Graspop Metal Meeting 2025: veja como foi
Como no ano passado, o Graspop Metal Meeting enfrentou condições climáticas extremas, mas desta vez o Graspop trabalhou sob um sol escaldante — talvez para compensar o dilúvio do ano passado. Slipknot foi apenas uma das bandas que forneceu a trilha sonora perfeita para essa reviravolta do destino.
O Graspop Metal Meeting estava fervilhando de atividade porque o local do festival em Dessel foi novamente preenchido em sua capacidade máxima. Todos os dias, 55.000 headbangers se reuniram para desfrutar do sol e de uma generosa seleção do melhor que o espectro do metal tem a oferecer. O reencontro com nomes conhecidos como Judas Priest, Powerwolf, Behemoth e Korn foi alegre, mas ao mesmo tempo o Graspop honrou sua tradição de apresentar novos talentos. Rise of the Northstar, Falling in Reverse, House of Protection e Yellowcard foram apenas algumas das bandas a fazer sua primeira aparição no Graspop Metal Meeting este ano.
Talentos locais tiveram destaque na programação de 2025. Psychonaut, a banda liderada pelo apresentador de rádio Studio Brussel Thomas Michiels, deu início às festividades deste ano. Após sua primeira apresentação no GMM2024, Brutus recebeu um lugar de destaque este ano no enorme South Stage, e os lendários filhos de Kortrijk, Amenra, surpreenderam a todos com seu estupendo show principal na Marquee na sexta-feira.
Além do usual riffage de metralhadora e batidas pesadas, também houve espaço para uma nova geração, liderada por várias bandas que devem seu sucesso à plataforma de mídia social TikTok. Atrações como Poppy, Nova Twins e Kim Dracula ajudaram a diminuir a idade média no local do festival. Iron Maiden celebrou um aniversário especial no Graspop Metal Meeting na noite de quinta-feira. Balões dourados na multidão soletravam ‘Feliz 50º aniversário Iron Maiden’, arrancando um sorriso do vocalista Bruce Dickinson. Os death metallers poloneses Behemoth surpreenderam amigos e inimigos com uma mini-apresentação única no sky deck. Guiados por tochas, eles subiram no sky deck e se apresentaram diante da multidão em delírio. Menção honrosa vai para as icônicas lendas do rock industrial Nine Inch Nails, que finalmente fizeram sua primeira aparição em Dessel após uma carreira de quase 40 anos. Seu show visualmente espetacular foi a conclusão perfeita para mais um dia de festival bem-sucedido.
Esta edição do Graspop Metal Meeting é verdadeiramente uma para os livros de história, não apenas pela qualidade excepcional das bandas na programação e pela atmosfera inigualável, mas também pelas temperaturas que podem ser melhor descritas como ‘mais quentes que o inferno’. Naturalmente, os organizadores tomaram todas as precauções necessárias para manter as legiões do metal o mais confortáveis possível enquanto se dedicavam ao mais sagrado dos passatempos: celebrar a música pesada. Fiel à sua forma, o Graspop Metal Meeting forneceu acesso a água potável gratuita em todo o local do festival e o número de torneiras foi significativamente ampliado. Protetor solar gratuito também estava disponível em grandes quantidades. Ombros, rostos e cabeças carecas foram diligentemente untados em vários estandes espalhados pelo local e no estande We Care a Lot. Vários sistemas de pulverização foram instalados nos vários palcos para ajudar a manter os neurônios abaixo do ponto de ebulição. Esses grandes canhões pulverizaram uma fina névoa sobre uma multidão agradecida, baixando a temperatura em frente aos palcos para níveis aceitáveis. Fiel ao lema ‘mantenha-se seguro, mantenha-se metal’, os fiéis do Graspop cuidaram uns dos outros como a grande família do metal que são.
Já sentindo nostalgia do GMM2025? Então, não se esqueça de marcar 18, 19, 20 e 21 de junho de 2026 em seus calendários para a 29ª edição do Graspop Metal Meeting! Vamos apaziguar os deuses do tempo e pedir sol generoso, uma ou duas nuvens e uma brisa suave. A esperança é eterna!

