Baterista original do Kiss, Peter Criss anuncia novo álbum solo
O baterista original do KISS, Peter Criss, está provocando um anúncio de Halloween do que se espera serem os primeiros detalhes oficiais de seu próximo álbum solo.
O músico de 79 anos compartilhou um vídeo em suas mídias sociais no qual a data “October 31, 2025” pisca na tela, seguida pelos nomes de duas gravadoras, Flatiron e Silver Cat.
Em abril passado, Peter falou ao The Rock Experience With Mike Brunn sobre seu próximo álbum solo de rock, que foi coproduzido por Criss ao lado de Barry Pointer, que trabalhou com Ozzy Osbourne, John 5, MÖTLEY CRÜE, Steve Stevens, Pearl Aday e Dolly Parton. Juntando-se ao lendário músico do KISS no LP estão Billy Sheehan e Matthew Montgomery (também conhecido como Piggy D.) no baixo, John 5 e Mike McLaughlin na guitarra e Paul Shaffer no piano. O disco também conta com os talentos dos backing vocalistas Dennis e Sharon Collins, e Cat Manning da CAT 5.
“Sim, estou animado”, disse Peter. “Tenho ótimos músicos nele. Tenho Billy Sheehan, Paul Shaffer, Johnny 5, Michael, meu guitarrista, e tenho Piggy do ROB ZOMBIE. Então é como uma banda dos sonhos. E é um álbum Peter Criss de verdade. É um álbum que eu sempre quis fazer. E espero que os fãs gostem.”
O álbum será o primeiro lançamento solo de Criss desde “One For All” de 2007, que chegou 13 anos após seu lançamento solo anterior.
“Eu me diverti muito fazendo este álbum, e foi muito divertido trabalhar com todos — eles foram simplesmente incríveis”, Criss disse à Rolling Stone sobre o próximo LP. “Farei uma entrevista mais detalhada mais perto da data de lançamento no outono.”
Os primeiros detalhes do novo álbum solo de rock de Criss foram divulgados em abril pelo famoso KISStorian Julian Gill, que administra o site KissFAQ.com desde meados dos anos 1990.
Criss havia abordado anteriormente um novo álbum solo em 2014, prometendo na época que o LP seria “mais pesado” do que as coisas que ele havia feito no passado. Falando a uma plateia de fãs em uma sessão de perguntas e respostas no festival All Things That Rock em Oaks, Pensilvânia, Criss afirmou sobre o progresso das sessões de gravação para o sucessor de “One For All”: “Eu estou com um disco parado… Eu fiz essa coisa, tipo, cinco anos atrás e ainda estou mexendo nela. Não terminei, porque não quero apressar.”
Criss revelou na época que estava trabalhando com John 5, mas acrescentou: “Quero levar meu tempo com isso. Estou constantemente dedicando tempo a isso. Quero que seja mais pesado do que eu costumo fazer minhas coisas, e então vou receber, ‘Está muito pesado. Você deveria voltar e fazer coisas leves.’ Porque os fãs nunca estão felizes. Vocês não estão! Não importa o que façamos, vocês dizem, ‘Oh, isso é uma droga. Eu quero isto.’ [Ou] ‘Ele está tocando aquela merda de balada de novo.'”
Criss deixou o KISS pela primeira vez em 1980. Desde então, ele trabalhou com outras bandas e lançou álbuns solo. Ele se juntou ao KISS novamente para uma turnê de reunião nos anos 1990 e, mais recentemente, em 2004. Ele foi substituído por Eric Singer.
Além de tocar bateria no KISS, Peter também forneceu vocais principais para várias das músicas mais populares e memoráveis da banda, incluindo “Beth”, “Black Diamond” e “Hard Luck Woman”.
Criss, que era conhecido como “Catman”, lançou seu último CD solo, intitulado “One For All”, em 2007. Peter produziu o álbum ele mesmo pela primeira vez, e foi acompanhado por músicos convidados que incluíam o tecladista Paul Shaffer e o baixista Will Lee do “Late Night With David Letterman”. O álbum apresentou uma variedade de estilos, de rock e jazz a blues e Broadway, e incluiu covers de “What A Difference A Day Makes” e “Send In The Clowns”.

