Epica lança vídeo de ‘T.I.M.E.’, do novo álbum ‘Aspiral’
Um dos pioneiros do metal sinfônico, EPICA, retornam com um hipnotizante terceiro single de seu próximo álbum, “Aspiral”, que verá a luz do dia em 11 de abril via Nuclear Blast. “T.I.M.E.” é uma faixa que leva os ouvintes a uma jornada de autodescoberta, pois seu título representa “Transformation, Integration, Metamorphosis and Evolution” e explora a arte de morrer — mais especificamente, a morte do ego e os passos necessários para alcançar o crescimento pessoal e espiritual. Dando vida a essa visão está o novo videoclipe criado por Dave Letelier, que captura a estética assombrosa da música.
Em uma entrevista recente ao apresentador do Paltrocast, Darren Paltrowitz, a vocalista do EPICA, Simone Simons, foi questionada se foi um processo “difícil” fazer “Aspiral”. Ela respondeu: “Não pareceu difícil. Foi definitivamente mais intenso porque agendamos mais acampamentos de composição, onde nos reuníamos para trocar ideias e nos inspirar mutuamente, também junto com nosso produtor. E acho que, comparado a como fazíamos antigamente, digamos antes de ‘[Omega]’ de 2021, muitas vezes estávamos compondo e gravando enquanto ainda estávamos na estrada. E isso, eu acho, é mais difícil. Aprendemos com esse erro ao reservar mais tempo, liberando nossa agenda para realmente focar na composição e gravação do álbum, para manter o fluxo e encontrar um equilíbrio melhor. Nós fizemos muitas turnês ao longo da nossa carreira, mas para nós também é importante dedicar a energia e o foco certos para criar novas músicas, porque isso definitivamente é a prioridade. Sem música, não podemos fazer turnês. Claro, temos muitos álbuns agora, mas ainda assim, é um novo jeito de trabalharmos atualmente.”
Para celebrar o lançamento de “Aspiral”, o EPICA fará três shows exclusivos nos Estados Unidos no início de maio: em Nova York, Atlanta e Los Angeles.
O título do LP “Aspiral” deriva da escultura de bronze homônima criada pelo escultor e pintor polonês Stanisław Szukalski em 1965 e simboliza renovação e inspiração — palavras-chave que definem o EPICA em 2025. No trabalho de Szukalski, cada detalhe é uma obra de arte por si só, e sempre há mais na história do que se imagina à primeira vista. A banda viu isso como a analogia perfeita para a criação deste nono álbum: cada música se sustenta sozinha com uma vibração e um significado distintos, enquanto juntas se fortalecem em um esforço monumental.

