Morre Terry Sullivan, baterista da fase mais clássica do Renaissance
O grande Terry Sullivan, mais conhecido por tocar bateria com o RENAISSANCE, morreu neste início de ano após uma curta enfermidade – uma perda imensa para todos que o conheciam. Terry não era um mero baterista – ele tocava violão também, e foi coautor da maravilhosa “Forever Changing” para o conjunto – Sullivan tinha uma presença enorme e calorosa na cena e além dela.
Annie Haslam, cantora do grupo, hoje a única sobrevivente daquela fase, postou: “É com a maior tristeza que informo que Terry Sullivan, nosso baterista da formação clássica do Renaissance, faleceu! Ele estava cercado por sua família e por uma sala cheia de amor quando partiu em paz. Ele era um grande baterista, um ser humano caloroso, atencioso, engraçado e também um excelente compositor. Por favor, façam orações por Terry, por sua esposa Christine, por seus filhos Lee e Kristian e por seu neto Ashton e por toda a sua família, amigos e fãs ao redor do mundo, que sentirão sua falta.”
Embora associado a apenas uma banda, Terry na verdade trabalhou com mais algumas, incluindo DRY ICE, que ele fundou com o futuro guitarrista do PLUTO, Paul Gardner, e contou com a participação de Ian McDonald em seu único álbum que seria lançado muitos anos depois. Mas, é claro, Sullivan teve que se juntar ao RENAISSANCE em 1972 e permanecer até o fim daquela década – e retornar em 2000 para “Tuscany” e a subsequente turnê pelo Japão – para revelar toda a extensão de seus talentos e a amplitude dinâmica demonstrada com igual efeito dentro do grupo propriamente dito e em suas gravações, obras de estúdio como “Ashes Are Burning” e discos de shows, com orquestras sinfônicas. Não muito ativo em uma frente solo, ele, no entanto, lançou “South Of Winter” com um projeto chamado RENAISSANT em 2004 e recentemente mencionou seu desejo de lançar sua sequência.
O que é muito mais importante, porém, era o amor de Sullivan por sua família e amigos. Ele deixou o coletivo logo após John Tout, que faleceu em 2015, e manteve contato com Jon Camp, que nos deixou em 2025; e ele passou uma grande quantidade de tempo ultimamente com sua esposa, seu filho Lee, também baterista, e seu neto. Terry fará muita falta.
Vale lembrar que a Rock Brigade Records lançou em CD no Brasil de “Prologue”, terceiro álbum do Renaissance e primeiro a apresentar a formação clássica liderada pela vocalista Annie Haslam. A versão nacional vem com um bônus. “Turn of The cards” e “Novella” também são lançamentos nacionais via Rock Brigade Records.

