logotipo
35 anos de rock'n'roll

Conheça nossas redes sociais!

Música do Dia


OPETH - Ghost Of Perdition [Live]

Saxon fez showzaço em Porto Alegre

  Confira as fotos e o review do show em Porto Alegre.

Filme leva história do Mötley Crüe à Netflix

  Mas os críticos estão comparando The Dirt com Bohemian Rhapsody, o que é um erro.

Festa de lançamento do novo álbum do Uganga

Dia 29 tem festa de lançamento do novo álbum do Uganga em São Paulo, no bairro de Pinheiros.  

  • Saxon fez showzaço em Porto Alegre

    Domingo, 24 de março de 2019
  • Filme leva história do Mötley Crüe à Netflix

    Sábado, 23 de março de 2019
  • Festa de lançamento do novo álbum do Uganga

    Sexta, 22 de março de 2019

Exposição conta a história do movimento punk no Brasil nas décadas de 80 e 90

No dia 24 de janeiro, às 20H, na Área de Convivência do Sesc Consolação, inaugura a exposição “Não Temos Condições De Responder A Todos”. Com curadoria de alexandre cruz “sesper”, artista plástico e vocalista da banda Garage Fuzz, a mostra reúne o valioso acervo, colecionado pelo próprio Alexandre e tem acolaboração dos acervos: Fanzine  "Crude Reality", Billy Argel (guitarrista da banda Lobotomia), Alexandre Bonfim (editor do fanzine "Verbal Threat”), Fabricio De Souza (Garage Fuzz), Giuliano Belloni, Antonio Almeida e Marcilio Lopes (ambos da banda Safari Hamburguers); todo o material expositivo é original dos anos 80 e 90, período em que a comunicação entre bandas, gravadoras e fãs acontecia através de cartas e fanzines, o que era vital para a divulgação de muitos artistas.

 

“Não Temos Condições De Responder A Todos” é uma frase escritapor Marcilio Lopes, publicada no fanzine “Crude Reality”, que remete à realidade vivida no final dos anos 80 e início dos anos 90, quando ovolume de cartas recebidas era absurdamente alto e impossível de ser respondido. Sem os canais e as tecnologias atuais, todo conteúdo produzido pelas “bandas de quartos e garagens” como fitas, discos, adesivos, pôsteres, VHS, fotos, fanzines e camisetas, circulavam por meio de correspondência. Para muitos, essa foi a primeira “rede social” existente, além de um rico intercambio de conteúdo audiovisual.

 

Neste contexto, durante as décadas de 80 e início de 90, as cartas (e todos os outros volumes enviados, que estarão expostos) desempenharam opapel do atual “door to door”, onde uma transportadora retira o produto no fornecedor e entrega ao consumidor final. Dá até pra dizer que elas foram a versão física e original de plataformas como YouTube, Facebook e Spotify, responsáveis por reescreverem nossa história de como consumir música e informação.

 

Exposição destaca a cultura do “faça você mesmo”

 

Novamente em alta, principalmente entre os mais jovens, A EXPOSIÇÃO RETRATA A CULTURA “DO IT YOURSELF”, EM PORTUGUÊS “FAÇA VOCÊ MESMO”, que durante muito tempo foi empregada na confecção dos materiais de divulgação das bandas.

 

Com poucos equipamentos, e muita precariedade, os grupos eram fundados em quartos e garagens. Sem orçamento para custear seus projetos, o “fazer” e o “criar” tornaram-se itens obrigatórios para aqueles que buscavam ingressar na cena punk, desenvolvendo seu próprioconteúdo e estética, com as ferramentas, técnicas e materiais disponíveis.

 

Cabe destacar que o público poderá, através de materiais fornecidos no próprio espaço, “colocar a mão na massa” e produzir itens semelhantes aos da época, orientados por profissionais, criando uma interação visitante/exposição.

 

PROGRAMAÇÃO INTEGRADA

 

Além do conteúdo expositivo, “NÃO TEMOS CONDIÇÕES DE RESPONDER A TODOS” CONTA AINDA COM UMA PROGRAMAÇÃO INTEGRADA DIVERSIFICADA, COM OFICINAS CRIATIVAS – PARA A CONFECÇÃO DE MATERIAL QUE REMETE À ÉPOCA - PALESTRAS E SHOWS DE BANDAS RECONHECIDAS NO CENÁRIO PUNK NACIONAL E INTERNACIONAL.

 

SERVIÇO

 

EXPOSIÇÃO “NÃO TEMOS CONDIÇÕES DE RESPONDER A TODOS”

Com curadoria de Alexandre Cruz “Sesper”

ABERTURA: 24/1, quinta-feira, às 20h

VISITAÇÃO:  25/1 a 5/3, de segunda a sexta, das 10h30 às 21h30; e aos sábados e feriados, das 10h30 às 18h30.

LOCAL: Sesc Consolação | Área de Convivência

INGRESSOS: Grátis

CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: Livre

 

SESC CONSOLAÇÃO

Rua Dr. Vila Nova, 245, Vila Buarque, São Paulo

Informações: (11) 3234-3000

Transporte Público: Estação Mackenzie do Metrô – Linha 4 – Amarela

sescsp.org.br/consolacao

Facebook, Twitter e Instagram: /sescconcolacao

 

Fonte: Assessoria SESC Consolação

 
Próximos Shows
Sem Eventos
Busca no site