Estátua de Lemmy do Motörhead é inaugurada na Inglaterra
Na sexta-feira, 9 de maio de 2025, o fundador, baixista e vocalista do MOTÖRHEAD, Lemmy Kilmister, foi homenageado e ainda mais imortalizado durante a cerimônia “Lemmy Forever” em Burslem, Stoke-on-Trent, Inglaterra.
Com a presença do guitarrista do MOTÖRHEAD, Phil Campbell, que depositou as cinzas de Lemmy em uma magnífica estátua criada pelo escultor local — e grande fã do MOTÖRHEAD — Andy Edwards, o dia foi repleto de diversão, amigos e, claro, muito volume.
A cerimônia teve início no centro de Burslem por volta das 16h, com os amigos convidados a chegarem cedo e aproveitarem o dia, curtindo algumas bebidas temáticas do MOTÖRHEAD nos bares e pubs próximos, como o Old Post Office Bar e o Ale House. O Market Place Café também ofereceu refrescos, incluindo um assado especial do dia em homenagem ao MOTÖRHEAD.
Algumas das festividades cerimoniais incluíram um cortejo de motociclistas acompanhando as cinzas, diversos discursos e uma estrondosa saudação cerimonial de 21 roncos de motor que ecoaram pelos céus em reverência. A estátua em si retrata Lemmy em toda a sua glória nos palcos da era de 1981, quando o MOTÖRHEAD foi atração principal do Heavy Metal Holocaust, realizado ali perto, no estádio Port Vale, em 1º de agosto de 1981.
Nobby, fã do MOTÖRHEAD que esteve presente na cerimônia, disse à BBC Radio Stoke que acompanha a banda desde os 15 anos e descreveu a inauguração como “absolutamente incrível”.
“É inacreditável — parece viva. Olhando agora, ele realmente captou perfeitamente a essência do Lemmy. Está brilhante”, disse ele. “Valeu a espera, valeu cada segundo, e espero que traga pessoas a Burslem para ver.”
Edwards, que anteriormente criou esculturas dos THE BEATLES, Bob Marley, Sir Alex Ferguson, Muhammad Ali e os BEE GEES, declarou: “De todas as figuras da música, não há tantas que tenham a estatura única que o Lemmy tem. Ele é como um avatar do espírito mais puro do rock and roll — ele é um de nós. Acho certo que [a estátua] tenha sido feita localmente.”
Lemmy, que nasceu em Burslem e mais tarde morou nas vizinhas Newcastle-under-Lyme e Madeley, faleceu em 28 de dezembro de 2015, aos 70 anos, pouco depois de saber que havia sido diagnosticado com câncer.