Morre Tim Cronin, baterista fundador do Monster Magnet
Tim Cronin, membro fundador dos pioneiros do stoner rock MONSTER MAGNET, faleceu aos 63 anos. Bob Pantella, do MONSTER MAGNET e THE ATOMIC BITCHWAX, confirmou o falecimento de Tim, escrevendo em uma postagem em rede social: “Palavras não podem expressar o quão ótimo esse cara era… Você tinha que conhecê-lo. Descanse em paz, Tim.”
Foi anunciado em março que Tim havia sido diagnosticado com ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica), uma doença neurodegenerativa progressiva e incurável que causa fraqueza muscular, paralisia e eventual falha do sistema respiratório. Uma campanha no GoFundMe havia sido lançada para ajudar a pagar os cuidados do nativo de Nova Jersey, e arrecadou mais de US$ 100.000.
Cronin ajudou a moldar o som inicial do MONSTER MAGNET com contribuições nos vocais, baixo e bateria após a formação da banda em 1989. Fora do estúdio, Cronin passou mais de três décadas no comando da Jack’s Music Shoppe, uma adorada loja de discos independente em Red Bank, Nova Jersey.
Nos últimos anos, o MONSTER MAGNET passou por várias mudanças na formação, deixando Dave Wyndorf (vocais e guitarra) como o único membro constante.
O MONSTER MAGNET lançou onze álbuns de estúdio até o momento, incluindo o mais recente da banda, um álbum de covers intitulado “A Better Dystopia”, que foi lançado em 2021. Eles são mais conhecidos por seus sucessos dos anos 1990 “Negasonic Teenage Warhead” e “Space Lord”.
O MONSTER MAGNET tem sido creditado por desenvolver e popularizar o gênero stoner rock, juntamente com MASTERS OF REALITY, KYUSS, FU MANCHU e SLEEP.

