Avantasia ao vivo em São Paulo: review e galeria de fotos
Na noite do sábado (29/11/2025) o projeto power metal liderado por Tobias Sammet, Avantasia, se apresentou na Vibra São Paulo.
Esta é a segunda vinda da banda ao Brasil este ano. Anteriormente, a banda foi um dos headliners do festival paulistano Bangers Open Air, ocorrido em maio de 2025, e o Avantasia está de volta ao Brasil com sua “Here Be Dragons World Tour 2025”.
“Here Be Dragons” é o 10º álbum de estúdio da banda e Tobias disse que o novo espetáculo “traz uma produção ambiciosa e ainda mais elaborada, combinando efeitos especiais, ambientações cinematográficas e elementos imersivos que transportam o público para um mundo de pura fantasia e escapismo”.
Com um pequeno atraso de 6 minutos, o espetáculo teve início com a fantástica “Creepshow”, seguida pela “Reach Out for the Light” onde uma de duas backing vocals, Adrienne Cowan, o acompanha nos vocais e o público vibrando e cantando junto; após Tobias falar que ama Brasil e que é sempre maravilhoso voltar, seguiram com “The Witch” cantada por Tommy Karevik, do Kamelot.
O setlist segue com “Devil in the Belfry” do álbum “The Scarecrow” lançado em 2008 com Herbie Langhans, um dos backing vocals do super grupo. Em seguida, tocaram “Phantasmagoria” com o fabuloso Ronnie Atkins nos vocais. E logo surge Kenny Leckremo, do HEAT, cantando “Against the Wind”, música do novo álbum Here be the Dragons.
Seguindo com o setlist, surge Tommy Karevik cantando “Dying for an Angel”, onde o público agitou bastante. Tobias explicou de onde surgiu a ideia do nome da banda e então iniciam a “Avalon” do novo álbum e com Adrienne Cowan nos vocais. Ao iniciar a introdução de “Promised Land” o público foi ao delírio e apenas Kenny Leckremo e Ronnie Atkins nos vocais, e ao apresentar a música em que todo fã da banda conhece, surge Tommy Karevik cantando “Avantasia”, que faz parte do primeiro álbum da banda – The Metal Opera, e mais uma vez o público pulou, dançou, vibrou e cantou junto.
Em seguida, veio a “Let the Storm Descend Upon You” com Herbie Langhans e Ronnie Atkins nos vocais. Uma breve pausa e surge Tobias no palco para a próxima música, “The Toy Master”, onde canta sozinho e seguindo com as participações energizantes de Ronnie Atkins e Tommy Karevik, tocam “Twisted Mind”, na “The Wicked Symphony” – música título do álbum de mesmo nome lançado em 2010, desta vez com Tommy e Kenny nos vocais.
O show continua, seguido da “Shelter from the Rain” onde surgem ao palco Herbie Langhans e Kenny Leckremo. Ao iniciar a “Farewell”, Chiara Tricarico, outra backing vocal, acompanha Tobias e se torna uma das partes mais emocionantes do show.
Após a baladinha Ronnie Atkins sobe ao palco e inicia “The Scarecrow” faixa título do álbum. A banda então para por alguns minutos e Tobias sobe ao palco e pergunta se o público não está cansado, e ao receber a resposta do público em uma só voz, ele dedica a próxima musica “No Return”, presente no segundo álbum da banda, ao “querido e saudoso amigo” André Matos, e que segundo ele, foi o melhor músico que ele já conheceu e teve o privilégio de ser amigo. Kenny o acompanha nessa música emocionante, logo o público puxa a “Inside” cantando todos a capella.
Mais uma vez Tobias agradece e diz que ama o Brasil e segue com “Lost in Space” e nesta a backing vocal Chiara Tricarico o acompanha nos vocais, e precedido por um trecho de “Inside” cantado com a multidão novamente. E para finalizar esa fantástica apresentação, Tobias novamente agradece todos que estavam presentes e diz que é sempre maravilhoso voltar ao Brasil e que é por isso que aceitaram fazer o último show do ano aqui no Brasil e deram início a “Sign of the Cross” seguida da “The Seven Angels” onde todos os vocalistas subiram ao palco pra terminar a performance.
Com certeza, Tobias cumpriu o prometido e foram 2h30 de show eletrizante e emocionante para todos.
Por Evelyn Tegani
Fotos: Leandro Almeida
















