Show virtual do Kiss será diferente de tudo, diz Paul Stanley
Em uma nova entrevista ao podcast “Behind The Setlist” da Billboard, o guitarrista/vocalista do Kiss, Paul Stanley, falou sobre a decisão da banda de vender todo o seu catálogo musical, imagem e nome da marca para a empresa sueca Pophouse Entertainment, responsável pelo “ABBA Voyage”. Ele disse: “O acordo com a Pophouse é revolucionário, mas também está muito alinhado com a banda. A ideia de vender nossos direitos autorais ou algo do tipo nunca esteve no nosso radar. O que queríamos, se fosse o caso, era encontrar parceiros que entendessem a amplitude e a magnitude não apenas da música ao longo das décadas, mas dos personagens, das personas que criamos e que têm um valor intrínseco.”
“Pophouse fez um ótimo trabalho com o show do ABBA que acontece fora de Londres e está com ingressos esgotados por três anos. É realmente um entretenimento incrível”, continuou Paul. “As pessoas ficam encantadas com ele. Eu levei minha esposa no mês passado, e eu já tinha visto no ano passado. Então, a Pophouse entendeu o que queríamos fazer e que o que queremos criar é algo de última geração. Agora, lembre-se de que o show do ABBA já é uma tecnologia mais antiga, porque a tecnologia avança a uma taxa exponencial. Então, quando o show começou a ser apresentado, já havia novas tecnologias. Vamos trabalhar com a ILM [Industrial Light & Magic], a empresa de George Lucas, e estamos criando algo que não é um show de concerto. A ideia de um holograma, e não é um holograma, mas esse termo parece ser muito usado, a ideia de um show simulado não é o que queremos fazer. Sinceramente, eu acharia isso entediante. Quer dizer, por quanto tempo você pode pensar: ‘Uau, isso parece mesmo um amplificador’. Então, o que estamos criando é uma experiência imersiva que os fãs de Kiss vão adorar e que pessoas que nunca foram expostas à banda ou que não gostem de certos aspectos dela vão precisar ver. É uma experiência imperdível. Está além de qualquer coisa que alguém já tenha contemplado. A ideia de fazer um show simulado é — para nós, isso é coisa da idade das trevas.”
Usando tecnologia de ponta, a Pophouse Entertainment Group, fundada por Björn Ulvaeus, do ABBA, criará versões digitais do Kiss. O projeto foi apresentado no show final da banda em Nova York, em dezembro de 2023.
Stanley disse: “Bem, [apresentar o projeto no show final no Madison Square Garden] foi uma faca de dois gumes, porque eu sei que havia pessoas que queriam ver ou mostrar o que estava acontecendo nos bastidores, mas honestamente, estava em uma fase tão inicial que alguns de nós tínhamos dúvidas sobre mostrar isso, porque daria às pessoas a ideia de que aquilo era o que estávamos fazendo. E está longe, muito longe disso. Aquilo foi apenas um primeiro — não quero dizer rascunho, mas uma versão inicial do que está por vir e que ainda está sendo trabalhada. Tem pouca semelhança com o que foi mostrado. O que estávamos mostrando era apenas o começo da ideia de que podemos continuar além da carne e osso.”
Quando perguntado sobre os relatos de que o show de avatares do Kiss estreará em 2027 em Las Vegas, Stanley disse: “O que posso dizer é que a tecnologia que está sendo usada, que é uma evolução da tecnologia usada no show do ABBA, precisa ser instalada, e basicamente um prédio tem que ser construído ao redor dela. Isso não é algo que você pode levar para Kansas City hoje, e amanhã viajar com seu projetor para fazer o show. Exige uma arena, por assim dizer, que seja usada exclusivamente para um show desse tipo. Mas não é algo que possa acontecer às quartas e quintas ou aos sábados e domingos, e depois algo diferente durante a semana.”