Nicko McBrain confessa que gostaria de continuar no Maiden
Em uma entrevista ao Chaoszine, da Finlândia, o baterista de longa data do IRON MAIDEN, Nicko McBrain, falou sobre seu recente anúncio de que estava se aposentando das turnês com a banda, chamando isso de “a melhor decisão” que poderia ter tomado.
O músico britânico de 72 anos, cujo nome real é Michael Henry McBrain, anunciou sua aposentadoria em 7 de dezembro de 2024, em um comunicado no site e nas redes sociais do MAIDEN. Ele também afirmou que o show daquela noite no Allianz Parque, em São Paulo, Brasil, marcaria sua última apresentação com a lendária banda de rock.
Sobre como está se sentindo, menos de dois meses após seu último show com o MAIDEN, Nicko disse ao Chaoszine: “Emoções mistas, obviamente. Tomar a decisão de sair das turnês foi — foi fácil na época, chegando ao fim da turnê. Eu meio que tomei essa decisão quando chegamos à América do Norte e conversei com os caras sobre isso, principalmente com Steve [Harris, baixista do MAIDEN] e depois com a equipe de gerenciamento. E todos disseram: ‘Ok. Se é isso que você quer fazer, entendemos’, considerando minha limitação desde o meu derrame e coisas assim. Dito isso, eu acordo alguns dias e penso: ‘Vou sentir falta da próxima turnê e não poderei sair na estrada.’ Foi uma decisão fácil, mas eu gostaria de ainda poder tocar com os caras. Gostaria de estar com minha plena capacidade física.”
Quando perguntado se a turnê “The Future Past” foi difícil para ele, Nicko respondeu: “Foi. Mantivemos praticamente o mesmo cronograma, tipo show, dia de viagem, show, dia de viagem, show, dois dias de folga ou um dia de folga, dia de viagem, esse tipo de coisa. E simplesmente começou a pesar para mim. Em 2023, estava tranquilo. E ainda estava bom [em 2024], mas senti que não conseguia dar cem por cento, especialmente em ‘Trooper’ e outras músicas. Fizemos o que podíamos, seguimos em frente, mas senti que não estava conseguindo conduzir a banda como queria, embora tivesse um personal trainer comigo na estrada no final da turnê norte-americana… Não tínhamos dias de descanso. Se fazíamos dois shows seguidos, tínhamos um dia de viagem e depois um dia inteiro de folga. Estava funcionando bem para mim. Eu estava gostando desse lado físico do treinamento. Não fazia tanto levantamento de peso; eram mais alongamentos no estilo yoga, muitas coisas assim, tentando recuperar minha agilidade mental com a coordenação. Fizemos muitas atividades para melhorar as sinapses do cérebro e fazê-las funcionarem novamente. E estava indo bem, mas era um esforço para mim. Então pensei: ‘Sabe, com a minha idade, vou dar um passo para trás e deixar outra pessoa assumir as rédeas.'”
Explicando exatamente quando tomou a decisão de se aposentar das turnês com o MAIDEN, Nicko disse: “Foi algo que considerei em 2023. Depois do fim daquela turnê, fiquei pensando: ‘Devo anunciar isso para a banda agora?’ Mas pensei: ‘Não, vou passar pela turnê ‘The Future Past’ e depois veremos. Vamos concluir essa primeiro.’ E quando chegamos à turnê norte-americana, pensei: ‘É hora de pendurar as baquetas, Nick.’ Não foi uma decisão fácil de forma alguma, mas foi a melhor — no fim das contas, foi a melhor decisão”, explicou McBrain. “É claro que tenho dias bons e dias ruins, e os dias ruins são quando sinto: ‘Ah, não estarei mais nesses palcos olhando para esses fãs incríveis que tivemos ao longo de todos esses anos’, mas no fim das contas, é exatamente por isso que estou parando. Na verdade, não estou parando por isso — estou parando porque simplesmente era demais para mim.”