Morre Joey Molland, do Badfinger, aos 77 anos de idade
Joey Molland, mais conhecido por seu trabalho com a agora lendária banda galesa BADFINGER, faleceu aos 77 anos. A notícia do falecimento de Joey foi anunciada por meio de uma postagem na página Original Badfinger no Facebook, que informou que Molland estava cercado por sua namorada de longa data, Mary, seus dois filhos e outros membros da família.
A causa da morte foi divulgada, mas Molland enfrentava problemas de saúde, incluindo pneumonia, nos últimos meses.
Assinado com o selo Apple, da THE BEATLES, no final dos anos 60, o BADFINGER conquistou quatro sucessos consecutivos em todo o mundo entre 1970 e 1972: “Come And Get It”, “No Matter What”, “Day After Day” e “Baby Blue”. Em 1971, uma versão da música “Without You”, do BADFINGER, gravada por Harry Nilsson, tornou-se um hit número 1 na parada da Billboard. Molland continuou mantendo viva a chama do BADFINGER por meio de shows e gravações ao longo dos últimos 40 anos.
Os membros do BADFINGER interagiram de várias formas com cada integrante da THE BEATLES, incluindo suas carreiras solo. Paul McCartney escreveu e produziu o primeiro single da banda, “Come And Get It”. Joey e Tommy Evans tocaram violões em “Jealous Guy” e “I Don’t Want To Be A Soldier, Momma”, de John Lennon, no álbum “Imagine”. Pete Ham e Tommy contribuíram com vocais de apoio em “It Don’t Come Easy”, de Ringo Starr. Toda a formação original do BADFINGER participou do icônico álbum triplo de George Harrison, “All Things Must Pass”, e também do igualmente inovador evento beneficente The Concert For Bangladesh.
A história do BADFINGER é, sem dúvida, uma das mais tristes e trágicas do rock. Mas uma coisa é certa: o grupo, que praticamente inventou o “power pop”, era repleto de grande talento. Três grandes compositores em uma só banda remetiam aos fundadores originais de seu selo, a THE BEATLES. Talvez o mais subestimado dos três no BADFINGER fosse o guitarrista de Liverpool, Joey Molland. Seu talento como compositor começou a florescer no álbum mais notável da banda, “Straight Up”, de 1971. Molland contribuiu com cinco músicas para o quarto disco do grupo, incluindo “I’d Die Babe”, “Sweet Tuesday Morning” e “Suitcase”. Joey continuou a tocar e compor enquanto o BADFINGER seguia pelos anos 70 gravando e fazendo turnês. Grandes álbuns, como “Wish You Were Here”, de 1974, foram prejudicados por má administração da gravadora e problemas de gestão pessoal. Em 1975, o líder do grupo, Ham, faleceu tragicamente. Molland acabou deixando a banda, retornou e saiu novamente para iniciar sua carreira solo.

