Grave reúne formação clássica de 1991 para ‘shows old school’

A formação original de 1991 dos pioneiros do death metal sueco, Grave – Ola Lindgren (guitarra, vocais), Jörgen Sandström (vocais, guitarra), Jens “Jensa” Paulsson (bateria) e Jonas Torndal (baixo) – vai se reunir para uma série de shows em 2025, durante os quais eles irão apresentar um “set exclusivo old-school” consistindo de material dos três primeiros álbuns clássicos do Grave: “Into The Grave” de 1991, “You’ll Never See…” de 1992 e “Soulless” de 1994. A primeira apresentação confirmada acontecerá no festival Party San Metal Open Air em Flugplatz Obermehler, na Alemanha, em agosto de 2025.

Uma das primeiras bandas suecas de death metal ao lado de Nihilist, Morbid e Treblinka, o Grave lançou sua primeira demo em 1986 sob o nome de banda Corpse, antes de mudar para Grave em 1988. O álbum de estreia do Grave, “Into The Grave”, chegou em agosto de 1991 através da então jovem gravadora Century Media.

Lindgren contou ao livro “Swedish Death Metal” de Daniel Ekeroth sobre como o Grave conseguiu seu contrato com a gravadora: “Enviamos nossa terceira demo para todas as gravadoras que existiam. Muitos deles mantiveram contato, como Earache e Peaceville. Mas a Century Media estava trabalhando mais rápido do que qualquer um deles, então fomos com eles sem pensar muito nisso. A Century Media nos convidou para a Alemanha para gravar aquele single (‘Tremendous Pain’), e só depois disso começamos a discutir um contrato. Foi incrível para nós ir para o exterior, então de certa forma eles nos atraíram para sua lista! Mas deu tudo certo.”

Este janeiro passado, o Grave se separou do baixista Tobias Cristiansson e do guitarrista Mika Lagrén.