Robert Plant lança em setembro debut do Saving Grace
O lendário Robert Plant, do LED ZEPPELIN, anunciou o lançamento de “Saving Grace”, o primeiro álbum com uma nova banda de músicos distintos, que ele chama de “um cancioneiro do perdido e encontrado”. Com lançamento previsto para 26 de setembro pela Nonesuch Records, a gênese de “Saving Grace” começou durante o lockdown em “The Shire”, quando as habituais andanças de Plant foram praticamente proibidas.
Embora suas recentes aventuras tenham se concentrado em Nashville, tendo se reunido com Alison Krauss para o sucesso de 2021, “Raise The Roof”, que liderou as paradas e foi indicado a vários Grammys, foi no interior da Inglaterra que Robert Plant se conectou intimamente com esse grupo diversificado de músicos, que por meio de suas próprias experiências compartilhavam uma inclinação para seus tão amados cantos de canções evocativas. Juntos, Plant e SAVING GRACE — a vocalista Suzi Dian, o baterista Oli Jefferson, o guitarrista Tony Kelsey, o banjista e tocador de cordas Matt Worley, o violoncelista Barney Morse-Brown — passaram os últimos seis anos se desenvolvendo em uma oficina abrangente de estilos e personalidades, tecendo através do tempo e da circunstância com alegria e abandono.
“Nós rimos muito, de verdade. Isso me agrada. Gosto de rir”, diz Plant. “Sabe, não consigo encontrar nenhuma razão para ser muito sério sobre qualquer coisa. Não estou exausto. A doçura de tudo… Essas são pessoas doces e elas estão tocando tudo o que nunca conseguiram expressar antes. Eles se tornaram estilistas únicos e juntos parecem ter chegado a um lugar muito interessante.”
Após seus aclamados lançamentos anteriores pela Nonesuch Records — “Lullaby And… The Ceaseless Roar” de 2014 e “Carry Fire” de 2017 — “Saving Grace” traz mais um capítulo do incessante rugido de Robert Plant à luz. Produzido por Robert Plant e SAVING GRACE — e gravado entre abril de 2019 e janeiro de 2025 em Cotswolds e nas fronteiras galesas — “Saving Grace” dá nova vida a uma coleção de músicas centenárias. Um tesouro de canções apresentadas no passado por Memphis Minnie, Bob Mosley (MOBY GRAPE), Blind Willie Johnson, The Low Anthem, Martha Scanlan, Sarah Siskind, e Mimi Parker e Alan Sparhawk, do LOW.
A versão reimaginada de “Everybody’s Song”, do LOW, por Robert Plant e SAVING GRACE, pode ser ouvida abaixo.
Após extensas turnês pela Europa nos últimos meses e anos, Robert Plant e SAVING GRACE se apresentarão pela primeira vez nos EUA neste outono, com uma rodada inicial de uma dúzia de shows na América do Norte anunciada hoje. As datas incluem o Paramount, em Brooklyn, Nova York, o Capitol Theatre, em Port Chester, o The Vic, em Chicago, o United Theater, em Los Angeles e muito mais.

