Soundgarden em fase final de álbum com Chris Cornell
Em uma nova entrevista com Allison Hagendorf, os membros remanescentes do SOUNDGARDEN discutiram o álbum em que estão trabalhando, que apresenta gravações inéditas que fizeram com o vocalista Chris Cornell, que morreu em 2017. O guitarrista Kim Thayil, o baterista Matt Cameron e o baixista Ben Shepherd estão colaborando com o produtor Terry Date, que anteriormente esteve à frente dos LPs do SOUNDGARDEN “Louder Than Love” (1989) e “Badmotorfinger” (1991).
Kim disse: “Essa é uma das coisas bacanas sobre Terry, é que ele nunca impôs seu estilo de produção ou som em nenhuma banda. Ele aprendia com as bandas. E uma das coisas que ele afirmava quando aceitava um trabalho era: ‘Eu quero que isso seja uma coprodução.’ E nós pensamos, ‘Bem, isso se encaixa perfeitamente com o tipo de banda que somos.’ Existem muitos produtores por aí que têm um estilo particular — por exemplo, você pensa em Phil Spector e o ‘wall of sound’. É tipo, ok, esse é o jeito dele. Mas os produtores tinham esse tipo de papel nos anos 60 e, em certa medida, nos anos 70, mas com o jeito que as bandas são pós-1977, elas têm uma noção do que estão escrevendo e de como querem soar, e os produtores deveriam simplesmente facilitar isso. E Terry é esse cara. Quer dizer, você ouve os discos que ele fez, e é muito diferente, certamente, do que ele fez conosco. Não há uma marca registrada Terry Date. É ele ajudando a banda a ser a banda.”
Questionado por Hagendorf sobre seu comentário anterior de que alguns fãs do SOUNDGARDEN poderiam até ficar surpresos ao ouvir que a composição estava seguindo uma direção um pouco diferente dos esforços anteriores do grupo, Matt disse: “Há elementos muito familiares em algumas dessas novas músicas, mas, sim, havia algumas músicas que pareciam ser um novo capítulo ou poderiam ter sido um novo capítulo. Então é realmente empolgante ouvir isso. É agridoce, é claro.”
Ele continuou: “Mas, sim, estou muito animado para que as pessoas ouçam, para que nossos fãs ouçam. É divertido para nós estarmos trabalhando nisso. E às vezes, ouvir, é avassalador. Mas, sim, estou super orgulhoso da música que montamos. E estamos bem perto [de terminar]. E, sim, é ótimo ter Terry a bordo conosco, com certeza.”
Ben continuou dizendo que, quando ouviu as demos pela primeira vez, não percebeu o quão poderosas elas eram até começar a gravar suas faixas.
“Eu estava indo pegar um café no corredor da sala de controle, e Nate e Terry estavam tocando — Nate é nosso engenheiro assistente nisso”, Ben relembrou. “Era tipo, ‘Santo inferno. É o SOUNDGARDEN. É tão legal ouvir de novo.'”
Kim acrescentou: “Sim, é como se tivéssemos essas várias demos, e você tinha uma qualidade particular. E era tipo, ‘Ok, como desenvolvemos isso?’ E então começamos a fazer, e é tipo, ‘Isso soa diferente.’ É quase como se você pudesse identificar o antes e o depois. É tipo, ‘Agora é SOUNDGARDEN.'”

