Filme sobre Suzi Quatro celebra seu pioneirismo

Após completar em junho 70 anos de vida e 54 anos de carreira, Suzi Quatro ganha um filme-documentário intitulado Suzie Q

O filme conta a história da garota que saiu de Detroit para redefinir a imagem das mulheres no mundo do rock’n’roll. Era o ano de 1973 e ali o mundo passou a conhecer a cantora, compositora, baixista, escritora, atriz, poeta e apresentadora de rádio que está na ativa até hoje, aos 70 anos de idade.

Produzidor pelos australianos Liam Firmager e Tait Brady, Suzi Q apresenta ― além da prória Suzi ― convidados muito especiais, como Alice Cooper, Deborah Harry (Blondie), Joan Jett, Cherie Currie (The Runaways), Tina Weymouth (Talking Heads), Donita Sparks (L7), Henry Winkler (do seriado Happy Days), Kathy Valentine (The Go Go’s) e KT Tunstall, entre outros.

“Levamos mais de quatro anos fazendo esse filme, pois percebemos que o status de Suzi parecia estar sendo aos poucos esquecido nos Estados Unidos ― porque no resto do mundo todos sabem que ela foi a primeira grande estrela do rock’n’roll”, disse Tait Brady. “Essa ideia influenciou até na direção do filme, pois reescrever essa história tornou-se quase uma missão para nós. Na Europa e na Austrália, esse filme é uma celebração; Nos EUA, é uma história de redescoberta.”

https://youtu.be/SeI42SvFy7Y

Suzi Quatro começou na música ainda na infância, tocando bongô na Art Quatro Trio, a banda de jazz do pai dela. Sua primeira banda de fato foi a Pleasure Seekers, de 1964, que chegou a gravar três singles, mas só dois foram de fato lançados. Em 1971, ela se mudou pro Reino Unido e lá sua carreira solo decolou de vez, abrindo turnês do Thin Lizzy e do Slade. 

Foto: Reprodução