Há 45 anos Steve Harris montava “a” banda

O ano era 1975. Fim de ano, Natal, Reveillon. Em Londres, um baixista chamado Steve Harris, que chegou a jogar futebol nas categorias de base do West Ham United e tocava numa banda chamada Smiler, decidiu montar um novo grupo. Após assistir ao filme O Homem de Máscara de Ferro ― adaptação do livro The Man in the Iron Mask, de Alexandre Dumas ―, Harris decidiu batizar sua banda como Iron Maiden.

A primeira formação contava com Harris no baixo, Paul Mario Day nos vocais, Ron Matthews na bateria e a dupla Terry Rance e Dave Sullivan nas guitarras. O primeiro show do então novo grupo foi em 1º de maio de 1976, no St. Nicks Hall, de Londres.

Harris mandou Paul Day embora por não ter “carisma e energia” no palco. E o vocalista montou o More (que se apresentou no Donington Monsters of Rock Festival de 1981), o Wildfire e chegou a cantar por um breve período no Sweet.

Harris chamou para o vocal Dennis Wilcock ― um fã de Kiss que cantava com a cara pintada ―, que por sua vez chamou um amigo para juntar-se ao novo grupo. Um tal de Dave Murray.

Harris chegou a dar um tempo da banda por alguns meses, mas logo retornou e, ao lado de Dave Murray, encabeçou o grupo para conquistar o mundo.

Por que a gente está contando isso na Rock Brigade? Porque é fim de ano, porque a banda fez 45 anos de carreira e… Ora, bolas, porque Iron Maiden é f…

Foto: Reprodução