Cantora da banda de death metal Decessus é eleita Miss Chile
Ignacia Fernández, modelo de 27 anos que também é vocalista e fundadora da banda chilena de death metal progressivo DECESSUS, foi coroada Miss Mundo Chile 2025 durante as finais do concurso de talentos na noite de 9 de novembro.
Fernández, que viralizou por ter apresentado uma música de death metal durante as semifinais do Miss Mundo Chile, superou 19 outras finalistas para ser nomeada Miss Mundo Chile. Ela agora se preparará para a competição Miss Mundo do próximo ano.
O Miss Mundo Chile é um concurso nacional que seleciona representantes tanto para o Miss Mundo quanto para o Miss Universo, com categorias tradicionais ao lado de um segmento de talentos.
“Não poderia estar mais [feliz] e grata”, escreveu Fernández nas redes sociais. “Eu assumo este lindo desafio com toda a energia e coração dedicados a representar meu país da melhor maneira. Prometo dar o meu máximo, com paixão, trabalho e propósito.
“Obrigada pelo reconhecimento mundial do meu canto, um pedacinho da minha alma que me inspira a continuar crescendo e sonhando alto. Vamos com tudo, Chile… por aquela coroa!”
Fernández representou o distrito de Las Condes no concurso deste ano, optando por cantar uma das músicas originais do DECESSUS, vestindo um vestido de gala e acompanhada por seu colega de banda, o guitarrista Carlos Palma.
Tanto a plateia quanto os jurados ficaram surpresos durante os primeiros segundos da apresentação. Essa surpresa rapidamente se transformou em uma ovação de pé: um dos jurados disse que nunca tinha visto algo assim em um concurso de beleza.
Formada em 2020, DECESSUS, que também conta com o baterista Martín Fénix e o baixista Jaime Pepe, já abriu shows para atrações internacionais como INSOMNIUM e JINJER. Eles também se apresentaram em festivais na Finlândia e na Alemanha, e em setembro de 2024 abriram para o EPICA em Santiago.
Em uma entrevista ao jornal chileno Las Últimas Noticias, Ignacia disse que estava nervosa sobre como o público reagiria. “A televisão se presta a pessoas fazendo memes e zombando de você”, ela explicou. “A música que cantei é da minha banda. É meu trabalho, minha vida.”
No entanto, a rainha da beleza recebeu uma reação positiva por sua performance com Palma.
Sobre como cuida da voz, Fernández disse: “Estudei por mais de dois anos, muito focada. Tenho um especialista em Otorrinolaringologia [ouvidos, nariz e garganta] e uma fonoaudióloga com quem constantemente me certifico de que está tudo bem. Eu aqueço durante o dia e antes de um show levo entre 15 e 30 minutos para fazer vários exercícios com calma.”
Fernández nasceu e foi criada em Santiago, Chile, onde combina sua carreira de modelo — que começou em 2013 — com sua outra grande paixão: a música extrema.
Como ela compartilhou em suas redes sociais, o metal “tem sido uma parte fundamental” de quem ela é como pessoa e de sua vida. Para ela, representa “um refúgio, uma fonte de força e propósito.”
A aparição de uma cantora de death metal em um concurso de beleza global não só gerou curiosidade, mas também acendeu um debate sobre os estereótipos que persistem neste tipo de evento, segundo o jornal El Independiente. Fernández afirmou que esta performance foi uma grande oportunidade para quebrar barreiras, afirmando que não se deve temer os preconceitos dos outros.

