Craig Goldy: ‘Vivian Campbell foi muito desrespeitoso com Dio’
O ex-guitarrista do DIO e atual integrante do DIO DISCIPLES, Craig Goldy, comentou sobre a forma como Vivian Campbell foi demitido do DIO, dizendo que Vivian foi “muito desrespeitoso com Ronnie [James Dio] em muitas ocasiões.”
Ronnie, Vivian, o baterista Vinny Appice e o baixista Jimmy Bain colaboraram nos três primeiros álbuns do DIO — “Holy Diver” de 1983, “The Last In Line” de 1984 e “Sacred Heart” de 1985 — antes de Campbell, natural da Irlanda, sair para se juntar ao WHITESNAKE em 1987. Mais tarde, Vivian criticou publicamente a necessidade de Ronnie de ter controle total sobre a banda, alegando que questões financeiras tiveram um papel importante nos desentendimentos que precederam sua saída. Especificamente, Campbell disse que “ficou cada vez mais claro” para ele que Wendy, esposa e empresária de Ronnie, “estava determinada a separar Ronnie da banda. Ela não via o DIO como uma unidade criativa. Ronnie sabia melhor, mas suspeito que, em um esforço para reconquistar o amor de Wendy” após a separação do casal, “ele estava disposto a ceder aos caprichos dela. Assim começou o começo do fim para a banda original do DIO.” Ele também afirmou que Ronnie não cumpriu a promessa inicial de que, no terceiro álbum do DIO, “haveria uma situação de igualdade” entre todos os membros da banda.
Goldy discutiu a saída de Campbell do DIO em uma entrevista recente com Shane Bennett, da Totem Paul Radio. Ele disse: “Ronnie escolheu [Vivian, Vinny e Jimmy para sua banda] por uma razão — não apenas porque Jimmy estava no RAINBOW com ele e Vinny estava no [BLACK] SABBATH com ele, mas havia uma razão para eles estarem no RAINBOW e no SABBATH. E Viv era feroz, cara. Aquele cara, eles criaram algo realmente bom… Lembro de ter lido um comentário recentemente dizendo que as pessoas achavam que talvez ‘Holy Diver’ tenha elevado o nível alto demais. Porque mesmo ‘Last In Line’ — eu amo ‘Last In Line’ e ‘Sacred Heart’, mas em ‘Sacred Heart’, as músicas já não eram tão boas porque Ronnie sabia que os caras não estavam realmente dando o seu máximo. E, infelizmente — eu estava lá; quero dizer, eu estava na casa do Ronnie o tempo todo. Eu sei como aconteceu. E na época havia conversa sobre eles serem uma banda de divisão igualitária no terceiro álbum. Mas eles interpretaram literalmente, tipo, ‘No dia do terceiro álbum, vamos ser uma banda de divisão igualitária.’ [Ronnie] disse ‘por volta do terceiro álbum’. E ele me explicou uma vez. Ele disse: ‘Mesmo que Jimmy e Vinny já sejam meio que estrelas por causa do RAINBOW e do BLACK SABBATH, eles já estão meio lá. Quando todo mundo se tornar tão famoso quanto eu, é aí que devemos estar em igualdade. Isso deveria acontecer por volta do terceiro álbum porque esses caras são tão bons.’ E em todos os contratos de gravação, você tem a opção de um álbum solo. E se você ativa sua opção de álbum solo, isso mostra para o cara principal — quem quer que seja — que agora você é igual a ele, porque a gravadora escolheu o seu álbum solo. Era só isso que eles tinham que fazer, e não fizeram, porque sabiam que não conseguiriam. E tudo se resumiu a isso: dinheiro.”
Referindo-se ao fato de que tanto Vinny quanto Jimmy declararam publicamente que compartilhavam da opinião de Vivian sobre como as coisas foram tratadas em relação à divisão de dinheiro dentro da banda DIO, Craig continuou: “Não havia uma frente unida — era o Viv. Quero dizer, Vinny diz que todos se sentiam da mesma forma que Viv, mas onde estava a posição unificada? Onde estava a frente unida? Por que todos esses caras não foram juntos? Por que não eram quatro pessoas confrontando Ronnie? Por que era apenas o Viv? Por que foi apenas ele que, como se tivesse programado seu despertador, levantou e disse: ‘Ok, agora é hora [de confrontar Ronnie].’ E ele foi muito desrespeitoso com Ronnie em muitas ocasiões. Muitas vezes, eu e Ronnie estávamos no bar juntos, quando eu ainda estava no ROUGH CUTT, e ele ficava perplexo porque não sabia o que fazer sobre Viv, porque Viv estava sendo tão desrespeitoso com ele devido ao seu senso de direito. Ele não conquistou isso… Eles passaram de banda de abertura para atração principal muito rapidamente, e Viv não conquistou isso como Jimmy, Vinny e Ronnie conquistaram. E ele tinha um senso de direito. Ele era um bom cara; ele realmente era. Muitos fãs dirão que ele era um cara muito bom. E ele era — ele era um cara legal; era um cavalheiro. Na maioria das vezes, ele era um cavalheiro comigo…”
“Mas, de qualquer forma, esse era o problema,” acrescentou Craig. “Viv tinha um senso de direito e foi muito desrespeitoso com Ronnie de vez em quando. E eu vi isso de vez em quando também. E isso me machucava muito, muitas vezes estando no bar com ele, vendo-o tão perplexo com isso. Muitas pessoas pensam que foi influência da Wendy. Não foi influência da Wendy. Eu vi Ronnie ir atrás de Wendy como um lobo voraz… Isso não tinha nada a ver com isso. Era respeito. E Ronnie estava cansado de ser desrespeitado.”

