Aos 75 anos, Suzi Quatro diz não estar ‘nem perto’ de se aposentar
Em uma nova entrevista com Dawn Osborne da TotalRock, a lenda do rock ‘n’ roll Suzi Quatro falou sobre seu próximo álbum, “Freedom”, que será lançado em 27 de março. O primeiro single do LP, a faixa-título, foi disponibilizado recentemente e pode ser ouvido via streaming abaixo.
Sobre como ela escolheu “Freedom” para ser o primeiro single e título do próximo álbum, Suzi disse à TotalRock: “Eu estava analisando as mixagens master, e o álbum se chamaria “Choose Yourself”, que foi a música principal por um longo tempo. Então eu estou revisando as mixagens para aprovar, e esta “Freedom”, ela simplesmente continuava aparecendo e batendo na minha cara. E eu disse, ‘Tudo bem, este é o primeiro single, este é o título do álbum.’ E você já viu e ouviu uma imagem e uma música, e um título que dizem exatamente a mesma coisa? Isso não grita liberdade para você?”
Suzi também falou sobre a capa do álbum “Freedom”, dizendo: “Assim que me decidi por essa faixa para o single, eu na verdade tive uma visão — foi tão estranho — uma visão desta capa de álbum e da capa do single. E eu não conseguia tirar isso da minha mente. Então enviei pequenas notas para todas as minhas pessoas que me fotografaram por anos. Eu disse, ‘Aqui está o que eu estou procurando.’ E então eu tenho uma garota na Austrália que me fotografa há — não sei — desde os anos 80. E ela tinha uma fotografia minha de costas com meu baixo, no palco. E a equipe de arte então se reuniu e criou a imagem em torno disso. E é exatamente da maneira que eu vi no olho da minha mente. E isso é importante.”
Detalhando a inspiração lírica para “Freedom”, Suzi disse: “Eu tenho 75 anos. Eu alcancei a liberdade em mim mesma, na minha atitude. Eu deixei cair meu excesso de bagagem. Eu não tenho mais isso. Eu não tenho nada a provar. Estou confortável na minha pele. Então é uma coisa pessoal muito importante. Além disso, neste mundo em que vivemos, eu digo liberdade — o que é mais precioso do que a liberdade? Nada.”
Depois que Osborne notou que Quatro ainda parece ter cerca de 35, 40 anos, Suzi concordou. “Eu tenho 75 anos. E sabe de uma coisa? Eu sempre tive sorte, para ser honesta, de sempre parecer 10 anos, pelo menos, mais jovem do que sou, sempre, minha vida toda”, disse ela. “Então, quando eu tive meus primeiros sucessos em 1973, eu tinha 23 anos, mas parecia que tinha 13. É apenas o jeito que sempre foi. Eles sempre me diziam, ‘O seu tipo de rosto’ — eu tenho um rosto carnudo e um rosto infantil, e eu sempre quis maçãs do rosto, e sempre me diziam, ‘Quando você ficar mais velha, você vai apreciar muito isso porque você vai envelhecer muito, muito bem.’ [Risos] Tudo bem, eu aprecio isso agora. Mas eu nunca minto sobre minha idade. Eu digo isso no palco. Não estou perseguindo os 25. E eu não me importo. Meu segredo é, eu honestamente não me importo. Tenho 75 e não me importo.”
Suzi também foi questionada sobre sua frase sobre aposentadoria, que foi incluída nos materiais de divulgação de “Freedom”: “Eu me aposentarei quando subir ao palco, balançar minha bunda e houver silêncio.” Ela disse: “Bem, eu tenho que te dizer, no entanto. Isso é engraçado. Eu dei essa frase quando tinha 35 anos. E foi um jornalista que me disse, ‘Oh, quando você vai se aposentar?’ E eu disse, ‘O quê?’ Então eu dei a ele aquela resposta sarcástica: ‘Quando eu virar as costas para o público e balançar minha bunda, e houver silêncio.’ Isso me seguiu por toda a minha carreira. Todo mundo pega essa frase. É uma boa frase, mas então aos 65, eu fiz uma referência aos 65 e a alterei ligeiramente: ‘Quando eu virar as costas para o público e minha bunda balançar sozinha, então eu vou parar.’ E agora, aos 75, aqui está minha frase séria, e eu sustento esta. Eu não vou mudá-la. Agora, quando eu subir no palco e não entregar no meu padrão… eu saberei, mesmo que o público não perceba, porque eu sou uma profissional, então eles provavelmente não saberiam, mas eu saberia. E então eu direi, ‘Tudo bem.’ Mas não estou nem perto disso ainda. Vocês não podem se livrar de mim ainda. [Risos]”

