Álbum ao vivo do Prong será lançado em fevereiro de 2026
O guitarrista/vocalista do PRONG, Tommy Victor, conversou com a Rock News Weekly no festival Aftershock do último fim de semana em Sacramento, Califórnia, sobre os planos da banda para 2026. Ele disse: “Temos um disco ao vivo — ele se chama ‘Live And Uncleansed’ — e será lançado no final de fevereiro. É da última turnê que fizemos. Escolhemos e selecionamos de uma turnê europeia — escolhemos e selecionamos de uma seleção de 14 shows diferentes. Eles realmente se concentraram em — se resumiram a quatro shows que foram bons, e escolhemos a partir deles. É um disco curto, no entanto. Será apenas um vinil simples e um CD simples. E então vamos entrar [em estúdio] — assinamos com a Napalm Records, e o álbum de estúdio [novo do PRONG] será lançado em outubro do próximo ano.”
Formado em 1986 por Victor e consolidado na lenda do metal americano, o PRONG nunca perdeu seu domínio sobre a cena. Dos porões de clubes dos anos 80 em Nova York à era do “Headbangers Ball” da MTV com os clássicos dos anos 90 “Beg To Differ”, “Prove You Wrong”, “Cleansing” e “Rude Awakening”, ao seu retorno oficial no final dos anos 2000 e hoje, o PRONG manteve sua posição como nome conhecido no universo do metal, continuando a lançar discos envolventes, crus, provocadores e vitais para a próxima geração de fãs de heavy music.
A nova parceria do PRONG com a Napalm Records foi anunciada em junho. Ela veio logo após a turnê principal europeia da banda celebrando 31 anos de seu já mencionado álbum “Cleansing” de 1994.
Questionado pela Metal Insider se ele tinha boas lembranças de ter feito “Cleansing”, Victor disse: “Sim, no estúdio, há muitas boas lembranças. A preparação para isso e o caos que consumiu todo o período de pré-produção, e eu passei por isso muitas vezes na minha carreira. Mudanças de membros, principalmente a saída de Troy Gregory, e novamente a maior parte do trabalho sendo jogada em mim para resolver todos esses problemas enquanto lidava com os assuntos de negócios e pessoais. Lembro-me de isso ter sido extremamente estressante. Acho que contribuiu para a inevitável/possível decepção com ‘Rude Awakening’, e eu simplesmente me lembrei de quanto trabalho e quantos sacrifícios eu tive que fazer para que esses discos se concretizassem. Mas o processo foi ótimo. Quer dizer, trabalhar com Terry Date sempre foi um prazer, mais ainda em ‘Cleansing’. Tive a oportunidade de mixar um disco com ele no Electric Lady Studios em Nova York, o que é uma experiência que nunca esquecerei. Nos divertimos muito com as faixas de guitarra e, novamente com o PRONG, acabou sendo uma experiência solitária. É assim que é. Quer dizer, as pessoas tendem a pensar muitas vezes que quando você está fazendo discos, e eu acho que se você é um artista de rap isso pode não se aplicar, você está cercado por essa turma e todo mundo está festejando, você está no estúdio ouvindo a mesma faixa repetidamente, trazendo seus amigos para ouvir as coisas, como se fosse nos anos 90. Não foi assim para o PRONG de jeito nenhum. Eu estava no estúdio o dia todo com Terry, tomando decisões, colocando faixas de guitarra, vocais e as viagens. Naquela época, o orçamento era suficiente para fazermos sessões em vários lugares. Então, quando você termina as mixagens, sempre há o problema da masterização. Aquele disco foi masterizado quatro vezes antes de chegarmos à masterização brilhante que inevitavelmente tivemos. Então, quero dizer, é um disco com um som excelente. Há uma magia incrível naquele disco, e muito daquele disco surgiu por acidente. Foi apenas um daqueles grandes momentos da minha vida.”
“State Of Emergency” foi lançado em outubro de 2023 via Steamhammer/SPV. O LP foi dirigido pelo produtor Steve Evetts (SEPULTURA, THE DILLINGER ESCAPE PLAN) e incluiu um cover de “Working Man”, originalmente escrita e gravada pelo lendário RUSH.

