Pearl Jam lança ‘Gigaton’ 74 dias após seu anúncio

A espera acabou. Exatos 74 dias após seu anúncio oficial, o álbum Gigaton, 11º trabalho de estúdio do Pearl Jam, chegou às plataformas digitais. Com produção de Josh Evans e do próprio grupo, este é o primeiro trabalho de inéditas desde Lightning Bolt, lançado em 2013 e premiado com um Grammy.

“Fazer esse álbum foi uma grande jornada. Foi obscuro emocionalmente e confuso por vezes. Mas, ao mesmo tempo, foi uma trajetória emocionante e experimental para a redenção musical”, disse o o guitarrista Mike McCready. “A experiência de trabalhar com meus companheiros de banda em Gigaton me proporcionou mais amor, consciência e conhecimento da importância das conexões humanas nesses momentos.”

O álbum novo tem 12 faixas, com dois singles já lançados, Dance of the Clairvoyants e Superblood Wolfmoon, ambos apresentados em fevereiro último. O terceiro single saiu nesta semana e se chama Quick Escape.

Para divulgar a chegada do novo trabalho, o Pearl Jam promoveu ações nas principais capitais do mundo, inclusive em São Paulo (veja aqui como foi). Uma turnê também estava agendada para abril próximo, mas foi cancelada por conta da pandemia do Coronavírus.

“É com profunda frustração e tristeza que somos forçados a fazer esse infeliz anúncio do cancelamento da turnê. Essa primeira etapa da tour precisará ser adiada e os shows serão remarcados para uma data posterior”, comunicou o próprio Eddie Vedder. 

(Foto do destaque: Divulgação / Universal Music)