Perto dos 70 anos, Steve Harris não quer saber de aposentadoria: ‘Não penso nisso’
Em uma nova entrevista com Sam Law, da revista Kerrang!, o baixista do IRON MAIDEN, Steve Harris — que completará 70 anos em março de 2026 — disse que não planeja parar tão cedo. “Não estou pensando em aposentadoria”, disse ele. “Mas todos nós sabemos que ela está chegando em algum momento, quando você será forçado a isso por uma coisa ou outra. Eu ainda me mantenho em forma, jogando futebol e tênis e outras coisas, mas você nunca sabe o que está virando a esquina. É por isso que você tem que aproveitar ao máximo enquanto pode, saindo e aproveitando cada show por si só. Eu tenho dito isso nos últimos 10 anos, mas é mais verdadeiro agora do que nunca.”
Harris, que estava no meio de uma turnê de outono de 2025 em clubes do Reino Unido com seu projeto paralelo de longa data, BRITISH LION, acrescentou: “Tenho medo de parar de certa forma, medo de desacelerar. Mas tocar em shows como estes traz de volta aquela velha sensação. Eles são muito semelhantes em muitos aspectos. É sobre aquela sensação de tentar estar lá fora lutando pela banda, tentando conseguir o máximo de pessoas possível, provando a si mesmo todas as noites para tentar chegar exatamente onde você quer estar.”
No início deste ano, o guitarrista do IRON MAIDEN, Dave Murray, insistiu que ele e seus colegas de banda saberão quando será a hora de parar, dizendo à Music Radar: “Para mim, não há nada pior do que ver uma banda que você gosta no palco e eles parecem que não deveriam realmente estar lá fazendo isso. Estamos chegando perto da marca dos setenta agora, mas acho que todos nós saberemos quando será a hora. Seria uma decisão mútua.”
“Acho que há um tempo e um lugar para sair com dignidade e graça — em vez de arrastar”, continuou ele. “Se você pode deixar isso naquele alto nível, e então se curvar graciosamente, eu acho que seria satisfatório para nós. E não apenas ‘flog a dead horse’ (bater em cavalo morto), quando você está fazendo isso pelas razões erradas.”
Referindo-se à recém-lançada turnê mundial do MAIDEN, “Run For Your Lives”, que começou em maio de 2025 na Hungria, Dave disse: “Estamos todos prontos para esta turnê, e depois disso veremos o que o futuro reserva. Mas, no momento, a banda soa muito bem, ainda temos aquela emoção e adrenalina quando subimos ao palco. Ainda estamos gostando, e é disso que se trata, na verdade.”

