logotipo
35 anos de rock'n'roll

Conheça nossas redes sociais!

Música do Dia


ARCH ENEMY - The Race

  • Celtic Frost: baixista Martin Eric Ain faleceu após ataque cardíaco

    Domingo, 22 de outubro de 2017
  • Rock in Rio 2017: Bon Jovi, Alter Bridge e Tears For Fears no dia 22

    Sábado, 21 de outubro de 2017
  • Megadeth chega ao palco do Espaço das Américas no dia 31 de outubro

    Sexta, 20 de outubro de 2017

Opeth: noite marcante e emocionante no Carioca Club em SP

OPETH

Carioca Club, SP/SP (09/04/2017)

 

Texto por Luiz Mallet e fotos por Wesley Lima

 

Em sua quarta passagem pelo Brasil, a banda sueca Opeth traz seu novo álbum, o elogiado Sorceress, de 2016. Não menos criticado e aclamado pela sua base de fãs que seus dois trabalhos anteriores (Heritage, de 2011 e Pale Communion, de 2014), o que importa é que ver um show da banda é uma experiência incrível, haja vista seus músicos imprimem muito bom gosto nas canções e destilam uma técnica latente, mas não egocêntrica. Tudo isso, é claro, embebido no carisma incrível de Mikael Akerfeldt, frontman do grupo e mastermind da galera.

 

Faltando pouco menos de meia hora para o show, os ingressos do Carioca Club se esgotaram. Ou seja: a casa estaria cheia! Isso é incrível pra uma banda do cacife do Opeth e para o Brasil em geral, pois desmistificamos a nós mesmos. Achamos que aqui não é uma boa praça para shows e apresentações como essa nos mostram o contrário. A organização e assessoria informa na porta que o show começaria às 20h e com uma pontualidade britânica as luzes se apagam e o espetáculo tem início.

 

Como dito, o Opeth destila sua técnica elegante e seu som de palco incrível logo na primeira música, chamada Sorceress e que dá nome ao último registro. Apesar de ser um álbum mais pesado e visceral que seus dois antecessores, ainda está bem longe da sonoridade que a banda mostrava há tempos atrás. De qualquer forma, é um grande registro e seu apreço ao vivo foi uma experiência incrível. Logo na sequência, a banda volta no tempo para executar as incríveis Ghost Of Perdition e Demon Of The Fall, fazendo todo mundo no Carioca Club balançar a cabeça, urrar junto com Mikael e até mesmo se emocionar e chorar nas partes mais densas das canções.

 

Face Of Melinda e In My Time Of Need vem no meio do set para mostrar uma faceta mais acústica e clean do Opeth, que é bem presente na carreira da banda de diversas formas. Porém, essa roupagem em nada tira o brilho da apresentação, já que é executada de forma precisa, incrivelmente verossímil ao gravado e com performances individuais tão ímpares que a sonoridade do conjunto vira uma colcha de retalhos de ótimo gosto.

 

Para encerrar o set regular as incríveis Heir Apparent e The Drapery Falls são apresentadas e detonam o Carioca Club numa síncope singular de ritmos e musicalidade, mostrando toda a gama artística que a banda é capaz de produzir. Seja com viscerais passagens regadas a metal extremo, visitando uma progressividade benéfica e saudável ou abaixando a rotação em seções totalmente limpas e sóbrias, o Opeth consegue nos impressionar com sua habilidade artística e sua incrível habilidade de passear por todos esses cenários acima sem parecer pedante ou megalomaníaco.

 

Encerrando o show de uma forma já conhecida, a banda volta ao palco mais uma vez e destila a pesada e progressiva Deliverance, encerrando a apresentação num belo bailar de manejo musical com ambiência controlada. Como dito no começo desse texto, uma apresentação do Opeth é necessária para quem quer presenciar a música pela música. Sem brilhantismos cenográficos nem encenação desnecessária, o quinteto sueco mostra que é uma das maiores e mais significativas bandas do gênero atualmente e crava uma noite marcante e emocionante no Carioca Club. Definitivamente o Brasil já aguarda a quinta visita.

 

IMG_0399.JPG IMG_0403.JPG IMG_0418.JPG IMG_0420.JPG IMG_0421.JPG IMG_0423.JPG IMG_0435.JPG IMG_0436.JPG IMG_0438.JPG IMG_0450.JPG IMG_0471.JPG IMG_0473.JPG IMG_0549.JPG IMG_0555.JPG IMG_0556.JPG IMG_0557.JPG IMG_0559.JPG IMG_0560.JPG IMG_0565.JPG IMG_0567.JPG IMG_0569.JPG IMG_0572.JPG IMG_0573.JPG IMG_0582.JPG IMG_0583.JPG IMG_0588.JPG IMG_0589.JPG IMG_0608.JPG

 

ATENÇÃO!!!
Para postar um comentário sobre esse texto, você precisa fazer seu LOGIN no site.

Próximos Shows
Sem Eventos
Busca no site