Review e galeria de fotos do festival Wacken 2023

2 a 5/8/2023
Waken, Alemanha

Provavelmente não foi o melhor Wacken. Na verdade, foi provavelmente o mais desastroso e certamente o mais difícil de realizar. Porém, apesar de tudo, foi comemorado. E sim, tivemos ótimos momentos.

Pela primeira vez em 32 edições, ganhou as manchetes em todos os lugares. Eles nos disseram de casa que “o Wacken está no noticiário”. Também alguns meios de comunicação “especializados”, que nunca enviam nenhum editor ao festival alemão, ficaram encarregados de “reportar” o que ali se passava, utilizando o Facebook como fonte de informação.

À distância havia quem parecesse querer que fosse cancelado. Obviamente a visão de nós que estávamos lá era muito diferente. Especialmente aqueles de nós que desfrutam do Wacken Open Air há quase duas décadas. Nós nos divertíamos a cada momento, observando como o sol aparecia na quarta-feira para não sair mais do festival, secando o chão e melhorando os acessos.

Tinha chovido muito intensamente nos dias anteriores e na terça-feira houve um temporal muito forte, embora também muito curto, o que não ajudou em nada. O resultado foi desastroso. Algumas áreas de acampamento foram inundadas porque o solo não conseguiu filtrar mais água. A organização começou a improvisar, a tentar acolher pessoas noutros locais em tempo recorde.

Desta forma, muitos milhares de metaleiros conseguiram acampar. Ou em locais novos, ainda carentes de serviços devido ao caráter improvisado do momento, ou simplesmente em áreas de estacionamento. Todos nós fomos afetados, os campistas e aqueles de nós que não foram. Nosso estacionamento virou acampamento e obviamente isso nos afetou. Estacionar todos os dias passou a ser um problema, um mistério, mas algo que se resolveu com um pouco de esforço em alguns dias e conversando com um vizinho em outros, porque todos ali entenderam que o que aconteceu em 2023 foi extraordinário.

Nas redes sociais só vimos desrespeito à W:O:A, criticando a organização. Foram dois dias rebocando milhares de carros para que pudessem entrar nos campos e para que as pessoas pudessem aproveitar o evento. Isso é má organização? Não. Significa responder profissionalmente às adversidades e nunca desistir. Aqui já tivemos cancelamentos porque o vento derrubou o palco ou porque começou a chover e o equipamento molhou.

E sim, fecharam os acessos… para carros. Chegou uma hora que na terça e na quarta disseram que não cabia mais carro. Mas na quinta-feira, depois de parar de chover, as entradas voltaram a abrir. Você já viu isso em algum lugar? Claro que não, isso não funcionou.

Engarrafamentos? Muito. Tendo que rebocar os veículos um a um, a tarefa de levar os milhares de carros até ao parque de campismo era eterna, tediosa e realmente cansativa. A noite de terça para quarta foi a mais difícil dos 32 anos de história do festival. Mas ao amanhecer todos estavam descansando em suas tendas.

Se você nunca esteve lá nos últimos 5 ou 6 anos, não entenderá a dimensão do que é o Wacken. Não importa se você estava em 2005 ou 2015, não é mais nem remotamente o mesmo. O lugar é verdadeiramente monstruoso e está além do alcance de qualquer coisa razoável se você nunca o visitou nos últimos cinco anos. Estávamos com pessoas que vieram de um lugar incrível como Graspop e ficaram impressionadas com a magnitude do Wacken.

A multidão às vezes é tão avassaladora que, para cumprir as rígidas leis de segurança alemãs, é proibido chamar as rodinhas ou o wall of death sob ameaça de interromper o show. Aconteceu alguma coisa? Não. Mas na época os estúpidos da Love Parade enlouqueceram e muita gente morreu. Agora, como sempre, pagamos por isso. Você sabe. Os de camiseta preta são sempre os ruins.

Não estávamos no acampamento, mas ainda estávamos envolvidos na bagunça quando fomos buscar nossa pulseira de credenciamento. Valeu a pena.

A chuva passou e o festival finalmente começou. Quarta-feira seria um dia de caos, pois a chuva afetou o cronograma. E o aguaceiro trouxe consigo algumas avarias elétricas e de comunicações que colocaram os técnicos em alerta.

 

Quarta-feira, 2/8

Tudo começou mais tarde do que o esperado, com alterações de horários. Tudo isso gerou confusão no primeiro dia e muita gente perdeu algumas apresentações.

Começamos o dia no Bullhead, sede da W:O:A Batalha Metálica. Lá curtimos boa parte das bandas presentes na final internacional desde o início atrasado. Tudo começou às 13h55 com a apresentação do Left Ovr, grupo porto-riquenho que representou a Metal Battle of the Caribbean. Eles chegaram com seu country metal para fazer história no Wacken, pois são a primeira banda porto-riquenha a pisar no Wacken nos 32 anos de história do festival. Vinte minutos cheios de boas músicas como “Not For The Masses” que pensei que poderiam colocá-los no top 5, embora no final não tenha sido o caso. Infelizmente, eles ainda tinham um público pequeno. O local estava aberto há quase uma hora, mas a incerteza e o silêncio nos palcos retardaram a entrada das pessoas.

A Aneuma foi a próxima a subir ao palco. O estresse sofrido pela manhã desapareceu com o primeiro acorde de “Fall Apart”. Cinco músicas e vinte minutos que voaram para os amantes do virtuosismo (sem dúvida o melhor guitarrista da manhã) e uma banda que soava muito compacta, como um grupo veterano. Conseguiram o segundo lugar num concurso que hoje reúne 72 países.

Sable Hills, vencedores do Metal Battle 2022, foram os próximos a subir ao palco do Headbangers Stage e já com uma boa adesão de fãs. Uma hora de show para tocar suas melhores músicas com uma formação renovada em relação ao ano passado. Os japoneses apresentaram um novo solo de guitarra, com o qual ganham presença de palco e imagem e não perdem nada em energia, som ou qualidade.

Enquanto alguns assistiram à homenagem a “Lemmy” Kilmister com a consagração das suas cinzas no Lemmy’s Bar e a presença de Phil Campbell e Mikkey Dee no evento, outros foram conferir as bandas novas.

Metternich, representantes da Áustria, é uma banda veterana que não soa nada mal, mas cujos riffs me lembraram muito alguns do Mötley Crüe ou do Judas Priest. A Omnivortex, da Finlândia, foi a próxima. Eles são uma banda fantástica de Helsinque, a capital, que faz um Death Metal muito bom e contundente. Eles são bons. Porém, gostei muito mais do Krownest da Islândia. Excelente banda de Hardcore Metal de Reykjavik. Energia pura, bom som, boa encenação e muita vontade de conquistar o mundo. A Islândia sempre tem bandas muito boas e não seriam exceção. Strigampire do Canadá veio na sequência. Eu não entendi o que eles queriam dizer. Seus esforços não chamaram minha atenção e decidimos mudar de cenário.

Chegou a hora de comentar que enquanto isso acontecia no Bullhead, no Louder Stage os horários haviam explodido e estavam realmente fora de controle. Tivemos que andar com nossos celulares, mas não conseguimos nem descobrir. Tínhamos 17h15 naquele palco para ver o Ankor e fomos tão longe, mas… eles não estavam lá. Já no Bullhead novamente, descobrimos pelo Facebook deles que as coisas iriam acontecer uma hora depois. Eles também não estavam lá às 18h15. É preciso ressaltar que o Palco Louder fica em um dos extremos do festival e que andando pela lama demorava cerca de vinte minutos para chegar e outros tantos para voltar. Isso significa que passamos cerca de oitenta minutos chutando na lama por nada. Nojo e um espinho na lateral para remover em 2024, porque Ankor obviamente retornará ao Wacken.

Quinta-feira, 3/8

Muitas emoções pela frente. As últimas bandas do Metal Battle e a festa maravilhosa “A Night To Remember”. Já estávamos lá na abertura do Bullhead para ver mais bandas do Metal Battle.

Blacksheep, um power trio da Romênia nos acordou com intensidade e melodia. Boa presença, bons solos, bom Heavy Metal. Trouxe a música dele para casa e ainda gosto dela hoje em dia. Depois deles veio o Phantom Excaliver, uma banda japonesa que adiciona elementos do Kawaii metal ao seu Power Metal para atrair poderosamente a atenção e entreter. Com a música “Yasassá” fizeram todos cantar e sem dúvida essa interação com o público os ajudou à vitória, embora tecnicamente provavelmente não fossem os melhores.

A Hungria se apresentou com o Tiansen, quinteto de Budapeste liderado por Radó Éden, uma vocalista fantástica que chamou a atenção com seus cabelos verdes, um visual marcante para chamar a atenção para a música moderna, dance, com clara influência pop e com um guitarrista que tocava muito mais do que seus ritmos pareciam deixar transparecer. Talvez moderno demais para um festival como o Wacken. Independente dos gostos, boa banda.

O Forastero Western Metal veio do Uruguai com um metal influenciado pelo far west country e um visual marcante que não esconde as deficiências da banda. Muito solto. Ghetto Ghouls veio com seu thrash da Noruega. Bom show de uma banda de estilo pouco original, thrash puro e simples, mas que incorpora dois vocalistas, o que dá muito jogo tanto nas vozes quanto na movimentação pelo palco graças às suas alternâncias. Bons temas e diversão. Diesanera veio da Itália para terminar na quinta colocação. Metal gótico com visual marcante, carregado de maquiagens marcantes e numa vibe que talvez nos lembrasse Powerwolf, talvez com alguma influência de Hämaton ou mesmo de Marilyn Manson. Ritmos maquinistas com música que vem de muitas fontes, talvez muitas, mas que não parecem desagradar.

Middle Grounds veio de ninguém menos que da África do Sul e graças à ajuda financeira da Fundação Wacken. Metalcore totalmente extremo com um grande frontman, Brandon Render. Israel trouxe Andrelamusia, uma banda Symphonic Deathcore de Haifa, como representantes. Encenação muito boa, todos em preto e verde fósforo e com um par de barris com o logótipo do material tóxico como adereços para dar mais visibilidade a um espetáculo muito bem preparado. Eles ficaram em quarto lugar. Aliás, embora o nome seja difícil de pronunciar, a tradução é muito simples. Andrelamusia significa “caos”.

Depois dos israelitas, em direção ao Infield. “A Night To Remember” do Wacken começou na noite de quinta-feira, dia das lendas, algo que nunca se pode perder. Estávamos na abertura e foi glorioso.

Meia hora atrasado, Skyline subiu ao palco. É a primeira vez que vejo atrasos no Infield em 17 anos que participo do festival. Eles começaram a trovejar com seu hino “W:O:A” e depois começaram com seus covers. Van Halen, Led Zeppelin, AC/DC… e com participação especial de Simon Olsen da Baest. Bom começo para uma noite que acabaria sendo incrível.

Bandas como Vixen sempre trazem boas lembranças. Você sempre os associa a algum momento da sua vida e cada vez que uma de suas músicas toca você acaba sentindo nostalgia. Nunca tinha conseguido vê-las ao vivo e levei quase quatro décadas para tirar um espinho que já estava me machucando. Pouco resta da formação original, apenas Roxy Petrucci na bateria. Hoje eles são uma espécie de mistura entre Vixen e Femme Fatale, outro grupo glam dos anos 80 com o qual também vibramos. E assim foi o show oferecido pelo quarteto no Wacken, pois além de músicas do grupo, também foram tocadas algumas músicas do Femme Fatale. “Yankee Rose” de David Lee Roth tocou como introdução antes de começar com “Rev It Up”, música que abriu seu segundo álbum e na qual Ron Keel colaborou na composição. Boa para começar e se surpreender desde o início com Lorraine Lewis muito boa na voz e no preparo físico apesar dos 64 anos, que até ousou se jogar na plateia e surfar na cabeça dos fãs. “Waiting for the Big One” foi a primeira que tocaram de Femme Fatale, com Britt Lightning parecendo ótimo como Jackson, que por sinal, você pode adivinhar mais do que ver no show ao vivo de Alejandro Sanz “La Música no se Play – Live”. Seguiram-se “How Much Love”, “Cruisin” e a maravilhosa “Crying”. Claro que não faltou “Edge of a Broken Heart”, um dos momentos mais legais do Wacken 2023. Maravilhoso.

Uriah Heep de novo em Wacken. É sempre bom vê-los. Eles abriram com “Against the Odds” e continuaram com “The Hanging Tree”. Gostamos muito de “Between Two Worlds” e ainda mais de “Stealin’”, mas tínhamos em mente que o Baest estava tocando no Bullhead, e depois de tê-los visto em turnê não queríamos perdê-los em hipótese alguma. Assim, depois de apenas vinte e cinco minutos, voltamos à lama para observar os extremos dinamarqueses.

O sol castigava e castigava os milhares de metaleiros que compareceram ao encontro com o Baest. Músicas como “Marks of the Undead” ou “Crosswhore” costumam tocar no player de quem já as descobriu. Se somarmos a isso que músicas como a recente “Ecclesia” já são sucessos, você tem. Muita gente no palco W:E:T para vê-los com um som impressionante e um Olsen muito comunicativo se fazendo entender e até dizendo um “obrigado” em espanhol perfeito. Não há ninguém que detenha o rolo compressor dinamarquês. Bandaza.

Não saímos do local. O Immolation foi o próximo, e embora não seja uma banda que eu possa me orgulhar de seguir, eu queria vê-los por um tempo antes de retornar ao Infield e retomar a noite das lendas. “An Act of God” do seu último álbum “Acts of God” serviu para iniciar um espectáculo que se baseou justamente no álbum de referência do momento. Vimos cerca de vinte minutos superintensos que não deram trégua exceto “Harnessing Ruin”, que quase soou como uma balada em meio a tanta batida. Eu amei.

No Infield estavam esperando o Hammerfall, pensamos que veríamos apenas parte do show e no final, devido ao atraso nos horários, vimos na íntegra. “A Night To Remember” aconteceu sem água e pudemos curtir ao máximo a música. A chuva estava cheia de sucessos, incluindo até um medley de músicas de “Crimson Thunder”. A banda soando como uma glória abençoada e com um repertório de ótimas músicas ao alcance de poucos. Os nomes lendários desaparecerão em breve e o Hammerfall está em boa forma para estar no topo do revezamento. Por enquanto nós os temos lá.

Kreator em Wacken faz as pessoas surfarem na lama e ninguém parece se importar. Sempre que os vejo ao vivo é difícil pensar que poderia haver uma banda melhor. Tons vermelhos no palco e hinos como “Satan is Real” para nos enlouquecer e querer que nunca acabe. Sem dúvida um dos concertos do Wacken 2023, com até o seu “Violent Mind” presente.

Mais uma vez tive a oportunidade de ver o Helloween. A ocasião foi imbatível, no Wacken e como atração principal da noite conhecida como “A Night To Remember”, quase nada. No set list, presença de músicas antigas e também novas cujo resultado foi um concerto de altos e baixos, com momentos verdadeiramente gloriosos, outros algo esquecíveis e um final impressionante.

“Skyfall” serviu de abertura. Uma música criada buscando alcançar a atmosfera de músicas do passado que não é alcançada conforme o público reage. Aconteceu também com “Mass Pollution” e “Best Time”, a resposta foi fria. De qualquer forma, a cada recessão, veio depois uma alta. Depois de “Skyfall”, “Eagle Fly Free”, depois da dor de “Mass Pollution”, “Future World”, depois de “Best Time”, “Dr. Stein”, então fomos engolindo-os com um som muito bom e um excelente trabalho de palco de todos. Kai Hansen foi o primeiro a se dirigir ao público, lembrando que estávamos em “A Night To Remember” e que eles vieram prontos para que fosse uma noite maravilhosa para ser lembrada. Ele fez isso em inglês, apesar de estar em seu país. Nem todas as bandas alemãs tinham esse detalhe. Eles lançaram metade de “Walls of Jericho”, uma maravilha. “How Many Tears” me deu arrepios. Para o bis havia “Perfect Gentleman”, “Keeper of the Seven Keys” e “I Want Out” que ouvíamos prestando mais atenção ao céu do que ao palco. E 400 drones desenharam o logotipo da banda e a abóbora no céu de Wacken. Belo final. Verdadeiramente, uma noite para recordar.

Sexta-feira, 4/8

Começamos o dia com a apresentação à imprensa do novo álbum de Doro. Ouvimos até nove músicas pela primeira vez na companhia do alemão para chegar à conclusão de que “Conqueress: Forever Strong and Proud” é um ótimo álbum.

Atrás disso veio a gala do Metal Battle e sua cerimônia de premiação. Phantom Excaliver do Japão recebeu o prêmio dos vencedores dos seus compatriotas Sable Hills, vencedores da última edição. Nosso Aneuma ficou em segundo lugar. Terceiro: %0 Mercúrio da Ucrânia. Israel com Andrelamusia ficou em quarto lugar e o quinto lugar foi ocupado pelos italianos Diesanera. Após a gala e festa subsequente, para o Infield.

Santiano nos recebeu com sua música alegre. Nós dançamos. Não é que eu possa me orgulhar de ser um grande fã deles ou de ouvi-los muito, mas ao longo dos anos controlei alguns de seus sucessos, então gostei muito de músicas como “Hooray for Whiskey”, “The Irish Rover” e especialmente com “Auf nach Californio”. Festa completa.

Megadeth teria sido perfeito no Wacken se não fosse pelo fato da voz de Mustaine estar por um fio, como a de Carlos de Castro. Às vezes parecia que a sua música era instrumental. Claro, eu me diverti muito de qualquer maneira, e o setlist estava carregado de sucessos, e as músicas são o que conta. Começando com “Hangar 18”, “Wake Up Dead”, “In My Darkest Hour” e aquele novo clássico que é “Dystopia” vai sair para vencer. “Sweating Bullets’” tocou, minhas favoritas “Angry Again” e “A tout le monde” fizeram todo o show do Wacken cantar. Mas o melhor ainda estava para acontecer. E foi aí que apareceu em cena Marty Friedman, que, sem quase trocar olhares com Mustaine, foi contribuindo com suas seis cordas em “Trust”, as mágicas “Tornado of Souls” e “Symphony of Destruction”. “Mechanix”, “Peace Sells” e como final do encore “Holy Wars… The Punishment Due” novamente com a presença de Marty Friedman.

O momento mais esperado da noite havia chegado. Iron Maiden novamente em Wacken. Quarta vez dos londrinos no festival, que abriram magnificamente com “Caught Somewhere in Time”. Desde o primeiro solo de Adrian Smith já observamos que o guitarrista hoje é mais parte da banda. Seus solos são os melhores, sua guitarra soa melhor que qualquer de seus pares, sua presença de palco é top e ele também canta muito e bem. Depois de “Stranger in a Strange Land” veio o primeiro intervalo, com a fala de um Dickinson que provavelmente a prolongou para dar uma folga aos companheiros, mas que quebrou o ritmo de um concerto, que como sempre teve uma cenografia maravilhosa e o visual de Eddie em diferentes versões, sendo a minha preferida sem dúvida a nova de “Senjutsu”.

“The Writing on the Wall” é uma das minhas músicas favoritas do momento. O início do Smith, com aquele riff que ele inventou para a música, que tem sua marca 100%, é pura magia e uma verdadeira alegria. O grupo baixa as rotações ao limite, provavelmente devido ao problema de saúde de Nicko, que você já conhece muito bem. O fato é que lançaram de imediato “Days of Future Past”, “The Time Machine”, o dispensável “The Prisoner” – onde Smith literalmente comeu o solista nos refrões – e “Death of the Celts”. Pareciam muito bons, mas quase sem perceber eu estava bocejando, algo que nunca tinha acontecido comigo com eles. A história melhoraria mais tarde, mas no final. E depois de “Can I play with Madness” veio a desgastada “Heaven Can Wait”, uma música cansada, e acho que a única música que odeio daquela que é a minha banda favorita. Foi ótimo ouvir “Alexander the Great” ao vivo, mas não é como se fosse para muitas pessoas. “Fear of the Dark” e “Iron Maiden” finalmente serviram para acordar, mas já estavam se despedindo. Para o encore “Hell on Earth” que serve para prolongar o tempo de execução sem forçar muito o maquinário e por fim, dois verdadeiros hits para finalizar deixando um gosto bom na boca “The Trooper” e “Wasted Years”. Voltamos loucos.

Depois do Maiden, a galera então se dissipou gradativamente do Infield com a apresentação de Wardruna, uma maravilhosa proposta de música acústica viking defendida por Kvitrafn, ex-integrante de bandas emblemáticas da cena norueguesa como Gorgoroth. Foi como ouvir a banda sonora da série “Vikings”, e embora a música seja totalmente hipnótica, também é verdade que querer desfrutar dela depois de um dia inteiro, com os pés enterrados na lama, não é a situação ideal. Antes de terminarem, nós saímos.

Sábado, 5/8

Chegamos no sábado com as pernas quebradas. Escolhemos The Answer para começar. A magia do Hard Rock é sempre boa, e no Wacken não é menos divertida. Eles coincidiram com The Alestorm, que tocava no Infield, uma das bandas da moda. Preferimos a qualidade da música irlandesa com alma blues. Músicas como “Blood Brother”, “Under Sky” ou “Sundowners” são sempre boas. Se no final colocarem alguma música tradicional e fecharem com “Preachin’”, então está tudo perfeito.

Fiquei curioso para ver Empire State Bastard. O interesse desapareceu rapidamente. Uma tropa muito extravagante fazendo barulhos insuportáveis em momentos que duvido muito que tenham alguma coisa a ver com heavy metal no corpo ou na alma. Na Espanha eles farão sucesso.

Be’Lakor acontece em todos os festivais do norte da Europa. Eu nunca os tinha visto ao vivo antes e a ocasião foi a melhor. Ótimo som, palco muito profissional e uma banda que sabe o que está fazendo. Morte melódica de Melbourne de qualidade infinita com um equilíbrio fantástico entre palheta crua e melodia. Desde o primeiro acorde de “Venator” eles já me conquistaram e eu já sabia que não queria sair do meu lugar. Solos muito bons e total equilíbrio nas harmonias para me oferecer pessoalmente um dos melhores momentos da semana. Muito bom, com ótimas músicas como “Abeyance” ou “Roots to Sever” carregadas de épico viking, embora sua terra esteja do outro lado do mundo.

Nestor foi o próximo à esquerda do palco. Após o download australiano, talvez não fosse o melhor momento para mudar para música estilo AOR… Nuvem de teclados e música adoçada ao ponto da exaustão. Um desperdício de música açucarada apoiada em bons riffs e um refrão completo, com aqueles solos que lembram tanto a sonoridade de Jon Norum. Músicas boas como “Stone Cold Eyes” que te fazem vibrar principalmente se você viveu os anos 80, que é a música que eles lembram sem perder um toque cafona. Para “Tomorrow” tiveram o fabuloso Lollo Gardtman.

Evergrey veio a seguir. Por um motivo ou outro, nunca pude vê-los ao vivo e sempre gostei deles. Então eu gostei desde o começo, quando eles começaram com “Save Us”, embora não soasse muito bem. Apoiados em algumas músicas por alguns samplers, que não sei até que ponto eles precisam, sinceramente, soaram melhor começando com “Call Out the Dark”, a terceira música das dez que acabaram oferecendo. Os suecos fecharam com “King of Erros” e me deixaram muito feliz. Mais um entalhe no rifle. Menos uma conta pendente.

Depois precisávamos saber como queríamos encerrar nosso tempo no Wacken 2023. Tinha que ser muito especial e foi assim que fizemos. Passamos para o último canto do festival, para o Palco Welcome to the Jungle. Lá, como todas as noites, nossos amigos do Alien Rockin’ Explosion se apresentaram, e depois de vários dias sem ousar ir até lá por causa da lama, desta vez com o terreno agora transitável não havia desculpas. Então fomos curtir o Maschine Late Night Show do qual os espanhóis participam todas as noites há cinco edições.

Chegamos na hora certa e pudemos cumprimentar os músicos. O show de meia hora foi muito divertido, misturando músicas próprias com covers, com o quarteto cuidando da encenação com o apoio de um telão gigante no fundo do palco. Enquanto o grupo se esvaziava no palco, o seu vocalista Red-Trysha desceu e circulou entre o público na cervejaria que acompanha este palco, para incentivá-los e acompanhá-los na festa, algo realmente complicado. E depois de quatro dias de festival, quem senta já quer nunca mais se levantar, ainda mais numa edição de quebrar pernas como a que acaba de concluir, onde o esforço de se deslocar na lama esgota qualquer um. Mas o grupo não desistiu e terminou com aplausos.

Para nós foi a melhor despedida do festival. O Wacken 2023 acabou. Foi cansativo, o mais exigente, mas… mal podemos esperar para voltar. Faça chuva ou faça sol.

Por Larry Runner; Fotos: Sérgio Blanco