Jimi Hendrix estaria completando 83 anos
Amplamente reconhecido como um dos músicos mais criativos e influentes do século 20, Jimi Hendrix foi pioneiro nas explosivas possibilidades da guitarra elétrica. O estilo inovador de Hendrix de combinar fuzz, feedback e distorção controlada criou uma nova forma musical. Por ser incapaz de ler ou escrever música, é notável que a ascensão meteórica de Jimi Hendrix na música tenha ocorrido em apenas quatro curtos anos. Sua linguagem musical continua a influenciar uma série de músicos modernos, de George Clinton a Miles Davis, e de Steve Vai a Jonny Lang.
Jimi Hendrix, nascido Johnny Allen Hendrix às 10h15 da manhã de 27 de novembro de 1942, no King County Hospital de Seattle, foi mais tarde rebatizado como James Marshall por seu pai, James “Al” Hendrix. O jovem Jimmy (como era chamado na época) se interessou por música, buscando influência de praticamente todos os grandes artistas da época, incluindo B.B. King, Muddy Waters, Howlin’ Wolf, Buddy Holly e Robert Johnson. Totalmente autodidata, a incapacidade de Jimmy de ler música o fez se concentrar ainda mais na música que ouvia.
Al percebeu o interesse de Jimmy pela guitarra, lembrando: “Eu pedia para o Jimmy arrumar o quarto o tempo todo enquanto eu estava fora, e quando eu voltava para casa, encontrava muitas palhas de vassoura ao redor do pé da cama. Eu dizia a ele: ‘Bem, você não varreu o chão?’ e ele respondia: ‘Ah, sim’, ele tinha varrido. Mas eu descobria mais tarde que ele costumava se sentar na ponta da cama e dedilhar a vassoura como se estivesse tocando guitarra.” Al encontrou um velho ukulele de uma corda, que deu a Jimmy para tocar – uma grande melhoria em relação à vassoura.
No verão de 1958, Al comprou para Jimmy uma guitarra acústica usada de cinco dólares de um de seus amigos. Pouco tempo depois, Jimmy se juntou à sua primeira banda, The Velvetones. Após um período de três meses com o grupo, Jimmy saiu para seguir seus próprios interesses. No verão seguinte, Al comprou para Jimmy sua primeira guitarra elétrica, uma Supro Ozark 1560S; Jimi a usou quando se juntou ao The Rocking Kings.
Em 1961, Jimmy saiu de casa para se alistar no Exército dos Estados Unidos e, em novembro de 1962, ganhou o direito de usar o distintivo “Screaming Eagles” para a divisão de paraquedistas. Enquanto estava estacionado em Fort Campbell, Kentucky, Jimmy formou The King Casuals com o baixista Billy Cox. Após ser dispensado devido a uma lesão que sofreu durante um salto de paraquedas, Jimmy começou a trabalhar como guitarrista de sessão sob o nome de Jimmy James. No final de 1965, Jimmy havia tocado com vários artistas de destaque, incluindo Ike and Tina Turner, Sam Cooke, the Isley Brothers e Little Richard. Jimmy se separou de Little Richard para formar sua própria banda, Jimmy James and the Blue Flames, abandonando o papel de guitarrista de apoio para o destaque da guitarra solo.
Ao longo da segunda metade de 1965 e no primeiro semestre de 1966, Jimmy tocou nos pequenos locais de Greenwich Village, encontrando o baixista dos Animals, Chas Chandler, durante uma apresentação em julho no Café Wha? Chandler ficou impressionado com a performance de Jimmy e voltou novamente em setembro de 1966 para assinar um acordo com Hendrix que o faria se mudar para Londres para formar uma nova banda.
Mudando de baixista para empresário, a primeira tarefa de Chandler foi mudar o nome de Hendrix para “Jimi”. Apresentando o baterista Mitch Mitchell e o baixista Noel Redding, o recém-formado The Jimi Hendrix Experience rapidamente se tornou o assunto de Londres no outono de 1966.
O primeiro single do Experience, “Hey Joe”, passou dez semanas nas paradas do Reino Unido, atingindo o pico na posição No. 6 no início de 1967. O single de estreia foi rapidamente seguido pelo lançamento de um álbum completo, “Are You Experienced”, uma compilação musical psicodélica com hinos de uma geração. “Are You Experienced” permaneceu como um dos álbuns de rock mais populares de todos os tempos, apresentando faixas como “Purple Haze”, “The Wind Cries Mary”, “Foxey Lady”, “Fire” e “Are You Experienced?”.
Embora Hendrix tenha experimentado um sucesso avassalador na Grã-Bretanha, foi somente quando ele retornou à América em junho de 1967 que ele incendiou a multidão no Monterey International Pop Festival com sua performance incendiária de “Wild Thing”. Literalmente da noite para o dia, The Jimi Hendrix Experience se tornou um dos shows em turnê mais populares e de maior bilheteria do mundo.
Hendrix seguiu “Are You Experienced” com “Axis: Bold As Love”. Em 1968, Hendrix havia assumido maior controle sobre a direção de sua música; ele passava um tempo considerável trabalhando nos consoles no estúdio, com cada giro de um botão ou acionamento do interruptor trazendo clareza à sua visão.
De volta à América, Jimi Hendrix construiu seu próprio estúdio de gravação, Electric Lady Studios, em Nova York. O nome deste projeto se tornou a base para seu lançamento musical mais exigente, uma coleção de dois LPs, “Electric Ladyland”. Ao longo de 1968, as demandas de turnês e trabalho em estúdio cobraram seu preço no grupo e, em 1969, o Experience se desfez.
O verão de 1969 trouxe crescimento emocional e musical para Jimi Hendrix. Ao tocar no Woodstock Music & Art Fair em agosto de 1969, Jimi uniu forças com um conjunto eclético chamado Gypsy Sun & Rainbows, apresentando Jimi Hendrix, Mitch Mitchell, Billy Cox, Juma Sultan e Jerry Velez. O destaque da performance em Woodstock foi a versão renegada de “Star Spangled Banner”, que levou a plateia encharcada de lama ao frenesi.
Mil novecentos e sessenta e nove também trouxe uma nova e marcante colaboração, com Jimi Hendrix na guitarra, o baixista Billy Cox e o baterista do Electric Flag, Buddy Miles. Atuando como Band of Gypsys, este trio lançou uma série de quatro apresentações de Ano Novo em 31 de dezembro de 1969 e 1º de janeiro de 1970. Os destaques dessas apresentações foram compilados e posteriormente lançados no álbum essencial “Band of Gypsys” em meados de 1970 e na expansão “Hendrix: Live At The Fillmore East” em 1999.
Com o progresso de 1970, Jimi trouxe de volta o baterista Mitch Mitchell para o grupo e, junto com Billy Cox no baixo, este novo trio formou mais uma vez The Jimi Hendrix Experience. No estúdio, o grupo gravou várias faixas para outro conjunto de dois LPs, provisoriamente intitulado “First Rays Of The New Rising Sun”. Infelizmente, Hendrix não conseguiu ver essa visão musical ser concluída devido à sua agitada agenda de turnês mundiais, seguida por sua trágica morte em 18 de setembro de 1970. Felizmente, as gravações que Hendrix havia programado para serem lançadas no álbum foram finalmente emitidas com o apoio de sua família e do engenheiro de estúdio original Eddie Kramer no lançamento de 1997, “First Rays Of The New Rising Sun”.
De gravações demo a masters finalizados, Jimi Hendrix gerou uma coleção incrível de canções ao longo de sua curta carreira. A música de Jimi Hendrix abraçou as influências de blues, baladas, rock, R&B e jazz – uma coleção de estilos que continuam a fazer de Hendrix uma das figuras mais populares na história da música rock.

