Casa em que Angus e Malcolm Young cresceram é demolida
A casa onde o AC/DC foi formado em 1973 foi demolida acidentalmente nas últimas semanas, segundo desenvolvedores. De acordo com o Herald Sun, a casa de infância dos irmãos e companheiros de banda Angus e Malcolm Young — localizada na Burleigh Street, no Inner West de Sydney — foi demolida após ser comprada por desenvolvedores em fevereiro de 2023 por AUD 5,8 milhões (aproximadamente US$ 3,6 milhões).
A casa foi incluída na Lista Nacional de Casas Históricas em 2013, após se tornar um ponto de peregrinação para os fãs da lendária banda de hard rock.
Em um comunicado, o gerente geral da Burwood Square Pty Ltd, Leon Kmita, disse que a empresa só descobriu a história musical da propriedade depois que ela foi demolida.
“Em nome da equipe da Burwood Square, quero expressar nosso profundo pesar por termos descoberto apenas agora a importância cultural de 4 Burleigh Street, antiga casa do AC/DC, uma das bandas mais icônicas da história da música”, disse ele. “Agora reconhecemos o quanto esse local ressoa profundamente com a comunidade e os fãs do AC/DC em todo o mundo. Durante o desenvolvimento dos planos para este espaço, realizamos a devida diligência, incluindo consultas a registros de patrimônio e colaborações com especialistas da área. Infelizmente, a conexão histórica com o AC/DC não foi identificada nesse estágio, e lamentamos que o proprietário anterior, de longo prazo, não tenha compartilhado essa parte vital do histórico da propriedade conosco.”
“Estamos arrependidos por esse descuido. Saber dessa conexão depois que nossos planos já estavam em andamento nos chocou. Sentimos uma forte responsabilidade de honrar o legado do AC/DC e de compensar todos os fãs que têm essa banda em tão alta consideração. Embora não possamos mudar o passado, estamos comprometidos em celebrar essa parte significativa de sua história. Estamos agora recuperando materiais da demolição para criar um espaço especial, como um café, bar ou local de música ao vivo, onde os fãs possam se reunir para celebrar o legado duradouro da banda.”
“Também estamos comprometidos em buscar uma colaboração com a família Young, grupos de fãs e especialistas culturais para garantir que nossa homenagem seja significativa e respeitosa. O Conselho de Burwood já reconheceu a conexão do AC/DC com a área com um impressionante mural nas proximidades, e compartilhamos esse compromisso. Nosso objetivo é garantir que nosso desenvolvimento também sirva como um tributo duradouro ao impacto cultural da banda. Para a base global de fãs do AC/DC, saibam que ouvimos vocês, apreciamos sua profunda admiração por essa lendária banda e estamos dedicados a corrigir isso.”

