Hawkwind anuncia novo disco ‘There Is No Space For Us’

Os lendários pioneiros do space-rock HAWKWIND retornam com seu mais recente álbum de estúdio, “There Is No Space For Us”. Após o aclamado “Stories From Time And Space” de 2024 e o recente álbum ao vivo triplo “Live At The Royal Albert Hall”, este novo lançamento desenvolve os temas distópicos dos álbuns anteriores e a perspectiva cósmica, quase metafísica, sobre o lugar da humanidade no universo, por meio de paisagens sonoras expansivas e um eletrizante rock psicodélico.

Misturando ritmos hipnóticos, sintetizadores imersivos e riffs de guitarra pulsantes, “There Is No Space For Us” leva os ouvintes a uma viagem interestelar, desde a poderosa faixa de abertura repleta de sintetizadores, “There Is Still Danger There”, até as profundezas atmosféricas e os momentos grandiosos de “Space Continues (Lifeform)”. Faixas como a acústica “The Co-Pilot” (uma música que se transforma várias vezes ao longo de oito minutos) e a faixa-título “There Is No Space For Us” (a definição de como um “western espacial” deveria soar) destacam a fusão característica da banda de guitarras marcantes, ritmos eletrônicos e uma grandiosa visão de ficção científica sobre o destino humano. Outro grande momento do álbum é o frenético surto sonoro com theremin de “Neutron Stars”, enquanto “A Long Long Way From Home” entrega um crescendo melancólico, porém poderoso, refletindo sobre a natureza frágil da existência em um universo em constante expansão.

Mais um álbum clássico para adicionar ao cânone do HAWKWIND, “There Is No Space For Us” é apresentado por Dave Brock, Richard Chadwick, Magnus Martin, Doug MacKinnon e Tim “Thighpaulsandra” Lewis, disponível tanto em CD quanto em vinil duplo (com um bônus de dois ensaios ao vivo recentes no vinil) e será lançado para coincidir com apresentações ao vivo na primavera e no verão.

O HAWKWIND foi formado em 1969, originalmente como HAWKWIND ZOO, pelo ex-músico de rua londrino Dave Brock. Em 1970, a banda se apresentou fora do perímetro do festival Isle Of Wight como um protesto contra a taxa de entrada. Jimi Hendrix foi visto na plateia. No mesmo ano, tocaram na primeira edição do festival Glastonbury. Essas atividades ajudaram a consolidá-los como a banda do povo, além de serem amplamente reconhecidos por criar um novo gênero musical — o space rock. Ainda em 1970, a banda lançou seu primeiro single, “Hurry On Sundown”, seguido pelo álbum de estreia autointitulado, “Hawkwind”.