Timo Kotipelto quer Stratovarius com novo álbum em breve
Em uma nova entrevista para a Summa Inferno do México, o vocalista do Stratovarius, Timo Kotipelto, foi questionado sobre o progresso das sessões de composição para o álbum sucessor de “Survive”, de 2022. Ele disse: “A questão é que mudamos todo o processo de trabalho, a maneira como compomos, com o último álbum. No passado, costumávamos compor — Matias [Kupiainen, guitarra] compunha algumas músicas completamente, e então ele enviava as músicas para os outros caras. E eu fazia o mesmo, e Jens [Johansson, teclados] e Lauri [Porra, baixo] também. Mas da última vez, queríamos nos reunir e começar do zero. Basicamente, éramos Matias, eu e Jens sentados no meu estúdio por meses, e estávamos, tipo, começando a manhã com um café e depois perguntando: ‘Vocês têm alguma ideia?’ E então talvez eu tivesse algumas melodias e Matias tivesse alguns ‘riffs’ e então começamos a trabalhar, apenas construindo a música a partir dali, o que quer que viesse. E então tentávamos verificar se aquela música era razoável. E se parecesse boa, então trabalhávamos mais nela. Mas se fosse, tipo, já estávamos, ‘Ah, isso é uma merda,’ então apenas a rejeitávamos e passávamos para uma nova. É por isso que levou muito tempo. E eu acho que levará muito tempo desta vez, mas espero que não sete anos.”
Timo continuou: “Tivemos um encontro no ano passado e começamos a compor e esperamos encontrar algum tempo em breve para nos reunirmos. Mas é assim que tentaremos compor novamente. Eu já tenho algumas melodias, mas não quero começar a compor a música completa porque quero a contribuição de Matias e Jens. E isso leva tempo. Mas também pensamos que não queremos lançar um álbum a cada dois anos só porque alguém diz que você precisa lançar um álbum, para que você possa conseguir turnês e assim por diante. Então, queremos ter uma obra-prima. É isso que estamos buscando — músicas de altíssima qualidade. Mas isso leva tempo.”
Lançado em setembro de 2022 pela earMUSIC, “Survive” marcou o primeiro álbum de estúdio do Stratovarius em sete anos. O LP mostra a evolução e a energia renovada da banda, mantendo-se fiel às suas raízes sinfônicas.
Um retorno estrondoso de uma das bandas de metal mais seminais da Finlândia, “Survive” foi descrito em um comunicado de imprensa como “cheio de dinâmica e drama, alimentando-se de uma ampla gama de emoções ao longo do caminho. Mas a mensagem central que este triunfo sonoro transmite é de luta, desafio, esperança e vitória.”

