AC/DC anuncia turnê na Austrália para o fim do ano
Os lendários ícones do rock do AC/DC anunciaram sua primeira turnê pela Austrália em uma década. A jornada de cinco datas terá início em 12 de novembro no Melbourne Cricket Ground e incluirá datas em Sydney, Adelaide, Perth, antes de terminar em Brisbane em 14 de dezembro. O suporte na turnê virá de AMYL AND THE SNIFFERS.
A turnê “Power Up” compartilha o nome com o álbum do AC/DC de 2020, que estreou em primeiro lugar na parada ARIA na Austrália e em outros 20 países ao redor do mundo. “Power Up” notavelmente alcançou a terceira estreia da banda em primeiro lugar na Billboard 200 e explodiu como um dos álbuns mais vendidos de 2020 em todo o mundo. Encerrou o ano nas listas “Top 50 Albums Of 2020” da Rolling Stone e “Top 50 Albums Of 2020” da Consequence Of Sound. Além disso, recebeu indicações ao Grammy Award nas categorias de “Best Rock Album”, “Best Rock Performance” e “Best Music Video” para “Shot In The Dark”.
Em 2024, a turnê “Power Up” começou na Europa com impressionantes 1,7 milhão de ingressos vendidos nos primeiros dias de vendas, eventualmente superando 2 milhões de ingressos vendidos em 24 shows. A banda acabou de concluir 10 shows esgotados na América do Norte e tem 15 shows adicionais agendados na Europa antes de retornar à Austrália.
O AC/DC fez seu primeiro show em 31 de dezembro de 1973 no Chequers Nightclub em Sydney, Austrália. Eles são uma das bandas de rock mais influentes da história, com mais de 200 milhões de álbuns vendidos em todo o mundo. O LP “Back In Black” da banda é o álbum mais vendido por qualquer banda e o terceiro álbum mais vendido por qualquer artista, com vendas globais de 50 milhões e contando.
A turnê europeia “Power Up” de 2024 marcou a primeira do AC/DC com a nova formação de turnê da banda, composta pelo cantor de longa data Brian Johnson, o membro fundador e guitarrista Angus Young, bem como o guitarrista rítmico Stevie Young (que se juntou oficialmente à banda em 2014, substituindo seu tio Malcolm Young, que se aposentou devido à demência), o baterista Matt Laug (que se juntou em 2023, substituindo o baterista de longa data Phil Rudd) e o ex-baixista do JANE’S ADDICTION Chris Chaney, que entrou em 2024 substituindo o baixista de longa data Cliff Williams. Williams se aposentou do AC/DC após a conclusão da turnê “Rock Or Bust” de 2016, embora tenha retornado brevemente para o álbum “Power Up” de 2020 e uma aparição no Power Trip.
O álbum “Power Up” do AC/DC foi lançado em novembro de 2020. A continuação de “Rock Or Bust” de 2014 foi gravada durante um período de seis semanas em agosto e setembro de 2018 no Warehouse Studios em Vancouver com o produtor Brendan O’Brien, que também trabalhou em “Black Ice” de 2008 e “Rock Or Bust”.
A atual turnê do AC/DC acontece nove anos depois que Johnson se retirou de uma série de shows em 2016 devido a uma condição auditiva.

