de Nicko no final da música, arrancando gritos dos fãs. Fear Of The Dark está para o Iron Maiden assim como Smoke On The Water está para o Deep Purple. O que significa que todo show ela estará presente. Pelo menos cinco rodinhas foram vistas no meio da multidão e todos saíram satisfeitos com a performance. Um ponto negativo foi o preço da lojinha de merchandising oficial onde um fã que quisesse levar para casa uma camiseta da turnê precisava desembolsar 120 reais.

 

A música Iron Maiden e sua pegada punk dos dias de Paul Di’Anno acelerou o ritmo e uma grande alegoria do Eddie apareceu no fundo do palco. Muito gelo seco e luzes roxas acompanharam enquanto a plateia cantava o refrão junto. Um breve intervalo precedeu a narração demoníaca de The Number Of The Beast, outra música super batida mas que em todo show vai tocar. Dessa vez o que se viu no fundo foi a cabeça de um grande diabo. No último discurso da noite, Bruce disse que os fãs do Iron Maiden ao redor do mundo são como irmãos e que nada mais importava além disso. Era a vez da balada Blood Brothers, com direito a palminhas da plateia e tudo. Para fechar, foi escolhida Wasted Years, com Adrian cantando junto o refrão e Janick segurando um exemplar do famoso "Pixuleco", o boneco do ex-presidente Lula vestido de presidiário que foi jogado por um fã.

 

A cena de fãs perto da grade que pararam de aplaudir e começaram a fazer um movimento de louvação para Steve Harris foi emblemática. O cara é um verdadeiro deus para os seus seguidores e soube capitanear a banda em mais essa turnê. Em shows de divulgação de álbuns novos, bandas clássicas sempre ficam com o dilema entre tocar as músicas antigas e famosas ou prezar pela divulgação do novo trabalho. Porém, quando o novo trabalho é de boa qualidade e mostra que a banda ainda tem criatividade, o grande público abraça a proposta e não esfria. Foi o que aconteceu aqui, com uma excelente resposta às músicas do The Book Of Souls em um show divertido e criativo, apesar de enquadrado numa fórmula que faz com que todos sejam rigorosamente iguais quanto ao set list. Relembrando a canção que acabou retratando a noite, a beleza acabou se sobrepujando ao caos e nada pôde estragar a emoção dos fãs que curtiram mais esse capítulo da história do Maiden.

 

iron maiden RJ hsbc 16 03 16 - daniel croce-10.jpg iron maiden RJ hsbc 16 03 16 - daniel croce-100.jpg iron maiden RJ hsbc 16 03 16 - daniel croce-101.jpg iron maiden RJ hsbc 16 03 16 - daniel croce-102.jpg iron maiden RJ hsbc 16 03 16 - daniel croce-103.jpg iron maiden RJ hsbc 16 03 16 - daniel croce-104.jpg iron maiden RJ hsbc 16 03 16 - daniel croce-105.jpg iron maiden RJ hsbc 16 03 16 - daniel croce-106.jpg iron maiden RJ hsbc 16 03 16 - daniel croce-107.jpg iron maiden RJ hsbc 16 03 16 - daniel croce-108.jpg iron maiden RJ hsbc 16 03 16 - daniel croce-109.jpg iron maiden RJ hsbc 16 03 16 - daniel croce-11.jpg iron maiden RJ hsbc 16 03 16 - daniel croce-110.jpg iron maiden RJ hsbc 16 03 16 - daniel croce-111.jpg iron maiden RJ hsbc 16 03 16 - daniel croce-112.jpg iron maiden RJ hsbc 16 03 16 - daniel croce-113.jpg iron maiden RJ hsbc 16 03 16 - daniel croce-114.jpg iron maiden RJ hsbc 16 03 16 - daniel croce-12.jpg iron maiden RJ hsbc 16 03 16 - daniel croce-13.jpg iron maiden RJ hsbc 16 03 16 - daniel croce-14.jpg iron maiden RJ hsbc 16 03 16 - daniel croce-15.jpg iron maiden RJ hsbc 16 03 16 - daniel croce-16.jpg iron maiden RJ hsbc 16 03 16 - daniel croce-17.jpg iron maiden RJ hsbc 16 03 16 - daniel croce-18.jpg iron maiden RJ hsbc 16 03 16 - daniel croce-19.jpg iron maiden RJ hsbc 16 03 16 - daniel croce-2.jpg iron maiden RJ hsbc 16 03 16 - daniel croce-20.jpg iron maiden RJ hsbc 16 03 16 - daniel croce-21.jpg iron maiden RJ hsbc 16 03 16 - daniel croce-22.jpg iron maiden RJ hsbc 16 03 16 - daniel croce-23.jpg iron maiden RJ hsbc 16 03 16 - daniel croce-24.jpg iron maiden RJ hsbc 16 03 16 - daniel croce-25.jpg iron maiden RJ hsbc 16 03 16 - daniel croce-26.jpg iron maiden RJ hsbc 16 03 16 - daniel croce-27.jpg iron maiden RJ hsbc 16 03 16 - daniel croce-28.jpg iron maiden RJ hsbc 16 03 16 - daniel croce-29.jpg iron maiden RJ hsbc 16 03 16 - daniel croce-3.jpg iron maiden RJ hsbc 16 03 16 - daniel croce-30.jpg iron maiden RJ hsbc 16 03 16 - daniel croce-31.jpg iron maiden RJ hsbc 16 03 16 - daniel croce-32.jpg iron maiden RJ hsbc 16 03 16 - daniel croce-33.jpg iron maiden RJ hsbc 16 03 16 - daniel croce-34.jpg iron maiden RJ hsbc 16 03 16 - daniel croce-35.jpg iron maiden RJ hsbc 16 03 16 - daniel croce-36.jpg iron maiden RJ hsbc 16 03 16 - daniel croce-37.jpg iron maiden RJ hsbc 16 03 16 - daniel croce-38.jpg iron maiden RJ hsbc 16 03 16 - daniel croce-39.jpg iron maiden RJ hsbc 16 03 16 - daniel croce-4.jpg iron maiden RJ hsbc 16 03 16 - daniel croce-40.jpg iron maiden RJ hsbc 16 03 16 - daniel croce-41.jpg iron maiden RJ hsbc 16 03 16 - daniel croce-42.jpg iron maiden RJ hsbc 16 03 16 - daniel croce-43.jpg iron maiden RJ hsbc 16 03 16 - daniel croce-44.jpg iron maiden RJ hsbc 16 03 16 - daniel croce-45.jpg iron maiden RJ hsbc 16 03 16 - daniel croce-46.jpg iron maiden RJ hsbc 16 03 16 - daniel croce-47.jpg iron maiden RJ hsbc 16 03 16 - daniel croce-48.jpg iron maiden RJ hsbc 16 03 16 - daniel croce-49.jpg iron maiden RJ hsbc 16 03 16 - daniel croce-5.jpg iron maiden RJ hsbc 16 03 16 - daniel croce-50.jpg iron maiden RJ hsbc 16 03 16 - daniel croce-51.jpg iron maiden RJ hsbc 16 03 16 - daniel croce-52.jpg iron maiden RJ hsbc 16 03 16 - daniel croce-53.jpg iron maiden RJ hsbc 16 03 16 - daniel croce-54.jpg iron maiden RJ hsbc 16 03 16 - daniel croce-55.jpg iron maiden RJ hsbc 16 03 16 - daniel croce-56.jpg iron maiden RJ hsbc 16 03 16 - daniel croce-57.jpg iron maiden RJ hsbc 16 03 16 - daniel croce-58.jpg iron maiden RJ hsbc 16 03 16 - daniel croce-59.jpg iron maiden RJ hsbc 16 03 16 - daniel croce-6.jpg iron maiden RJ hsbc 16 03 16 - daniel croce-60.jpg iron maiden RJ hsbc 16 03 16 - daniel croce-61.jpg iron maiden RJ hsbc 16 03 16 - daniel croce-62.jpg iron maiden RJ hsbc 16 03 16 - daniel croce-63.jpg iron maiden RJ hsbc 16 03 16 - daniel croce-64.jpg iron maiden RJ hsbc 16 03 16 - daniel croce-65.jpg iron maiden RJ hsbc 16 03 16 - daniel croce-66.jpg iron maiden RJ hsbc 16 03 16 - daniel croce-67.jpg iron maiden RJ hsbc 16 03 16 - daniel croce-68.jpg iron maiden RJ hsbc 16 03 16 - daniel croce-69.jpg iron maiden RJ hsbc 16 03 16 - daniel croce-7.jpg iron maiden RJ hsbc 16 03 16 - daniel croce-70.jpg iron maiden RJ hsbc 16 03 16 - daniel croce-71.jpg iron maiden RJ hsbc 16 03 16 - daniel croce-72.jpg iron maiden RJ hsbc 16 03 16 - daniel croce-73.jpg iron maiden RJ hsbc 16 03 16 - daniel croce-74.jpg iron maiden RJ hsbc 16 03 16 - daniel croce-75.jpg iron maiden RJ hsbc 16 03 16 - daniel croce-76.jpg iron maiden RJ hsbc 16 03 16 - daniel croce-77.jpg iron maiden RJ hsbc 16 03 16 - daniel croce-78.jpg iron maiden RJ hsbc 16 03 16 - daniel croce-79.jpg iron maiden RJ hsbc 16 03 16 - daniel croce-8.jpg iron maiden RJ hsbc 16 03 16 - daniel croce-80.jpg iron maiden RJ hsbc 16 03 16 - daniel croce-81.jpg iron maiden RJ hsbc 16 03 16 - daniel croce-82.jpg iron maiden RJ hsbc 16 03 16 - daniel croce-83.jpg iron maiden RJ hsbc 16 03 16 - daniel croce-84.jpg iron maiden RJ hsbc 16 03 16 - daniel croce-85.jpg iron maiden RJ hsbc 16 03 16 - daniel croce-86.jpg iron maiden RJ hsbc 16 03 16 - daniel croce-87.jpg iron maiden RJ hsbc 16 03 16 - daniel croce-88.jpg iron maiden RJ hsbc 16 03 16 - daniel croce-89.jpg iron maiden RJ hsbc 16 03 16 - daniel croce-9.jpg iron maiden RJ hsbc 16 03 16 - daniel croce-90.jpg iron maiden RJ hsbc 16 03 16 - daniel croce-91.jpg iron maiden RJ hsbc 16 03 16 - daniel croce-92.jpg iron maiden RJ hsbc 16 03 16 - daniel croce-93.jpg iron maiden RJ hsbc 16 03 16 - daniel croce-94.jpg iron maiden RJ hsbc 16 03 16 - daniel croce-95.jpg iron maiden RJ hsbc 16 03 16 - daniel croce-96.jpg iron maiden RJ hsbc 16 03 16 - daniel croce-97.jpg iron maiden RJ hsbc 16 03 16 - daniel croce-98.jpg iron maiden RJ hsbc 16 03 16 - daniel croce-99.jpg iron maiden RJ hsbc 16 03 16 - daniel croce.jpg

 

ATENÇÃO!!!
Para postar um comentário sobre esse texto, você precisa fazer seu LOGIN no site.

Próximos Shows
Sem Eventos
Busca no site