Uriah Heep faz primeiro show sem seu membro fundador Mick Box
As lendas do rock progressivo britânico URIAH HEEP iniciaram a etapa escandinava de janeiro e fevereiro de 2026 de sua turnê de despedida na noite de quinta-feira (22 de janeiro) no Tempere-Talo em Tampere, Finlândia. Juntando-se ao cantor Bernie Shaw, ao tecladista Phil Lanzon, ao baterista Russell Gilbrook e ao baixista Dave Rimmer no palco no show estava Sam Wood, que é o guitarrista do grupo derivado do THIN LIZZY, BLACK STAR RIDERS, e do WAYWARD SONS, a banda liderada pelo ex-líder do LITTLE ANGELS, Toby Jepson. Wood está substituindo o guitarrista fundador do URIAH HEEP, Mick Box, que foi forçado a perder algumas datas na atual turnê da banda após adoecer. A notícia foi anunciada em um comunicado publicado nas redes sociais do URIAH HEEP pelos colegas de banda de Box.
Vídeos filmados por fã do show em Tampere podem ser vistos abaixo.
Em setembro de 2024, o URIAH HEEP anunciou seus planos de embarcar em uma turnê de despedida, batizada de “The Magician’s Farewell”, começando com uma série de sete shows no Reino Unido em fevereiro de 2025.
Box, que não havia perdido nenhum show do URIAH HEEP desde que a banda foi fundada em 1969, disse à revista Classic Rock no ano passado que vários fatores contribuíram para a decisão do URIAH HEEP de se aposentar das turnês.
“Nenhum de nós está ficando mais jovem e, desde o Brexit e a COVID, o lado das turnês no negócio está se tornando cada vez mais difícil, tornando quase impossível fazer as turnês realmente longas que gostamos de fazer”, disse Box. “Os preços dos ônibus de turnê triplicaram. O governo só nos permite 90 dias fora do país. Está cada vez mais difícil, em todas as frentes.”
Após o show em Tampere, o URIAH HEEP estava programado para realizar mais 14 apresentações pela Finlândia, Suécia, Noruega e Dinamarca.
Em 21 de janeiro, os colegas de banda de Mick no URIAH HEEP divulgaram o seguinte comunicado sobre sua ausência nas datas atuais: “Gostaríamos de informar a todos que Mick adoeceu e não poderá se apresentar nos primeiros shows da etapa escandinava da The Magician’s Farewell Tour começando em Tampere, Finlândia, nesta quinta-feira. Estamos monitorando o progresso de Mick diariamente e ele estará de volta à estrada assim que estiver em condições, e ele envia seus melhores votos junto com suas sinceras desculpas a todos vocês. Tivemos muita sorte de ter Sam Wood substituindo no último minuto com a bênção de Mick para os shows que Mick não poderá comparecer. Agradecemos verdadeiramente a compreensão de todos nesta posição infeliz em que nos encontramos e esperamos que possam dar as boas-vindas a Sam nesta tarefa nada fácil para ele. Manteremos vocês atualizados sobre o progresso de Mick. Bernie, Phil, Russ e Davy.”

