Box reúne trinca de shows emocionantes de Frank Zappa

O mais recente tesouro de áudio que foi retirado do vasto e lendário cofre de Frank Zappa, Zappa/Erie, reúne um emocionante trio de shows que o maestro realizou em Erie, Pensilvânia e arredores, entre 1974-76. A nova coleção digital de seis discos, contém mais de sete horas de performances ao vivo inéditas e eletrizantes de Zappa e três lineups diferentes de músicos incríveis desse período.

Das 71 faixas, apenas 10 minutos foram lançados antes, no clássico álbum ao vivo de Zappa de 1974, Roxy & Elsewhere, fora das gravações amadoras que passaram pelo circuito de pirataria/cassetes. Supervisionado pelo Zappa Trust e produzido por Ahmet Zappa e Joe Travers o Zappa Vaultmeister, Zappa/Erie ostenta notas detalhadas sobre os shows e as gravações de Travers, feitas pelo jornalista de Erie, Pensilvânia, Dan Schell, autor do livro enciclopédico, 9 Years Of Rock: The Story Of The Concerts At The Erie County Fieldhouse, que fornece uma visão esclarecedora dos bastidores, dos shows e dos locais. 

Incluindo também fotos de Zappa feitas por David Smith, imagens das fitas originais e folhetos originais dos concertos, uma resenha de jornal de um dos espetáculos e uma refutação mordaz à resenha de um fã apaixonado. O áudio, que foi gravado profissionalmente em 4-track tape pela equipe de engenheiros da Zappa, Bill Hennigh, Brian Krokus, Davey Moire e Claus Weideman, foi recentemente mixado a partir das fitas originais pelo associado de longa data do Zappa Trust, Craig Parker Adams, no Winslow Ct. Studios e masterizado por John Polito no Audio Mechanics, que também ajudou a restaurar o áudio conforme necessário, para apresentar esses concertos históricos sonoramente tão limpos quanto possível.

Zappa/Erie está disponível exclusivamente no site do músico e incluirá uma edição limitada de posteres ilustrados e projetados por Fantoons, que apresenta vários easter eggs da inigualável e descomprometida carreira de Zappa. 

O set começa com um concerto no Edinboro State College, uma universidade local fora de Erie, em 8 de maio de 1974, e é seguido pelo primeiro concerto de Zappa em Erie, no Auditório Gannon da Universidade Católica de Gannon, em 12 de novembro de 1974; e conclui com o que seria seu último show em Erie, realizado na Erie County Fieldhouse em 12 de novembro de 1976. 

Além dos shows completos, várias apresentações em South Bend, Indiana; Toledo, Ohio; e Montreal, Quebec, retiradas no mesmo período, estão incluídas como faixas-bônus. O concerto de Edinboro, em 1974, fez parte de uma pequena série de shows de um mês de duração celebrando o 10º aniversário da banda seminal sempre em evolução de Zappa, The Mothers, bem como de seu recém-lançado álbum, Apostrophe

A formidável banda de Zappa para a turnê foi composta por Bruce Fowler no trombone e vocais; Chester Thompson na bateria e percussão; Don Preston no sintetizador; George Duke nos teclados, sintetizador e vocais; Jeff Simmons na guitarra e vocais; Napoleon Murphy Brock no sax tenor, flauta e vocais principais; Ralph Humphrey na bateria; Tom Fowler no baixo; e Walt Fowler no trompete. 

Foto: Reprodução