Katatonia se separa de seu co-fundador Anders Nyström
Os grandes senhores suecos da melancolia, KATATONIA, anunciaram a saída do guitarrista fundador Anders Nyström. O vocalista do KATATONIA, Jonas Renkse, divulgou a seguinte declaração por meio das redes sociais: “Anders Nyström e eu estamos seguindo caminhos separados. Uma decisão que não foi tomada levianamente, mas para que todos possam prosperar e seguir em frente com suas próprias preferências criativas, assim como com suas agendas pessoais, essa se tornou a opção mais realista. Anders e eu começamos a banda em 1991, e seu impacto na sonoridade característica da banda é inegável. Por mais sombrio que isso pareça, e de fato é, é mais uma prova de como a vida pode interferir nos planos que preferimos. Desejo a Anders tudo de melhor para o futuro.”
No início deste mês, KATATONIA anunciou uma turnê europeia para o outono de 2025. Começando em 11 de novembro em Tampere, Finlândia, a jornada, com convidados especiais EVERGREY e KLOGR, passará por um total de 31 grandes cidades e culminará em um grande final em Estocolmo, Suécia, no dia 20 de dezembro.
KATATONIA lançou seu aclamado álbum de estreia pela Napalm Records, “Sky Void Of Stars”, em 2023, para o fascínio de críticos e fãs. O álbum, que liderou diversas votações especializadas — incluindo as das revistas Rock Hard e Legacy, na Alemanha —, exibe sua brilhante fusão, que desafia gêneros ao mesclar death metal melódico e post-rock atmosférico. Após seu lançamento, a banda embarcou em uma extensa turnê como headliner pela Europa ao lado de SÓLSTAFIR e SOM.
Fundado em 1991, KATATONIA sempre abraçou tanto a escuridão quanto a luz e, passando por evoluções de gênero incomparáveis, refinou sua própria forma de expressão. Do doom e death metal ao post-rock envolvente, a banda explorou inúmeras vertentes do estilo, absorvendo apenas os melhores elementos.