Vídeo de 45 minutos do Nightwish tem bastidores de ‘Yesterwynde’
Nos últimos meses que antecederam o lançamento mundial do mais novo trabalho do NIGHTWISH, “Yesterwynde”, em 20 de setembro, o grupo compartilhou diversos episódios revelando mais detalhes sobre a criação deste magnífico álbum, que encerra a trilogia iniciada com “Endless Forms Most Beautiful” em 2015. Desde as primeiras sessões de reprodução de demos em quartos de hotel por todo o mundo durante a turnê mundial de “Human. :II: Nature.” até os ensaios remotos em uma cabana em Röskö, passando pelas performances vocais impressionantes de Floor Jansen em seu estúdio doméstico até as gravações orquestrais no Abbey Road Studios, em Londres, este documentário de 45 minutos, dirigido por Ville Lipiäinen, detalha o longo caminho de transformação das ideias, histórias e músicas de Tuomas Holopainen no opulento trabalho que é “Yesterwynde”. Confira abaixo.
O multi-instrumentista do NIGHTWISH, Troy Donockley, comenta: “‘Yesterwynde’ está cheio de segredos, mas, se as estrelas estiverem alinhadas, talvez você encontre algumas respostas nele…”
Holopainen disse anteriormente sobre o novo álbum do NIGHTWISH: “‘Yesterwynde’ levou mais tempo para ser feito do que qualquer álbum anterior do NIGHTWISH. O novo álbum foi intensamente trabalhado por três anos e meio. Minha ambição e devoção realmente dispararam, e eu simplesmente não conseguia deixar o processo criativo – e nem queria. Ao longo do caminho, ‘Yesterwynde’ se tornou tanto uma obsessão estimulante quanto um refúgio reconfortante para mim. Todos os aspectos da produção — composições, letras, arranjos, arte da capa, vídeos, mixagem e assim por diante — receberam mais atenção do que nunca.”
O resultado? Há um sentimento fascinante, porém inexplicável, de que o NIGHTWISH conseguiu mais uma vez encontrar nuances, temperos e perspectivas inéditos em seus novos trabalhos após uma carreira com nove álbuns clássicos.
“‘Yesterwynde’ é uma experiência que leva tempo para ser assimilada,” explicou Holopainen. “Os elementos mais marcantes das músicas são facilmente reconhecíveis, mas, abaixo da superfície, há uma grande quantidade de detalhes e características intrigantes.”
Ele continuou: “É interessante – mas não surpreendente – que ‘Yesterwynde’ tenha atraído uma variedade de opiniões. Alguns afirmaram que este é o álbum mais ‘banda’ até hoje. Para outros, parece ser o lançamento mais pesado e sombrio do NIGHTWISH. Também foi chamado de nosso álbum mais progressivo. E a lista continua.”

