logotipo
35 anos de rock'n'roll

Conheça nossas redes sociais!

Música do Dia


MESHUGGAH - Clockworks

  • Eddie Vedder confirma show intimista em São Paulo

    Segunda, 11 de dezembro de 2017
  • Helloween fez duas apresentações em SP para gravação de DVD

    Sexta, 08 de dezembro de 2017
  • Gary Thain: hoje, 08/12, é o aniversário de morte do músico

    Sexta, 08 de dezembro de 2017

Charlotte brilha e Delain faz estreia enérgica no Rio

 

DELAIN

Teatro Odisséia, Rio de Janeiro, 21.11.2017


Texto e fotos por Gustavo Maiato

 

O rock sempre foi um gênero musical feito para o palco. Lá é o seu habitat natural, onde as coisas acontecem, onde a energia entre artista e público flui e desencadeia momentos de puro êxtase. Bandas que seguem esse mandamento fazem um show focado nos fãs, com uma troca intensa e transparecendo felicidade ao tocar. São garantia de diversão, mesmo que não seja uma banda consolidada e superfamosa.

Os holandeses do Delain estrearam em terras cariocas com uma energia contagiante que deu vida ao set list recheado de músicas do novo disco Moonbathers. A nova pegada pop/dançante que vem sendo tendência entre bandas de metal sinfônico funcionou muito bem e músicas como Hands of Gold e Suckerpunch soaram leves e animadas, quase transformando o acanhado Teatro Odisséia em uma pista de dança.

Mas o nome da noite com certeza foi a bela e carismática Johanna Charlotte Wessels, a voz por trás do sexteto. A holandesa mostrou que não é preciso cantar lírico para se destacar sendo vocalista de metal (aliás, muitas bandas tradicionais estão abandonando os timbres mais agudos, como o Nightwish e Within Temptation). Charlotte cantou, pulou, pediu palmas, bateu cabeça e mostrou como se faz um autêntico e divertido show de rock.

O Delain passou recentemente por mudanças em sua formação e já tem dois anos que uma outra mulher é dona de uma das guitarras da banda. Trata-se da baixinha e sorridente Merel Bechtold, que segurou bem o peso das sete cordas. Seu companheiro de instrumento Timo Somers, ficou responsável também pelos (poucos) solos do show. A combinação das duas guitarras proporcionou riffs pesadíssimos como em Here Comes The Vultures, cuja melodia macabra foi interpretada muito bem por Charlotte.

Na segunda metade do show, uma queda de energia deixou a banda na mão, mas Charlotte mostrou jogo de cintura e contornou a situação: “Continuem gritando até a luz voltar! ”. Parece que os deuses holandeses ouviram e tudo se reestabeleceu em poucos minutos. Voltando ao show, o tecladista e fundador Martijn Westerholt mostrou que sabe como tirar bons timbres de seus teclados. Martijn tem história. Foi membro do Within Temptation e pode colocar em destaque no currículo a linha de Ice Queen, um dos riffs de teclado mais famosos do metal sinfônico.

O clássico maior The Gathering, do disco de estreia Lucidity, foi a penúltima música a ser tocada e colocou todo mundo para pular e cantar o famoso refrão:  “The song that angels sing, The spell that calls, The Gathering”. Os fãs estão acostumados a ouvir Marco Hietala (Nightwish) dividindo os vocais com Charlotte nessa música, mas na ausência do rockstar finlandês a banda toda ajudou no coro e o resultado foi muito bom. O final com We Are The Others, uma ode aos excluídos e desajustados, reinstalou a pista de dança e finalizou com chave de ouro a apresentação.

O Delain não é dono de uma extensa base de fãs nem de super hits, mas tem um público fiel que reconhece o talento e a energia de uma banda capitaneada por Charlotte, mas que funciona bem como um todo. No final, a banda toda ainda desceu para cumprimentar e tirar fotos com os fãs, um por um, em uma linda atitude de aproximação e troca de energia. É de mais bandas assim que o metal está precisando hoje em dia. Resta torcer para que a segunda vez no Rio não demore tanto quanto a primeira.

delain photoshop (1).jpg delain photoshop (10).jpg delain photoshop (11).jpg delain photoshop (12).jpg delain photoshop (13).jpg delain photoshop (14).jpg delain photoshop (15).jpg delain photoshop (16).jpg delain photoshop (17).jpg delain photoshop (18).jpg delain photoshop (19).jpg delain photoshop (2).jpg delain photoshop (20).jpg delain photoshop (3).jpg delain photoshop (4).jpg delain photoshop (5).jpg delain photoshop (6).jpg delain photoshop (7).jpg delain photoshop (8).jpg delain photoshop (9).jpg

 

 

 

ATENÇÃO!!!
Para postar um comentário sobre esse texto, você precisa fazer seu LOGIN no site.

Próximos Shows
Sem Eventos
Busca no site