Iron Maiden lança edição de 40 anos de ‘Live After Death’

Exatos 40 anos após seu primeiro lançamento, a Parlophone Records anunciou uma nova edição de colecionador em vinil colorido 2LP, lindamente embalada e limitada, do clássico álbum do Iron Maiden “Live After Death”.

Apresentando a arte original e reverenciada da capa gatefold, o álbum vem com dois vinis de 140g (um em azul e outro em amarelo), com o áudio remasterizado de 2015. O pacote também inclui uma réplica do programa de 24 páginas da “World Slavery Tour”, trazendo de volta o programa da turnê original para as novas gerações.

Além disso, o vinil apresenta uma réplica do passe da turnê e um livreto brilhante de 12 páginas, que contém o livreto original de oito páginas junto com um essay exclusivo e inédito intitulado “Rime And Punishment: Celebrating 40 Years Of Live After Death”, no qual o editor do fã-clube do Iron Maiden, Alexander Milas, entrevista Steve Harris, Nicko McBrain, Rod Smallwood e o aclamado ilustrador Derek Riggs sobre o lendário álbum.

Como Steve Harris explica sobre a época: “Estávamos em turnê sem parar. Era literalmente apenas ‘gravar, turnê, gravar, turnê’ — não parávamos. Rod estava quebrando o chicote (pegando pesado), e essa era a coisa certa a fazer. Quer dizer, nós estávamos totalmente dispostos, não é como se estivéssemos fazendo coisas que não queríamos fazer. Você se acha invencível — ‘Sim, vamos aceitar isso, sem problemas.’ Essa é a maneira de fazer acontecer. É a única maneira para uma banda como a nossa, porque não tínhamos absolutamente nenhuma transmissão no rádio naquela época.”

Amplamente aclamado não apenas como o maior álbum ao vivo de heavy metal de todos os tempos, mas como um dos lançamentos ao vivo mais icônicos em qualquer gênero musical, “Live After Death” foi gravado principalmente durante as quatro noites que o Maiden tocou na Long Beach Arena de Los Angeles em março de 1985. O lado final do álbum duplo foi gravado durante as quatro noites que a banda tocou no Hammersmith Odeon em outubro de 1984.

Ambos os sets de shows fizeram parte da inovadora “World Slavery Tour”, em apoio ao álbum da banda de 1984, “Powerslave”, que começou na Polônia e contou com 187 concertos ao longo de 331 dias. A turnê estabeleceu firmemente o Iron Maiden como uma das bandas ao vivo mais empolgantes do planeta, uma reputação que eles mantêm até hoje.

Agora em seu 50º ano, o Iron Maiden lançou 17 álbuns de estúdio e vendeu bem mais de 100 milhões de discos em todo o mundo, fez quase 2.500 shows ao vivo em 64 países, foi o ganhador de um Grammy Award e um Brit Award, entre muitos outros prêmios, tendo se juntado mais recentemente aos Rolling Stones e Pink Floyd com seu próprio conjunto de selos postais Royal Mail, e também foi homenageado pela Royal Mint com uma coleção de moedas oficiais lançadas em 2025.

Sua cerveja, Trooper Beer, está agora em seu décimo segundo ano e vendeu mais de 40 milhões de pints e é distribuída em 68 países, incluindo seis variantes locais nos EUA, Alemanha, Brasil, Espanha, Suécia e Austrália. 2025 marca o 50º ano oficial da banda e está sendo celebrado por uma turnê mundial de dois anos intitulada “Run For Your Lives” e uma variedade de eventos e produtos, incluindo seu primeiro livro de história visual oficial de capa dura, “Infinite Dreams”.

Um filme documentário sobre o Iron Maiden pela Universal Pictures Content Group será lançado no início de 2026, e a banda continuará sua turnê mundial de dois anos “Run For Your Lives” pela Europa e além. A turnê inclui uma apresentação enorme e histórica no Knebworth Park, no Reino Unido, em 11 de julho de 2026.