Candlemass se reúne com Messiah Marcolin para show na Grécia
Uma apresentação única e exclusiva do CANDLEMASS, contando com o ex-vocalista da banda, Messiah Marcolin, acontecerá na edição deste ano do Rock Hard Festival Greece, programado para os dias 12 e 13 de setembro de 2025, em Atenas, Grécia.
Em outubro de 2022, Messiah e o guitarrista de longa data do CANDLEMASS, Mats “Mappe” Björkman, se juntaram à banda canadense ANVIL no palco do Slaktkyrkan, em Estocolmo, Suécia, para tocar a clássica música do ANVIL, “Metal On Metal”. O evento marcou a primeira vez em 16 anos que os dois músicos se apresentaram juntos.
Marcolin deixou o CANDLEMASS, presumivelmente pela última vez, em 2006, um ano após o lançamento do álbum autointitulado da banda. Ele foi posteriormente substituído por Robert Lowe (SOLITUDE AETURNUS), que cantou nos LPs “King Of The Grey Islands” (2007), “Death Magic Doom” (2009) e “Psalms For The Dead” (2012). O frontman do CANDLEMASS entre 2012 e 2018 foi Mats Levén, que anteriormente gravou e fez turnê com YNGWIE MALMSTEEN e THERION. Sete anos atrás, o CANDLEMASS demitiu Levén e recontratou Johan Längqvist. Längqvist cantou no álbum de estreia do CANDLEMASS, “Epicus Doomicus Metallicus”, de 1986, antes de sair da banda e ser substituído por Marcolin.
Alguns anos atrás, Messiah disse ao Metal Rules que se sentia “muito honrado” por novas bandas que citam o CANDLEMASS como influência em sua música. “Se alguém quer se inspirar no CANDLEMASS, é a coisa mais respeitável que uma banda pode receber”, disse ele. “Eu amo o WITCHFINDER GENERAL, que é muito influenciado pelo BLACK SABBATH, e o PENTAGRAM, que é simplesmente incrível. O primeiro álbum do PENTAGRAM é ótimo e, claro, o TROUBLE é influenciado pelo BLACK SABBATH, assim como o CANDLEMASS — o mundo inteiro é influenciado pelo BLACK SABBATH. Mas, quero dizer, o CANDLEMASS criou seu próprio estilo — não soamos exatamente iguais, mas o peso é o mesmo, embora a música seja diferente. Criamos nosso próprio estilo, o doom metal, e todas as outras bandas que seguiram esse caminho depois, isso é uma grande honra.”

