logotipo
35 anos de rock'n'roll

Conheça nossas redes sociais!

Música do Dia


ARCH ENEMY - The Race

  • Process Of Guilt: confira três faixas do novo álbum “Black Earth” ao vivo

    Quinta, 19 de outubro de 2017
  • SP Trip: Guns N’ Roses e Alice Cooper na última noite do festival

    Quarta, 18 de outubro de 2017
  • Foo Fighters e Queens of the Stone Age: informações sobre ingressos

    Terça, 17 de outubro de 2017

Rock in Rio 2017: Guns N’ Roses e The Who foram headliners no dia 23

ROCK IN RIO 2017

Cidade do Rock, RJ/RJ (23/09/2017)

 

Texto por Gustavo Maiato e fotos por Daniel Croce e Gustavo Maiato

 

Que o Rock in Rio não é um festival só de rock, todo mundo já sabe. Mas agora a festa bienal comandada por Medina foi além e deixou de vez de ser apenas um evento de música. Você pode se divertir para valer na Cidade do Rock sem necessariamente ver um show sequer, ou só esperando as atrações principais da noite – The Who e Guns N’ Roses.

 

Muito além dos palcos Mundo e Sunset, o Rock in Rio trouxe os já famosos brinquedos (montanha russa, torre estilo cabum e roda gigante), mas também inovou com uma  impressionante arena completa de esportes eletrônicos com direito a campeonato de futebol de vídeo game e também disputas de Counter Strike – o famoso jogo de computador que simula uma batalha entre polícia e terroristas.

 

Em outra parte do Parque Olímpico – novo endereço da Cidade do Rock, uma grande fileira de casas foi montada junto a um extenso lago onde atores fantasiados no estilo africano tribal encenavam danças e desfilavam com um gigantesco elefante cenográfico. Espetáculo que poderia muito bem ter saído do musical do Rei Leão.

 

Mas é claro que a música se fez presente, enquanto no palco Sunset uma série de apresentações se sucediam (destaque para o Cidade Negra), Andreas Kisser e integrantes da Família Lima tocavam as músicas temas de Star Wars lá naquela arena de esportes eletrônicos. Teve até grupo de stand up comedy contando suas piadas em outra instalação, o Digital Stage (que trouxe atrações oriundas da internet, principalmente do YouTube).

 

O clima geral era de diversão, com diversos fãs vestindo Guns N’ Roses, mas muitos também exibindo orgulhosos suas camisas do The Who. O Rock in Rio está cada vez mais parecido com um grande parque de diversões onde a música ainda é a atração principal, mas o espaço para outras artes e estilos está cada vez maior.

 

Titãs anima o Palco Mundo com diversidade de estilos

Ostentando o título de uma das maiores bandas de rock do Brasil, o Titãs abriu o Palco Mundo do dia 23 e deu uma aula de simpatia, energia e o principal: roteiro afiado. Tudo encaixadinho, com espaço para músicas clássicas como Sonífera Ilha e Cabeça Dinossauro e canções da vindoura ópera rock ainda sem nome (destaque para Me Estuprem, que arrancou aplausos ao tratar da violência contra as mulheres).

 

No meio do clima político aflorado, Sérgio Britto e Branco Mello desfilaram clássicos de protesto como Desordem e Vossa Excelência que arrancaram gritos enérgicos da plateia. O guitarrista Tony Bellotto ganhou destaque do alto de uma grande estrutura montada no palco que funcionava também como uma grande tela para passar clipes e imagens da banda.

 

No meio de músicas punk e praticamente hardcore, algumas baladas trouxeram uma interessante diversidade de estilos. Os Titãs conseguem trazer essa variação muito pelo fato de praticamente todos os integrantes da banda serem vocalistas, cada um com seu estilo e personalidade.

 

A bela balada Epitáfio foi uma das mais cantadas e o seu refrão funcionou como um mantra sendo repetido exaustivamente, em um momento legal de interação com o público. A banda estava visivelmente emocionada de tocar para uma plateia tão grande e que abraçou o show desde o começo e todos tocaram com muita vontade e curtindo o momento. Fica a expectativa para o próximo trabalho da banda que, a julgar pela energia mostrada, tem tudo para ser grandioso.

 

The Who faz estreia de gala no Rock in Rio em show histórico

A apresentação do The Who é possivelmente o maior acontecimento dentre todos os shows dessa edição do Rock in Rio. Peter Towshend e Roger Daltrey do alto dos seus respectivos 72 e 73 anos mostraram uma energia digna da época do My Generation ou do A Quick One, tempo em que eram acompanhados pelo saudoso baterista Keith Moon. Mais de 50 anos depois e com a morte de Keith, quem comanda as baquetas é ninguém menos que o filho de Ringo Star (ex-Beatles). O técnico Zak Starkey fez jus ao ex-baterista e não economizou nas viradas e nas levadas cheias de detalhes.

 

Começando o show, I Can´t Explain, Substitute e a divertida Who Are You já colocaram todo mundo para pular e dançar e foi muito bom ver os dez integrantes em harmonia de vozes, pianos, metais e guitarras. O set list foi, como não poderia deixar de ser, salpicado de clássicos como a balada Behind Blue Eyes. Outros destaques foram a frenética Baba O’Riley e Pinball Wizard, essa última, uma das mais aclamadas pelo público que não desgrudava os olhos dos setentões.

 

Peter Towshend divertiu seus fãs ao convocar todo mundo para acompanhá-lo e não parava de rodar sua guitarra na correia em seu ombro: “Se eu posso dançar, vocês também podem!”. Já Roger Daltrey munido com seu óculos roxo mostrou afinação impecável e segurou bem todas as notas.

 

Foi a primeira turnê do The Who em solo brasileiro e muitos que presenciaram a apresentação esperaram uma vida toda por isso. O Rock in Rio fez bonito ao trazer uma verdadeira lenda da história da música para seus palcos e fica a torcida para que o retorno seja breve. Sem dúvida, a maior surpresa da edição.

 

Com show mais longo do festival, Guns N' Roses encerra o penúltimo dia do Rock In Rio

Conhecido por seus atrasos, Axl Rose e companhia foram quase pontuais, com apenas 20 minutos de retardo. A banda norte-americana subiu ao Palco Mundo pela quarta vez com um setlist gigante recheado de clássicos, músicas do álbum mais recente (Chinese Democracy) e muitos covers. Para alegria de muitos fãs, foi maravilhoso rever depois de anos Axl Rose, o guitarrista Slash e o baixista Duff McKagan no mesmo palco. Com gosto de nostalgia, os integrantes da formação clássica da banda levaram a plateia ao delírio com essa histórica apresentação.

 

Mesmo com a voz cansada (para dizer o mínimo), Axl Rose segurou bem as três horas de apresentação, apesar das desafinações. A banda iniciou os trabalhos com It´s So Easy, hit do primeiro álbum Appettite For Destruction, e seguiu com Mr. Brownstone, também do mesmo álbum. Chinese Democracy veio logo após, e Welcome to the Jungle levantou um grande coro na plateia. Estranged, música do álbum Use Your Illusion II, dos áureos anos 90, embalou a plateia emocionada.

 

Outra presente foi Speak Softly Love, tema do filme “O Poderoso Chefão”. Houve também um momento instrumental, com destaque aos solos do guitarrista Slash, que viu uma plateia admirada com sua técnica e energia, seguindo com a introdução da famosa Sweet Child O' Mine levando o Rock In Rio ao gritos.

 

O momento mais emocionante do show foi a homenagem ao falecido músico Chris Cornell com o cover Black Hole Sun (Soundgarden). Ainda sobre os covers, a banda tocou Only Women Bleed do Alice Cooper e Knockin' on Heaven's Door do Bob Dylan.

 

A apresentação teve seus altos e baixos, mas por fim, foi um show memorável, cheio de hits e com uma plateia repleta de fãs que integravam todas as faixas etárias. Não é a toa que até hoje o público do Guns é tão fiel e vive em constante renovação, pois os músicos desempenham bem o seu trabalho e entregam sempre um show digno de boas lembranças.

 

the who rock in rio 2017 daniel croce e gustavo maiato-10.jpg the who rock in rio 2017 daniel croce e gustavo maiato-11.jpg the who rock in rio 2017 daniel croce e gustavo maiato-12.jpg the who rock in rio 2017 daniel croce e gustavo maiato-13.jpg the who rock in rio 2017 daniel croce e gustavo maiato-14.jpg the who rock in rio 2017 daniel croce e gustavo maiato-15.jpg the who rock in rio 2017 daniel croce e gustavo maiato-16.jpg the who rock in rio 2017 daniel croce e gustavo maiato-17.jpg the who rock in rio 2017 daniel croce e gustavo maiato-18.jpg the who rock in rio 2017 daniel croce e gustavo maiato-19.jpg the who rock in rio 2017 daniel croce e gustavo maiato-2.jpg the who rock in rio 2017 daniel croce e gustavo maiato-20.jpg the who rock in rio 2017 daniel croce e gustavo maiato-21.jpg the who rock in rio 2017 daniel croce e gustavo maiato-22.jpg the who rock in rio 2017 daniel croce e gustavo maiato-23.jpg the who rock in rio 2017 daniel croce e gustavo maiato-24.jpg the who rock in rio 2017 daniel croce e gustavo maiato-25.jpg the who rock in rio 2017 daniel croce e gustavo maiato-26.jpg the who rock in rio 2017 daniel croce e gustavo maiato-27.jpg the who rock in rio 2017 daniel croce e gustavo maiato-28.jpg the who rock in rio 2017 daniel croce e gustavo maiato-29.jpg the who rock in rio 2017 daniel croce e gustavo maiato-3.jpg the who rock in rio 2017 daniel croce e gustavo maiato-30.jpg the who rock in rio 2017 daniel croce e gustavo maiato-31.jpg the who rock in rio 2017 daniel croce e gustavo maiato-32.jpg the who rock in rio 2017 daniel croce e gustavo maiato-33.jpg the who rock in rio 2017 daniel croce e gustavo maiato-34.jpg the who rock in rio 2017 daniel croce e gustavo maiato-35.jpg the who rock in rio 2017 daniel croce e gustavo maiato-36.jpg the who rock in rio 2017 daniel croce e gustavo maiato-37.jpg the who rock in rio 2017 daniel croce e gustavo maiato-38.jpg the who rock in rio 2017 daniel croce e gustavo maiato-39.jpg the who rock in rio 2017 daniel croce e gustavo maiato-4.jpg the who rock in rio 2017 daniel croce e gustavo maiato-40.jpg the who rock in rio 2017 daniel croce e gustavo maiato-41.jpg the who rock in rio 2017 daniel croce e gustavo maiato-42.jpg the who rock in rio 2017 daniel croce e gustavo maiato-43.jpg the who rock in rio 2017 daniel croce e gustavo maiato-44.jpg the who rock in rio 2017 daniel croce e gustavo maiato-45.jpg the who rock in rio 2017 daniel croce e gustavo maiato-46.jpg the who rock in rio 2017 daniel croce e gustavo maiato-47.jpg the who rock in rio 2017 daniel croce e gustavo maiato-5.jpg the who rock in rio 2017 daniel croce e gustavo maiato-6.jpg the who rock in rio 2017 daniel croce e gustavo maiato-7.jpg the who rock in rio 2017 daniel croce e gustavo maiato-8.jpg the who rock in rio 2017 daniel croce e gustavo maiato-9.jpg the who rock in rio 2017 daniel croce e gustavo maiato.jpg

 

ATENÇÃO!!!
Para postar um comentário sobre esse texto, você precisa fazer seu LOGIN no site.

Próximos Shows
Sem Eventos
Busca no site