Phil Collins se aposenta da música por causa da saúde
Uma das maiores estrelas do rock diz que encerrou sua trajetória na música aos 74 anos. Phil Collins, cuja carreira solo talvez tenha até superado o sucesso que ele desfrutou como vocalista e baterista do Genesis, afirmou em uma nova entrevista publicada em 2025 na Mojo: “Fico pensando que deveria descer até o estúdio e ver o que acontece. Mas já não tenho mais fome disso. A questão é que estive doente, muito doente…” Ele não entrou em mais detalhes.
Collins tem sido severamente afetado por problemas na coluna, desenvolvidos ao longo de uma carreira aclamada tocando bateria. Seu estilo marcante ficou eternizado no revolucionário hit solo de 1981, “In the Air Tonight”, mas seu modo enérgico de tocar em turnês com o Genesis – geralmente acompanhado pelo segundo baterista da banda na estrada, Chester Thompson – cobrou seu preço.
Ele sofre há anos com “pé caído” como resultado de uma cirurgia na coluna, o que dificulta sua locomoção. É frequentemente visto em uma cadeira de rodas e usando uma bengala para caminhar. Em sua turnê solo de “retorno” em 2017 e novamente na turnê de reunião do Genesis entre 2021 e 2022, o debilitado Collins se apresentou sentado em uma cadeira, enquanto seu filho, Nic, assumiu a bateria.
Pouco depois do início da turnê solo de 2017, “Not Dead Yet”, Collins se levantou no meio da noite para ir ao banheiro e escorregou em seu quarto de hotel, batendo a cabeça em uma cadeira na queda, o que causou o adiamento de várias datas.
Em uma coletiva de imprensa ao anunciar essa turnê, Collins declarou: “Os 60 anos tocando bateria realmente acabaram com minha coluna e meu quadril.” Sobre seu filho Nic, que na época tinha apenas 16 anos, ele afirmou: “Ele é fantástico.” Atualmente, Nic está em turnê com Mike + the Mechanics, o projeto paralelo de longa data do membro original do Genesis, Mike Rutherford.
Collins é considerado um dos apenas três artistas que venderam mais de 100 milhões de discos tanto em grupo quanto como artista solo. Os outros dois: Paul McCartney e Michael Jackson.

