Smashing Pumpkins relança LP clássico no 30º aniversário
Em 24 de outubro de 1995, THE SMASHING PUMPKINS lançou o que se tornaria uma das obras mais icônicas da década: o extenso álbum duplo “Mellon Collie And The Infinite Sadness”. Agora, trinta anos depois, a banda está retornando com um relançamento deluxe especial que expande o álbum original, incluindo oitenta minutos de gravações inéditas da turnê de 1996 em suporte ao álbum.
Em 21 de novembro, três novas versões de “Mellon Collie And The Infinite Sadness” estarão disponíveis via UMe. O álbum e o material ao vivo chegarão aos DSPs, e todo o áudio estará disponível tanto em uma edição deluxe em CD de quatro discos quanto em um pacote 4CD SHM-CD, apresentando novas notas de encarte escritas por Billy Corgan. A banda também montou um box set de vinil de edição limitada essencial para os fãs mais fervorosos, incluindo “Mellon Collie And The Infinite Sadness” e o áudio da turnê “Infinite Sadness” de 1996 em seis LPs, as novas notas de encarte em um livro de capa dura, um deck de cartas de tarô personalizado e sete litografias que podem ser emolduradas, tudo acondicionado em uma capa aveludada com uma sacola de transporte de tecido.
Incluído em todas as versões, o material ao vivo de 1996 é um ‘santo graal’ para os devotos de longa data do PUMPKINS. Descobertas apenas recentemente, as gravações mostram a formação original no auge de seu poder. Ouça a faixa ao vivo recém-descoberta “Geek U.S.A.” da turnê “Infinite Sadness” de 1996 agora abaixo.
“Desenterrar essas gravações ao vivo da verdadeira e última grande turnê da formação original foi um trabalho de amor, e para mim certamente agridoce, pois assim que nos separamos em 1996, nunca mais fomos os mesmos: seja emocionalmente ou espiritualmente”, diz Corgan. “Felizmente, posso dizer isso enquanto a banda desfruta agora de nosso maior sucesso público desde aquela época, e pode-se ouvir nessas fitas o poder bruto que tal fé nascente nos proporcionou, então, e a vontade e sabedoria para perseverar que se seguiram.”
Na época em que THE SMASHING PUMPKINS lançou “Mellon Collie And The Infinite Sadness”, eles já haviam se anunciado como uma das bandas de rock definitivas dos anos 90 com “Gish” de 1991 e “Siamese Dream” de 1993. Embora esses dois álbuns sejam clássicos por si só, e o PUMPKINS já tivesse uma série de sucessos amados em seu repertório, “Mellon Collie And The Infinite Sadness” os viu ascender a um nível totalmente diferente. Ao longo do álbum duplo, Corgan dedicou tudo o que tinha a essa música, resultando em alguns dos sucessos mais onipresentes da banda: “1979”, “Tonight, Tonight”, “Zero” e “Bullet With Butterfly Wings”. “Mellon Collie And The Infinite Sadness” logo rendeu ao THE SMASHING PUMPKINS sete indicações ao Grammy, incluindo “Album Of The Year” e “Record Of The Year”, e mais tarde alcançaria a certificação de diamante pela RIAA. Ele permanece vivo não apenas como um dos álbuns mais cruciais dos anos 90, mas também como um dos grandes álbuns no cânone do rock. O material ao vivo incluído no relançamento captura a banda em uma extensa turnê em meio ao turbilhão que saudou “Mellon Collie And The Infinite Sadness”, em seu momento mais vital e performando canções que já eram clássicos instantâneos.
Além do relançamento expandido, o PUMPKINS celebrará o aniversário do álbum com duas colaborações especiais. No final de novembro, Corgan se unirá à Lyric Opera of Chicago para apresentar “A Night Of Melon Collie And Infinite Sadness”. Com apenas sete apresentações, os concertos apresentarão versões reimaginadas de “Mellon Collie And The Infinite Sadness” — tudo, desde os sucessos até os favoritos amados pelos fãs como “Thirty-Three” e “Thru The Eyes Of Ruby” — com Corgan performando arranjos e orquestrações recém-encomendadas que ele fez ao lado do maestro James Lowe. Corgan será acompanhado pela soprano Sydney Mancasola, a mezzo-soprano Zoie Reams, o tenor Dominick Chenes e o barítono Edward Parks.

