Debut clássico do Queen é relançado remixado após 50 anos
Mais de meio século após seu lançamento e um capítulo vital na história da banda, o álbum de estreia autointitulado do Queen, lançado em 1973, foi remixado e restaurado por Justin Shirley-Smith, Joshua J. Macrae e Kris Fredriksson para soar da maneira que a banda sempre quis. Uma nova lista de faixas, versões alternativas, demos e faixas ao vivo foram adicionadas para criar a versão mais completa deste trabalho fundamental. Esta é a primeira vez que um álbum do Queen recebe uma nova mixagem em estéreo.
O box set “Queen I”, com 6 CDs + 1 LP, contém 63 faixas com 43 novas mixagens, incluindo o álbum original com sua ordem de faixas restaurada, gravações íntimas da banda no estúdio, demos, faixas raras ao vivo e gravações inéditas da primeira apresentação ao vivo do Queen em Londres, em agosto de 1970. Ausente do lançamento de 1973, a música “Mad The Swine” foi reintegrada ao seu lugar original na ordem das faixas. Um livro de 108 páginas contendo letras manuscritas e memorabilia acompanha o lançamento.
“Isso não é apenas uma remasterização”, escreve Brian May nas notas do encarte do CD, “esta é uma reconstrução totalmente nova de 2024 de todo o álbum de estreia do Queen, que, com o benefício da retrospectiva, rebatizamos como ‘Queen I’.”
May continua: “Todas as performances são exatamente como apareceram originalmente em 1973, mas cada instrumento foi revisitado para produzir os sons ambientes ‘ao vivo’ que gostaríamos de ter usado originalmente. O resultado é o ‘Queen’ como ele soaria com o conhecimento e a tecnologia de hoje — uma estreia. ‘Queen I’ é o álbum de estreia que sempre sonhamos em trazer para vocês.”
O Queen começou sua jornada no início do verão de 1970, mas deu seus primeiros passos no estúdio após o vocalista Freddie Mercury, o guitarrista Brian May e o baterista Roger Taylor recrutarem o baixista John Deacon em julho de 1971.