Box e documentário sobre estúdio de Hendrix sai em setembro
Em 13 de setembro, a Experience Hendrix L.L.C., em parceria com a Legacy Recordings, divisão de catálogo da Sony Music Entertainment, lança “Electric Lady Studios: A Jimi Hendrix Vision”, um box set deluxe oferecendo 39 faixas (38 inéditas) gravadas pela então nova formação do Jimi Hendrix Experience (Billy Cox no baixo, Mitch Mitchell na bateria) nos Estúdios Electric Lady entre junho e agosto de 1970, pouco antes da morte prematura do lendário músico no mês seguinte.
O projeto também inclui 20 novas mixagens em som surround 5.1 do álbum completo “First Rays Of The New Rising Sun” mais três faixas bônus. O Blu-ray inclui o aclamado documentário completo “Electric Lady Studios: A Jimi Hendrix Vision”. O filme narra a criação do estúdio, levantando-se dos escombros de uma falida boate de Manhattan para se tornar uma instalação de gravação de última geração inspirada pelo desejo de Hendrix de ter um estúdio permanente. Dirigido por John McDermott e produzido por Janie Hendrix, George Scott e McDermott, o filme apresenta entrevistas exclusivas com Steve Winwood (que se juntou a Hendrix na primeira noite de gravação no novo estúdio), o baixista da Experience, Billy Cox, e membros originais da equipe do Electric Lady que ajudaram Hendrix a realizar seu sonho.
O documentário inclui imagens e fotos nunca antes vistas, além de análises de clássicos de Hendrix como “Freedom”, “Angel” e “Dolly Dagger” pelo engenheiro de gravação Eddie Kramer. O pacote inclui um extenso livreto repleto de fotos inéditas, rascunhos de músicas manuscritas por Hendrix e notas de encarte abrangentes. O novo lançamento vem após outro documentário de longa-metragem criado pela mesma equipe; “Music, Money, Madness… Jimi Hendrix Live In Maui”, que foi indicado ao Grammy de Melhor Filme Musical em 2022. Liderando o projeto está uma versão inédita de “Angel [Take 7]”. Esta versão recém-mixada e simplificada inclui as performances originais gravadas por Hendrix, Mitchell e Cox em 23 de julho de 1970. Ela não inclui nenhum dos elementos de bateria e percussão adicionais que Mitch optou por adicionar a esta masterização após a morte de Jimi.

