Silenoz confirma: Dimmu Borgir está trabalhando em novo álbum
No festival Wacken Open Air, em Wacken, na Alemanha, que aconteceu no último fim de semana, o guitarrista do DIMMU BORGIR, Silenoz (nome verdadeiro: Sven Atle Kopperud) confirmou que ele e seus colegas de banda estão trabalhando no tão esperado sucessor do álbum “Eonian”, de 2018. Quando perguntado como ele sabe que o LP está pronto e é hora de lançá-lo para o resto do mundo, Silenoz disse: “Bem, é sempre aquele momento em que você pode trabalhar e trabalhar e trabalhar nisso, mas ao mesmo tempo você tem que deixá-lo ir. É a mesma coisa quando você tem um filho e ele cresce. Você tem que deixá-lo sair de sua concha de alguma forma, e quando isso é feito, sim, então está pronto. Mas certos álbuns, nós vivemos com as músicas por tantos anos antes de realmente gravá-las. Então podemos ir e vir, ir e vir, e quando finalmente vamos para o estúdio principal para gravar todas as partes novamente, então já temos praticamente tudo pronto. Porque nós fazemos demos de tudo até o menor detalhe antes de ir e gravar os álbuns de fato, para que possamos viver com as músicas e descobrir os pequenos ajustes aqui e ali. Mesmo depois de meses e talvez até anos, você pode voltar, e é tipo, ‘Sim, vamos ajustar um pouco ali'”.
Sobre que conselho ele daria a jovens músicos promissores que têm a visão de começar uma banda, Silenoz disse: “Bem, eu diria para tentar encontrar seu lugar no grupo ou na constelação da banda e fazer o que você é bom. E há um lugar para todos na banda nesse sentido. E tente descobrir quem é o tipo mais líder, porque nem todo mundo pode ser um líder. Vamos ser francos, estar em uma banda não é uma democracia. Só funciona até certo ponto. Todo mundo quer estar lá quando você toma as decisões fáceis e as decisões legais, mas quando você tem que tomar as decisões ruins e as negativas e todas essas coisas, é aí que você se separa da democracia e vai para a liderança”.
Perguntado se a liderança do DIMMU BORGIR é uma divisão 50-50 entre ele e o vocalista Shagrath (nome verdadeiro: Stian Tomt Thoresen), Silenoz disse: “Quer saber? Acho que há muito poucas coisas em que discordamos. Eu tendo a olhar para todas as outras coisas em que realmente concordamos. E temos a mesma motivação agora mais do que provavelmente jamais tivemos, embora isso provavelmente soe um pouco estranho, mas isso é um fato. E acho que temos o respeito um pelo outro e por nossa marca e por nossa história e legado para não estragar tudo, se é que você me entende. Então, sim, se há uma decisão difícil a ser tomada, nós a tomamos juntos”.
Em junho passado, o DIMMU BORGIR anunciou Kjell Åge “Damage” Karlsen como o novo guitarrista da banda. Karlsen, que anteriormente tocou com Shagrath na banda de rock norueguesa CHROME DIVISION, fez sua estreia ao vivo com o DIMMU BORGIR em 27 de junho no festival Tons Of Rock em Oslo, na Noruega.
O antigo guitarrista do DIMMU BORGIR, Galder (nome verdadeiro Thomas Rune Andersen) anunciou sua saída da banda no verão passado, explicando que queria reativar seu projeto OLD MAN’S CHILD.
Galder, agora com 48 anos, fez seu show final com o DIMMU BORGIR em 17 de agosto de 2024, como atração principal do palco principal no Dynamo Metal Fest em Eindhoven, Holanda. Galder é um dos membros fundadores da banda de black metal melódico OLD MAN’S CHILD, com a qual lançou um EP e sete álbuns de estúdio entre 1994 e 2009.
A formação atual do DIMMU BORGIR é oficialmente um duo composto por Shagrath nos vocais e Silenoz na guitarra base. Eles são acompanhados pelos músicos de apoio Karlsen na guitarra, Dariusz “Daray” Brzozowski na bateria (desde 2008), Geir “Gerlioz” Bratland nos teclados (desde 2010) e Victor Brandt no baixo (desde 2018).
O último álbum do DIMMU BORGIR, “Eonian”, foi lançado em 2018. O LP foi lançado bem a tempo do 25º aniversário da banda em 2018, cerca de oito anos após seu antecessor, “Abrahadabra”. Desde então, o DIMMU BORGIR fez várias turnês pelo mundo, incluindo shows em grandes festivais de metal como Wacken Open Air e Hellfest.

