logotipo
35 anos de rock'n'roll

Conheça nossas redes sociais!

Música do Dia


FINNTROLL - Solsagan

  • Watain: banda confirma única apresentação no Brasil em 2019

    Sexta, 19 de outubro de 2018
  • Cannibal Corpse: “Evisceration Plague” lançado no Brasil

    Quarta, 17 de outubro de 2018
  • Matanza se despede de Pernambuco em festival com bandas locais

    Segunda, 15 de outubro de 2018

Helloween fez duas apresentações em SP para gravação de DVD

HELLOWEEN

Espaço das Américas, SP 28 e 29.10.2017

Texto por Caio Nadotti e fotos por Vivian Maia (fotos tiradas no dia 29/10)

 

Acompanho o Helloween desde 1998 quando a banda lançou o álbum Better Than Raw, no mesmo ano comprei o Keeper Of The Seven Keys part II e então minha vida mudou! Sempre fui fanático por Helloween, gostava da fase Deris, mas sem dúvida, minha maior paixão sempre foi a fase do Michael Kiske, sempre achei impressionante a voz desse cara! Mas claro gosto do trabalho do Andi Deris (em especial, os quatro primeiros com Roland e Uli), mas esse é outro papo, aqui vou falar da “Pumpkins United World Tour” que teve dois shows em São Paulo.

 

Quem poderia imaginar que em algum dia o Helloween se reuniria com os membros da formação clássica que gravou os dois álbuns que são considerados os melhores por 90% dos fãs da banda: Keeper Of The Seven Keys part I e II.

 

Isso mesmo! Michael Kiske e Kai Hansen de volta! Kai Hansen deixou a banda em 1989, mas fez algumas participações em shows do Helloween nos últimos anos, mas Michael Kiske que saiu em 1993, nunca cogitou a possibilidade de retornar a banda! Até que aconteceu o que parecia impossível!

 

O Helloween anunciou a reunião no fim de 2016 e logo em seguida confirmou o show em São Paulo que esgotou rapidamente, o que resultou no anúncio do segundo show e em seguida, um terceiro show em Porto Alegre e logo depois confirmaram a gravação do DVD nos dois shows de São Paulo.

 

Compareci nos dois dias em São Paulo, sábado 28/10 e domingo 29/10, vou falar do primeiro dia e um pouco do segundo, começando pelo primeiro:

 

Com a fila lotada de fãs, a produtora filmou um pouco a fila, às 19hrs os portões se abriram e o show deu início às 21hrs.

 

Muitos fãs levaram bexigas laranjas, aparentemente com a ideia de formar um ‘’mar de abóboras’’ para prestigiar essa grande noite! Com a cortina com o logo Helloween ‘’Pumpkins United’’ começa a introdução da clássica Halloween (do álbum Keeper part 1) logo a cortina cai e o show começa pra valer com Michael Kiske e Andi Deris dividindo os vocais! Simplesmente impressionante! Com um show a parte do telão mostrando imagens que representa a música, a próxima faixa foi Dr. Stein (do álbum Keeper 2) novamente com Michael Kiske e Andi Deris dividindo os vocais, vale lembrar que é a primeira vez que Kiske canta essas música em 24 anos, e a primeira vez que os Brasileiros tem a chance de vê-lo cantar essas música!

 

Sem seguida, Andi Deris se apresenta e apresenta Michael Kiske, além de comentar sobra a escolha de gravar o novo DVD novamente no Brasil. Foram apresentados também os dois personagens que aparecem nas animações do telão nomeados de Seth e Doc, desenhados pelo brasileiro Marcos Moura e com animações feitas por David Lopez Gómez e Carlos Vicente León, da The EasyRabbit CreArtions.

 

Em seguida, é a vez de Michael Kiske cantar sozinho! A escolha foi a rápida I’m Alive (do álbum Keeper 1). Apesar dos problemas  de saúde que o Kiske teve no início da turnê, felizmente ele já estava melhor e mandou muito bem! Arrancando emoções dos fãs presentes.

 

As próximas faixas contaram com Andi Deris, If I Could Fly (do álbum The Dark Ride) e Are You Metal? (do álbum 7 Sinners), ao meu ver, Andi Deris mandou bem ao vivo.

 

A parte triste é que o telão que fazia um show a parte a cada música, apresentou problemas técnicos, até que deixou de funcionar definitivamente, esse foi o maior ponto negativo do show.

 

Falando um pouco sobre os outros integrantes, Kai Hansen tocou guitarra durante todo o show e mostrou que a química entre ele e Michael Weikath ainda funciona! Markus Grosskopf sempre animado e sempre interagindo com os fãs, um dos caras mais legais no palco (e fora dele também!) sem dúvida, um grande baixista! Temos também Sascha Gerstner na guitarra e Dani Loble que é um baterista bem técnico. Acho que foi uma boa idéia fazer uma reunião mantendo os membros atuais, sem desmerecer o trabalho de cada um.

 

Voltando ao show, Michael Kiske retorna para cantar Rise And Fall (do Keeper 2), música bem animada com uma letra bem legal e que o Helloween não tocava desde a época de Kiske na banda.

 

Andi Deris retorna ao palco para cantar Waiting For The Thunder (do álbum Straight Out Of Hell) e em seguida Perfect Gentleman (do álbum Master Of The Rings) dessa vez com Michael Kiske junto! Incrível o entrosamento dos dois vocalistas!

 

Em seguida, foi a vez de Kai Hansen assumir os vocais e levar os fãs para uma viagem de volta aos tempos de Walls of Jericho, Kai comentou sobre os telões que deixaram de funcionar e mandou ver com um medley: Starlight/Ride The Sky/Judas/Heavy Metal Is The Law, muito emocionante e Kai cantou super bem!

 

Kiske e Deris retornam para cantar a balada Forever And One (do álbum The Time Of The Oath) e A Tale That Wasn’t Right (do álbum Keeper 1).

 

Apenas com Andi Deris, é a hora de I Can (do álbum Better Than Raw) e então é a hora de Dani mostrar toda sua técnica em seu solo de bateria que infelizmente acabou sendo um momento triste do show, pois nesse momento teríamos a homenagem ao Ingo (falecido em 1995) no telão que deixou de pegar no início do show.

 

Michael Kiske retorna ao palco para cantar Livin’ Ain’t No Crime (presente no single Dr Stein) emendando com A Little Time (do álbum Keeper 1).

 

Andi Deris se junta a Kiske, os dois conversam um pouco com o público e Kiske diz nunca ter ouvido as músicas do Helloween com Deris até então, pois estava muito triste (brincou fazendo pose de ‘’emburrado’’) e que após ouvi-las gostou muita de uma em especial: Why? (do álbum Master Of The Rings, composta por Deris) e Deris brincou dizendo que compôs essa música pensando no Kiske e então, os dois mandam bem nessa música com um super dueto que ficou, em minha opinião, perfeito!

 

Em seguida, Kiske sai do palco e Deris continua com Sole Survivor (do álbum Master Of The Rings), Deris anunciou erroneamente a música como sendo do álbum The Time Of The Oath, em seguida tocaram a clássica Power! (do álbum The Time Of The Oath).

 

Finalmente chegou a hora de vermos os três vocalistas dividindo os vocais em uma música e a escolhida foi How Many Tears (do álbum Walls Of Jericho), Andi Deris comentou que foi a primeira música que ouviu do Helloween e que se imaginou a cantando. Os três mandaram muito bem nessa música e o publicou adorou!

 

Após o primeiro bis, a banda retorna para um dos momentos mais esperados! Michael Kiske cantando Eagle Fly Free! (do álbum Keeper 2), música que Kiske mostra toda sua potência vocal e que também não cantava desde 1993!

 

Em seguida a longa e clássica Keeper Of The Seven Keys (do álbum Keeper 2) um dos momentos mais incríveis do show! E que Andi Deris dividiu os vocais em boa parte da música.

 

Mais um bis e a banda retorna com Future World (do álbum Keeper 1) com Kiske a cantando sozinho e finalizando o show com I Want Out (do álbum Keeper 2) cantando junto com Andi Deris.

 

Um momento curioso do show foi Kiske cantando um trecho de White Men Do No Reggae, da antiga banda do Andi Deris, Pink Cream 69

 

Sem dúvida, após tanto tempo de espera, valeu a pena e os fãs saíram satisfeitos, mesmo com o problema do telão, a banda não deixou o clima cair e fizeram um verdadeiro espetáculo!

 

No segundo dia, felizmente o problema do telão foi resolvido, tivemos o telão funcionando durante toda a apresentação, a emocionante homenagem ao Ingo e tocaram Eagle Fly Free com a introdução Invitation que faltou no primeiro show! Teve problemas? Sim! Durante o medley que Kai Hansen cantou, o som simplesmente sumiu! Mas após cerca de 20 minutos, o problema foi resolvido e a banda começou o medley novamente, por isso, em minha opinião, o segundo show foi melhor, em especial por ter o telão funcionando durante toda a apresentação.

 

Provavelmente não teremos a primeira apresentação no DVD por essas falhas, mas as chances de termos o segundo são grandes.

 

Na sexta-feira antes do primeiro show em São Paulo, a Rock Brigade conversou um pouco com Kai Hansen e Markus Grosskopf.

 

Sem dúvida, um grande fim de semana, sonho realizado de milhares de pessoas, eu nunca imaginei ver Michael Kiske no palco com o Helloween, e a química entre ele e Andi Deris foi tão grande, que acho que a banda deveria manter essa formação até o fim!

 

Setlist:

01. Halloween (Kiske/Deris)

02. Dr. Stein (Kiske/Deris)

03. I'm Alive (Kiske)

04. If I Could Fly (Deris)

05. Are You Metal? (Deris)

06. Rise And Fall (Kiske)

07. Waiting For The Thunder (Deris)

08. Perfect Gentleman (Kiske/Deris)

09. Kai Medley: Starlight / Ride The Sky / Judas / Heavy Metal Is The Law (Hansen)

10. Forever And One (Kiske/Deris)

11. A Tale That Wasn't Right (Kiske/Deris)

12. I Can (Deris)

13. Dani Löble - Drum Solo

14. Livin' Ain't No Crime / A Little Time (Kiske)

15. Why? (Kiske & Deris)

16. Sole Survivor (Deris)

17. Power (Deris)

18. How Many Tears (Kiske/Deris/Hansen)

 

- BIS I:

19. Invitation

20. Eagle Fly Free (Kiske)

21. Keeper of the Seven Keys (Kiske & Deris)

 

- BIS II:

22. Future World (Kiske)

23. I Want Out (Kiske & Deris)

 

helloween1.jpg helloween10.jpg helloween11.jpg helloween12.jpg helloween13.jpg helloween14.jpg helloween15.jpg helloween16.jpg helloween18.jpg helloween19.jpg helloween2.jpg helloween20.jpg helloween21.jpg helloween26.jpg helloween28.jpg helloween29.jpg helloween3.jpg helloween30.jpg helloween31.jpg helloween34.jpg helloween35.jpg helloween36.jpg helloween37.jpg helloween38.jpg helloween39.jpg helloween4.jpg helloween40.jpg helloween41.jpg helloween42.jpg helloween43.jpg helloween44.jpg helloween45.jpg helloween46.jpg helloween47.jpg helloween48.jpg helloween5.jpg helloween6.jpg helloween7.jpg helloween8.jpg helloween9.jpg

 
Próximos Shows
Sem Eventos
Busca no site