Don Airey relembra 1º ensaio com o Black Sabbath: ‘Fama ruim’
Durante uma aparição no podcast Music Buzzz, o tecladista Don Airey, que tocou com inúmeros grandes nomes do hard rock, incluindo BLACK SABBATH, JUDAS PRIEST, DEEP PURPLE e WHITESNAKE, foi perguntado como ele aborda uma sessão com uma banda que é “estabelecida e conhecida”.
Ele disse: “Ao entrar nas sessões do BLACK SABBATH, eles tinham uma reputação terrível – [o guitarrista] Tony Iommi por bater nas pessoas, [o cantor] Ozzy [Osbourne por ser] louco. Então eu entrei com meus teclados e os montei e então todos eles entraram. E a primeira coisa que Ozzy disse foi: ‘Você gostaria de uma xícara de chá?’ ‘Eu adoraria uma, por favor, Ozzy.’ Então nós nos sentamos, tomamos uma xícara de chá. Era como estar na sala de estar de alguém com uma família, que era o que eles eram – eles eram uma família… Eles eram simplesmente maravilhosos. O mesmo com o JUDAS PRIEST. O mesmo com todas essas bandas. O mesmo com o PURPLE.”
Sobre como surgiu o trabalho com o DEEP PURPLE para ele em 2002, Don disse: “Jon [Lord, ex-tecladista do DEEP PURPLE] ficou doente. E eles tinham algumas sessões, alguns festivais [agendados] e [o baixista do DEEP PURPLE] Roger [Glover] me telefonou. Ele disse: ‘O que você está fazendo amanhã?’ ‘Estou regendo uma orquestra em um festival galês.’ Ele disse: ‘O que você está fazendo depois de amanhã?’ Eu disse: ‘Nada de mais.’ Ele disse: ‘Bem, o DEEP PURPLE precisa de você. Nós vamos fazer [um festival em] Skanderborg [Dinamarca]. Jon está doente. Você pode substituí-lo? Apenas três shows.’ Eu disse: ‘Ok.’ Você pode me enviar a setlist, Rog? Ele disse: ‘Oh, setlist?’ Ele disse: ‘O que você quiser.’ Eu fiz um ensaio à tarde com [o então guitarrista do DEEP PURPLE] Steve Morse. Ele tinha um número chamado ‘The Well-Dressed Guitar’ que Jon nunca aprenderia. Então, com a minha entrada, ele viu sua chance de colocá-la no set. Então ele me ensinou ‘The Well-Dressed Guitar’. Então essa também foi incluída no set. Então eu subi ao palco e tive que improvisar, na verdade. Ou você faz ou não faz… Eu substituí Jon por 20 shows e depois não pensei mais nisso, exceto o quão maravilhoso tinha sido. E então eles me telefonaram e disseram: ‘Jon saiu. Temos quatro nomes na lista de tarefas, todos eles seus. Você gostaria de entrar?’ Eu disse: ‘Vou ter que dormir sobre isso. Sim.'”
Airey lançou seu mais recente álbum de estúdio, “Pushed To The Edge”, em 28 de março via earMUSIC.
Juntando-se a Airey em “Pushed To The Edge” está uma formação de estrelas com Carl Sentance (NAZARETH) e Mitchell Emms (“The Voice UK”) nos vocais, o guitarrista do DEEP PURPLE Simon McBride, o baterista Jon Finnigan e o baixista Dave Marks.

