Rick Hunolt: Metallica e Slayer se ‘inspiraram’ no Exodus
O ex-guitarrista do EXODUS, Rick Hunolt, foi entrevistado pelo podcast Pod Scum. Depois que Ruger observou que a dupla de guitarristas Hunolt e Gary Holt do EXODUS é tão icônica quanto a equipe de guitarra do METALLICA de James Hetfield e Kirk Hammett e de Jeff Hanneman e Kerry King do SLAYER, Hunolt disse: “Obrigado, cara. Bem, estávamos lá no começo, e honestamente, não tenho medo de dizer que provavelmente — nós inspiramos muito aqueles caras, todos os caras que você acabou de nomear. Mas éramos todos da mesma exata ameba. O DNA era praticamente o mesmo aqui na Costa Oeste com este pequeno grupo de guitarristas.”
“Tocar em uma banda por 30, 35 anos com Gary foi incrível”, continuou Rick. “Nós nos respeitávamos — ainda nos respeitamos até hoje — muito, muito. E nos amamos muito, muito. E seremos irmãos para sempre. Com certeza. Ele é um cara ocupado. E eu concordo — Gary Holt é um escritor de riffs fenomenal, cara. Fenomenal.”
Perguntado qual parte de seu tempo no EXODUS foi “o auge” de sua carreira em termos de seu toque de guitarra, Hunolt disse: “Se eu tivesse que empilhar todos os álbuns bem na minha frente e olhar as performances em cada álbum… Se você está falando de guitarra solo… Vou te dizer uma coisa. Vou ter que escolher “Tempo Of The Damned” [de 2004], no que diz respeito à guitarra solo e à guitarra rítmica. Porque eu era um ser humano realmente doente durante aquela sessão de gravação. Eu podia sentir que meu tempo com o EXODUS estava chegando ao fim. E foi devastador, cara. E quando eu volto e ouço aqueles solos, cara, é tipo, ‘Puta merda, cara.’ Eu podia sentir a dor. Na minha alma, cara, eu podia sentir. E alguns dos solos são apenas, na minha opinião, alguns dos melhores que já gravei. E então eu vou dizer “Tempo Of The Damned”. Quero dizer, comercialmente, eu teria que dizer “Fabulous Disaster” [de 1989], no que diz respeito ao sucesso comercial com “Toxic Waltz” e a turnê “Headbangers Ball”. E então, no que diz respeito a ser inovador, eu teria que dizer “Bonded By Blood” [de 1985]. Existem diferentes categorias na maneira como eu olho para o catálogo e penso: ‘Uau.'”
Hunolt é atualmente membro do NEFARIOUS, uma nova banda de thrash metal baseada na Califórnia que também conta com Katon W. De Pena (HIRAX) nos vocais, Doug Piercy (HEATHEN, ANVIL CHORUS) na guitarra, Tom Gears (BLIND ILLUSION, ANCIENT MARINER) no baixo e Will Carroll (DEATH ANGEL) na bateria.
O álbum de estreia do NEFARIOUS, “Addicted To Power”, será lançado em 18 de julho de 2025 via Relentless “Metal” Records, com o vinil de colecionador disponível através da Hectic/Bleeding Priest Records.
Embora o EXODUS raramente seja mencionado ao lado do chamado “Big Four” do thrash metal dos anos 1980 — METALLICA, MEGADETH, SLAYER e ANTHRAX — o álbum “Bonded By Blood” mencionado anteriormente inspirou bandas como TESTAMENT, DEATH ANGEL, VIO-LENCE e muitas outras a lançarem suas carreiras e é considerado um dos álbuns de thrash metal mais influentes de todos os tempos.
A formação original do EXODUS consistia nos guitarristas Hammett e Tim Agnello, o baterista Tom Hunting e o vocalista Keith Stewart. Holt se juntou à banda em 1981, enquanto Kirk saiu dois anos antes de “Bonded By Blood” vir à luz e se juntou ao METALLICA a tempo para a gravação de “Kill ‘Em All”.

