Joe Satriani e Steve Vai lançam juntos o projeto SatchVai

Pela primeira vez em suas carreiras musicais de quase 50 anos, os lendários ícones da guitarra Joe Satriani e Steve Vai se uniram para formar a banda SATCHVAI, com planos de incendiar a Europa com uma eletrizante turnê de verão.

Satriani e Vai, junto com suas respectivas bandas, inicialmente se juntaram para sua primeira turnê juntos fora do formato “G3” na primavera passada (2024), em cidades selecionadas dos EUA. Eles decidiram que era finalmente o momento de formar uma banda juntos e levar essa fórmula de sucesso ao palco, começando pela Europa.

Celebrando quase cinco décadas de amizade musical, Satriani e Vai fizeram sua estreia colaborativa em março de 2024. “The Sea Of Emotion, Pt. 1” destaca a sinergia incomparável entre esses dois guitarristas lendários, que trocam solos de forma fluida ao longo do épico de seis minutos. Sua segunda colaboração será lançada pouco antes da turnê europeia, aumentando ainda mais a expectativa para essa jornada épica.

As carreiras musicais de Satriani e Vai têm sido entrelaçadas desde os seus primeiros dias. Satriani foi professor de guitarra de Vai durante a adolescência de ambos em Long Island, Nova York. Essa conexão continuou a evoluir ao longo dos anos, incluindo o compartilhamento de gravadoras, começando na Relativity Records no final dos anos 1980, até ambos assinarem com a Sony/Epic Records por uma parte significativa dos anos 1990. Juntos, eles também frequentemente colaboraram com um terceiro guitarrista em várias ocasiões ao longo de três décadas, participando das turnês semestrais “G3”, tanto nos EUA quanto no exterior.

Satriani comenta: “A turnê da banda SATCHVAI está acontecendo! Estou ansioso para dividir o palco com Steve novamente. Toda vez que tocamos juntos, me lembro de quando éramos adolescentes, vivendo e respirando música a cada segundo do dia, nos desafiando e nos ajudando a ser o melhor que podíamos. Acho que nunca paramos!”

Vai acrescenta: “Fazer turnê com Joe é sempre um prazer e uma honra. Ele é meu guitarrista favorito para improvisar, e agora temos outra oportunidade de levar isso para o palco. Sinto que ambos estamos no auge de nossas habilidades, e o show será uma celebração poderosa do instrumento mais incrível do mundo: a guitarra elétrica!”