Morre Terry Reid, cantor que recusou Led e Deep Purple
Terry Reid, o cantor, compositor e guitarrista britânico cujo estilo vocal poderoso lhe rendeu o apelido de “Superlungs” (“Super pulmões”) morreu em 4 de agosto de 2025. Reid estava com a saúde debilitada recentemente e foi forçado a cancelar uma turnê planejada para o outono. Uma página no GoFundMe havia sido criada para arrecadar fundos para ajudar Reid em sua luta contra o câncer, conseguindo mais de US$ 46 mil. Reid tinha 75 anos.
Em uma homenagem a seu amigo, o guitarrista Joe Bonamassa escreveu: “Foi uma honra conhecê-lo como amigo e mentor musical. Sentirei falta dos nossos encontros e histórias em Palm Springs. Um dos maiores de todos os tempos e uma pessoa e alma lindas.”
Para muitos fãs de rock, Reid é mais conhecido como o artista a quem foi oferecido o papel de vocalista na nascente Led Zeppelin, e que recusou porque não queria cancelar uma turnê planejada. A lenda diz que Reid, por sua vez, recomendou Robert Plant a Jimmy Page. Da mesma forma, Reid teria dito não ao convite de Ritchie Blackmore do Deep Purple para se juntar àquela banda.
Ao todo, Reid lançou sete álbuns de estúdio e quatro ao vivo durante sua carreira, que ainda estava em andamento até pouco antes de sua morte. Embora nunca tenha alcançado a popularidade que alguns previram para ele no início de sua carreira, Reid construiu uma base de fãs dedicada e era altamente respeitado por seus colegas músicos. De acordo com sua entrada na Wikipedia, as composições de Reid foram gravadas por the Hollies, Crosby, Stills & Nash, Jackson Browne, Arrival, Marianne Faithfull, Cheap Trick, Jack White with the Raconteurs, Joe Perry, Rumer e Chris Cornell.
Terrance James Reid nasceu em 13 de novembro de 1949, em St. Neots, Huntingdonshire, Inglaterra, e se juntou à banda Peter Jay and the Jaywalkers no início dos anos 1960. Essa banda abriu para os Rolling Stones em uma turnê pelo Reino Unido em 1966 e gravou um single para a Columbia Records, mas logo se desfez. Seguindo carreira solo, Reid chamou a atenção do produtor Mickie Most, que se tornou seu empresário e produziu seu primeiro single solo, “Better By Far.”
O álbum de estreia de Reid, “Bang, Bang, You’re Terry Reid”, também foi produzido por Most e lançado pela gravadora Epic em 1968 nos EUA, mas não conseguiu alcançar uma posição superior a #153 na parada de LPs da Billboard. Uma vaga para abrir a turnê americana do Cream ajudou a espalhar a reputação de Reid nos Estados Unidos, e supostamente levou ao convite para se juntar à nova banda de Page, mas Reid decidiu seguir com sua carreira solo.
Em 1969, Reid abriu turnês no Reino Unido para Jethro Tull e Fleetwood Mac, e talvez tenha conquistado seu público mais proeminente na América quando abriu a turnê de 1969 dos Rolling Stones nos EUA (embora ele não tenha se apresentado em Altamont).

