logotipo
35 anos de rock'n'roll

Música do Dia


OZZY OSBOURNE - Let Me Hear You Scresm

Overload Beer Fest terá D.R.I. como atração principal em São Paulo

Festival acontece em março, em São Paulo, e terá D.R.I. junto com 6 atrações nacionais.

Você viu o painel do Pearl Jam no Shopping Morumbi em São Paulo?

O Shopping Morumbi foi um dos lugares escolhidos pelo Pearl Jam para dar uma “pista” do novo CD.

Novo álbum do Nightwish chega em abril e banda se apresenta no Brasil

Banda fará shows em São Paulo e no Rio de Janeiro no mês de maio para divulgar o disco.

  • Overload Beer Fest terá D.R.I. como atração principal em São Paulo

    Terça, 21 de janeiro de 2020
  • Você viu o painel do Pearl Jam no Shopping Morumbi em São Paulo?

    Terça, 21 de janeiro de 2020
  • Novo álbum do Nightwish chega em abril e banda se apresenta no Brasil

    Segunda, 20 de janeiro de 2020

NAMM 2011 apresentou novidades surpreendentes

Por Jeffrey Rezende

Fotos por Melissa Satler

Tradução: João Gobo

Colaboração técnica: Rafael Orsi

 

A NAMM (National Association of Music Merchants), tradicional Alex Kane of AntiProductfeira de instrumentos musicais que acontece em Anaheim, Califórnia, reúne os principais nomes do mercado. Esse ano, o ânimo dos fabricantes, compradores, artistas, enfim, todos os envolvidos com a indústria musical era muito bom. Esse otimismo era sentido em todos os lugares. Inúmeros produtos, assim como novas e avançadas tecnologias  foram mostrados pela primeira vez e a ROCK BRIGADE esteve lá para conferir!

 

Andando pelos oito enormes pavilhões, com mais de 1.417 expositores, é fácil encontrar músicos famosos passeando pelos stands. Cada expositor tem artistas famosos patrocinados pela sua marca. Alguns recebem equipamentos e instrumentos gratuitamente, num tipo de permuta, apenas para usarem e divulgarem as marcas em turnês ou gravações. Isso gera um aquecimento nas vendas. Os fãs tendem a comprar instrumentos, buscando a sonoridade de seus músicos preferidos.

 

Os artistas também distribuem autógrafos aos fãs nesses stands. Dependendo da popularidade doAlex Skolnick músico, a excitação na fila lembrava a de um show, uma verdadeira zona! Isso aconteceu muitas vezes com pessoas como Mick Mars (Motley Crue), Lita Ford, Dave Mustaine (Megadeth), George Lynch (Dokken e Lynch Mob), entre outros.

 

A ROCK BRIGADE visitou muitos stands e, devido ao número de expositores, seria dificil mencionar todos nesse artigo. Focamos os principais instrumentos e equipamentos. Vimos algumas maravilhas tecnológicas como guitarras que podem se afinar rapidamente (Gibson), outras que sustentam uma nota iBrann Dailor of Mastodonndefinidamente (Moog), além de várias inovações.

 

Pocket Line da ‘GNI Pedals’

Fabricados em São Paulo, a GNI pedals lança uma linha ponderosa de pedais versáteis, pequenos e econômicos, para a maioria dos músicos. No passado, os pedais eram mais caros e complexos. Construídos com ferro pesado, “prontos pra porrada”, os mini pedais são versões menores dos já existentes. Apresentam um ByPass real que permite um sinal sem impedância quando o mesmo se encontra desligado. Você está solando e precisa de ganho? O Black Booster lhe dará um ganho limpo que pode ser ajustado pra até 12dB em um único botão. Essa é uma ferramenta muito útil para fazer um solo de guitarra  quando você precisa que ele fique mais alto sem afetar a qualidade do sinal de seu instrumento. A GNI produziu cinco outros modelos para a linha Pocket Line: Power Distortion, Easy Drive ‘N Booster, Octa Fuzz, Hot Drive, e o Fuzz Tortion para os guitarristas que buscam o timbre clássico de Jimi Hendrix. A GNI ainda lançou mais três pedais adicionais em 2011: um chorus, um flanger e um delay.

 

Linha de amplificadores MG da MeteoroCandid

A Meteoro, conhecida marca de amplificadores também de São Paulo, esteve presente à NAMM. A empresa cresceu desde o ano passado e consequentemente evoluíram, saíram do grupo das pequenas companhias, as que estão começando, para entrarem no hall dos grandes (fabricantes mais estabilizados no mercado com stands maiores no evento). Nesse ano lançaram a linha MG, baratos e de pequeno porte, foram projetados no Brasil e construídos na China. Essa linha de 15 watts de potência é ótima para todos os iniciantes. O MG15 é um amplificador de dois canais, que permite um efeito de Drive sujo em um canal e um som limpo no outro. A empresa apresentou também o MG15R, que possui os mesmos recursos do MG15, aliados a um Spring Reverb bem Old School. Provavelmente Dave Navarroem novembro será lançado o MB15. Este amplificador para contra-baixo pode ainda ser usado para teclados. A linha MG conta com doze meses de garantia do fabricante e deve ser considerado como uma ótima opção para quem deseja comprar seu primeiro amplificador.

 

Cabeçote Triple Rectifier da Mesa Boogie

A ROCK BRIGADE também tem novidades para guitarristas profissionais. Esse ano, o grande fabricante de amplificadores das estrelas esteve presente mostrando seu novo cabeçote Triple Rectifier. Este é um novo design de cabeçote com três canais, multi-watt (150w ou 50w por canal). A tonalidade dos canais foram aprimoradas. O primeiro foi otimizado para sons limpos, o segundo para um timbre vintage e o terceiro para timbres mais modernos. A grande vantagem é a troca entre os canais, o sinal da guitarra é readaptado pelo amplificador durante a troca, e você não perde nenhuma nota. Plugar seus efeitos é mais simples por causa da eliminação do loop em paralelo. Essa nova forma de ligar os efeitos permite maiores possibilidades nas configurações de efeitos. Os amplificadores da Mesa Boogie são, de fato, top de linha e ocupam um lugar de ded drum_3staque entre os grandes.

 

Firebird X da Gibson

A Gibson voltou em 2011. Depois de não apresentar novidades na NAMM do ano passado, a marca está de volta com uma coleção de guitarras top de linha. Talvez a guitarra mais impressionante de toda a feira tenha sido a Firebird X. Leve e extremamente versátil, traz uma tecnologia maravilhosa que impressiona qualquer guitarrista. Ela vem com Blue Tooth, pedal sem fio recarregável, o software Guitar Rig 4 e um robusto e leve case. Ela possui ainda sulcos internos que ressoam e permite que ela soe como um violão. A Firebird X leva consigo a quarta geração dos “afinadores robô”, a maravilhosa tecnologia que permite que a guitarra mude de afinação de forma rápida, precisa e automática. Você escolhe a afinação em um botão ao lado do volume, ele mostra a afinação escolhida e o computador interno ativa os afinadores. Como mágica, a guitarra está afinada instantaneamente.

 

David Ellefson Signature Model Concert Bass da Jackson

Dino Cazares of Fear FactoryDavid Ellefson esteve na NAMM para lançar sua nova linha de contra-baixos pela Jackson. O instrumento foi feito nos Estados Unidos, em uma fábrica de instrumentos custom e é baseado no Concert Bass da Jackson, que Ellefson usou em muitas turnês e gravou o lendário álbum do Megadeth, Rust in Peace. Possui uma firme construção do headstock e tem a escala no padrão “dente de tubarão” da cor pérola por todo o braço. A parte elétrica também impressiona: captadores EMG 35CS do braço e EMG 35DC da ponte, conjunto de transistores e potenciômetros EMG BQS, ponte de aparência agressiva, tarraxas Hipshot, e para a edição limitada, logo ‘Rust in Peace’ e assinatura do David atrás do headstock. A Jackson ainda inclui no pacote, palhetas personalizadas e um certificadoGeorge Lynch of Dokken and the Lynch Mob assinado pelo Ellefson.

 

Neil Peart Custom DW Time Machine Kit

A empresa Drum Workshop (DW) está orgulhosa com a parceria com Neil Peart, o lendário baterista do Rush, na produção do seu fabuloso kit de bateria. Tudo foi recriado nos mínimos detalhes, seguindo as especificações exatas e aprovadas por Neil. Inclui um road case e uma placa assinada por Neil e John Good, designer da empresa. O acabamento é inspirado na temática gráfica da ultima turnê da banda, intitulada Time Machine. As ferragens também são muito bonitas, com acabamento em cobre e algumas inovações para melhores ajustes das peças. É o sonho de consumo para qualquer colecionador, ou fã fanático da banda.Gibson_5Herman Li and Sam Totman of DragonforceJeff Hanneman of SlayerMastadonMick Mars of Motley Crueghs stringsGibson_3

 
Busca no site