Se estivesse vivo, John Lennon completaria 85 anos nesta semana
Gênio criativo dos Beatles e autor de canções que se tornaram hinos de gerações, John Lennon completaria 85 anos, no dia 9 de outubro. Sua obra, marcada por letras profundas e melodias inesquecíveis, permanece viva e em destaque nas execuções públicas em todo o Brasil.
Para homenagear sua trajetória, o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) preparou um levantamento especial com as músicas de autoria do artista mais tocadas e regravadas.
Segundo os dados, Lennon tem 717 obras musicais e 4.342 gravações cadastradas no banco de dados da gestão coletiva. Entre os clássicos, “Hey Jude” lidera o ranking das músicas mais tocadas nos últimos cinco anos, enquanto “Yesterday” ocupa o topo entre as mais regravadas, com 452 fonogramas identificados. Obras como “Imagine”, “Come together” e “Let it be” também aparecem em destaque.
Entre os intérpretes que mais gravaram suas composições, estão nomes como Yoko Ono, com 93 registros, além de David Bowie e Joe Cocker.
John Lennon faleceu em 8 de dezembro de 1980. Como determina a Lei dos Direitos Autorais brasileira (9610/98), seus herdeiros receberão rendimentos em direitos autorais de suas músicas tocadas no Brasil por 70 anos após sua morte (ou de autores parceiros, no caso de canções feitas em parceria).

